GNR apanha vinte e seis em flagrante delito

Na semana de 16 a 22 de dezembro, em ações que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, o Comando Territorial da GNR de Braga deteve 26 pessoas em flagrante delito, oito das quais por condução sob o efeito do álcool; quatro por condução sem habilitação legal; e duas por posse ilegal de arma.

Registaram-se 227 acidentes, dos quais resultaram um morto, dois feridos graves e 65 feridos leves.

Durante este período foram apreendidos 1519 artigos contrafeitos; nove armas de fogo; 2324 munições; e três facas.

Famalicão: Esta quarta-feira, entre as 22 e as 23 horas, feche a torneira

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão associa-se à campanha H2Off – Hora de Fechar a Torneira, com o objetivo de divulgar e consciencializar para a problemática do consumo excessivo de água, um bem cada vez mais escasso.

O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00, desta quarta-feira, num gesto deliberado e consciente.

Associe-se a este movimento efetuando o registo no site: https://www.h2off-apda.

Esta é uma campanha, a nível nacional, promovida pela APDA -Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, e que já vai na sua 3ª edição. Uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

Exportações de têxteis e vestuário não foram tão negativas quanto se esperava

Os resultados das exportações de têxteis e vestuário, em janeiro deste ano, não foram tão negativos quanto se esperava. De facto, em volume houve uma quebra de 12% face ao mês homólogo do ano anterior, mas em valor subiu 5%, o que representa um aumento de 23 milhões de euros.

Em quantidade registou-se uma queda de pastas, feltros e falsos tecidos, fios, cordéis, cordas e cabos (menos 2.426 toneladas). Pelo contrário, houve uma subida de 12% dos tecidos de malha.

Em termos de mercados, há a assinalar um excelente desempenho em França, com um crescimento de 22% em valor e de 9% em quantidade.

Por outro lado, Itália foi o destino que maior queda registou em termos de valor: menos 7,7 milhões de euros (equivalente a -19%).

 

PSP apanha nove pessoas a conduzir sob o efeito do álcool

Durante este fim de semana, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga deteve nove pessoas que conduziam alcoolizadas.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 25 e 52 anos – oito do sexo masculino e uma do sexo feminino – foram apanhados com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, acusando uma TAS entre 1,27 e 2,62 g/l no sangue. As detenções ocorreram nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão.

Oito detidos a conduzirem alcoolizados

Durante este fim de semana, nas cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve oito pessoas. com idades compreendidas entre os 22 e 55 anos, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei.

Submetidas aos respetivos testes, acusaram uma TAS entre 1,21 e 1,93g/l no sangue.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto dos respetivos Tribunais.

Famalicão: Secretário de Estado da Juventude e do Desporto na Casa da Juventude

O Encontro Distrital da Federação das Associações Juvenis decorre este sábado, em Vila Nova de Famalicão, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que vai abrir a sessão marcada para as 14h30, na Casa da Juventude. Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, e Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude também estarão presentes neste encontro das associações juvenis do distrito.

Organizado pela FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, o encontro contará com a participação de várias associações e entidades ligadas à juventude, para além de atividades culturais e debates sobre temas relevantes para o movimento juvenil.

A FAJUB é uma organização que representa politicamente as associações juvenis do distrito de Braga, junto dos poderes públicos e políticos, regionais e nacionais, de forma a defender os interesses das associações juvenis filiadas. Anualmente realiza atividades para as filiadas visando o fomento e a partilha de boas práticas, destacando a importância do papel do associativismo na educação não formal dos jovens para desenvolver o movimento juvenil da região.

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira integra Delegação Parlamentar sobre política externa

Jorge Paulo Oliveira integrou a Delegação da Assembleia da República à Conferência Interparlamentar sobre a Política Externa e de Segurança Comum e a Política Comum de Segurança e Defesa (CIP PESC/PCSD), que se realizou em Estocolmo, nos dias 2 e 3 de março.

O deputado famalicense frisou que o problema da segurança europeia não é apenas um problema de capacidades militares cujo aumento exige um significativo reforço dos investimentos, os quais, por seu turno, não são fáceis de explicar à opinião pública, a qual tem direito a essa explicação.

Inserida na dimensão Parlamentar da Presidência da Suécia do Conselho da União Europeia, esta Conferência Interparlamentar, que ocorre regularmente, reúne membros dos Parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu, para debaterem o progresso e os desafios das políticas comuns da União Europeia em matéria de Negócios Estrangeiros, Segurança e Defesa.

A agressão russa contra a Ucrânia e o apoio, em várias frentes a este país, pela União Europeia, foram os temas centrais do debate.

Jorge Paulo Oliveira, Coordenador dos Deputados do PSD na Comissão da Defesa Nacional, defendeu que a “Bússola Estratégica” – documento central da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia – representou um passo importante no fortalecimento da postura europeia em termos de defesa, mas que muito provavelmente tem de ser revisto, uma vez que a sua aprovação ocorreu poucos dias depois da invasão da Rússia à Ucrânia, o que significa que o seu processo de elaboração ocorreu numa altura em que simplesmente não se antecipava um cenário de guerra convencional na Europa.

A delegação portuguesa foi chefiada por António Lacerda Sales, deputado socialista e ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde.