Grupo de famalicenses partiu esta terça-feira para a Polónia com mais ajuda para refugiados

Solidários com o povo ucraniano, algumas empresas e particulares do concelho de Vila Nova de Famalicão juntaram-se na criação do movimento “Peace in Motion” para ajudar todos aqueles que fogem de um país em guerra.

Durante os últimos dias, a população foi desafiada a deixar donativos em vários parceiros deste movimento. O material recolhido seguiu, na manhã desta terça-feira, para uma zona de fronteira entre a Polónia e a Ucrânia (centro logístico de Chelm), numa carrinha onde também segue o grupo de famalicenses.

Depois de descarregados os donativos, o grupo pretende trazer para Portugal alguns refugiados e oferecer-lhes condições para que possam retomar a vida em segurança.

Clínica ADC tem agora novas instalações e mais serviços em Famalicão

A Clínica ADC especializada em medicina física e reabilitação tem agora novas instalações na rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão. O novo espaço contempla mais serviços e a dedicação a que sempre habituou os seus pacientes.

Destaque para a convenção com o SNS em consultas de reabilitação e fisioterapia, neurologia, musculoesquelética, pediatria e respiratória.

Na Clínica ADC pode ainda usufruir de uma vasta opção de serviços privados como sessões de fisioterapia individual, pilates clínico individual ou em pequenos grupos, exercício clínico individual e fisioterapia na saúde da mulher com reabilitação do soalho pélvico.

Cuide de si e invista na sua saúde! Para informação adicional e agendamentos ligue 252 377 185 ou 914 482 619. Pode também entrar em contacto através do e-mail geral@clinicaadc.com

Famalicão: Carlos Figueiredo apresenta livro da sua vida como farmacêutico e político

Carlos Figueiredo apresenta sábado, dia 24 de maio, o livro “Testemunho de Cidadania”, uma autobiografia sua, enquanto farmacêutico, fundador e primeiro presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF); além de abordar as suas funções como diretor regional de Braga do Instituto Português da Juventude.

A cerimónia de apresentação decorre às 16h30, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.

O prefácio é de Álvaro Beleza, presidente da Sedes – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, que estará na apresentação do livro, e posfácio de Mário Frota, professor universitário, jurista e especialista em direito do consumo.

Carlos Jorge Figueiredo conta ainda com testemunhos de antigos colegas da Universidade de Coimbra e de responsáveis do setor farmacêutico em Portugal, sendo de destacar o testemunho da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

«Olhando para trás, tenho motivos para celebrar mais de 40 anos de cidadania e de ativismo político e social», refere o autor. «Contar a minha história é partilhar um testemunho de vida e espero que a minha experiência sirva de legado inspirador para as novas gerações», acrescenta.

Famalicão: Município promove Universidade de Verão

Estão abertas as inscrições para a Universidade de Verão, que decorre de 7 a 11 de julho, para alunos do ensino secundário. Os estudantes podem participar em jogos, atividades lúdicas, workshops, ateliers e ações de teamwork.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Município de Famalicão, juntamente com instituições de ensino pós-secundário – IPCA, CIOR, CENFIM, FORAVE e CITEVE – e de ensino superior – Universidade Lusíada e CESPU.

A inscrição tem um valor de 30€ e contempla a participação nas atividades, seguro, almoço e transporte de autocarro para as instituições e kit de participante.

Os interessados devem fazer inscrição até ao dia 6 de junho em https://www.famalicao.pt/universidade-de-verao 2025&mop=1203, acompanhada do termo de responsabilidade e ficha de saúde disponibilizados no formulário de inscrição.

O objetivo é proporcionar aos jovens uma oportunidade para refletirem sobre a escolha que possam fazer no percurso formativo após concluírem o secundário, através do contacto com laboratórios, oficinas tecnológicas, centros de investigação, estudantes, professores e investigadores das diferentes instituições.

Famalicão: Câmara Municipal e ACIF reafirmam relação de parceria e proximidade institucional

Hélder Costa, o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, e restante direção, foi recebido nos Paços do Concelho. Esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas aos recém-eleitos, num encontro «que reforçou a relação de parceria e de proximidade» que a autarquia e a ACIF «sempre desenvolveram com vista à promoção do comércio local e universo empresarial do concelho».

Mário Passos considerou, ainda, que há no terreno «um conjunto de iniciativas muito importantes para o futuro do comércio no centro da cidade, como é exemplo o projeto Bairro Comercial Digital, mas há outras dinâmicas com as empresas que vamos continuar a trabalhar». O autarca, acompanhado pelo vereador da Economia, Augusto Lima, desafiou os atuais dirigentes da ACIF e o comércio tradicional «a olharem para o novo centro urbano e a trazerem novos impulsos para que seja capaz de atrair cada vez mais visitantes.».

Hélder Costa, por seu turno, vincou a vontade «de implementar novas dinâmicas» que sejam capazes de responder aos anseios dos associados. O dirigente encontra no Município «um parceiro estratégico e importante com quem queremos trabalhar e articular a concretização de muitas das medidas que nos comprometemos a executar».

A ACIF representa, atualmente, cerca de 700 comerciantes e industriais do concelho, uma base que a nova direção ambiciona alargar.

 

Famalicão: Posse de droga e condução sob efeito de álcool resultam em detenções

No último fim de semana, três cidadãos de 21, 25 e 48 anos foram detidos pela PSP por condução sob efeito de álcool, com uma taxa entre 1,21 e 2,28 gramas por litro no sangue, bastante superior ao permitido por lei, nas cidades de Famalicão e Guimarães.

No decorrer de um patrulhamento, os agentes da PSP detiveram ainda um jovem de 19 anos em Famalicão, por posse de produto estupefaciente. Tinha em sua posse haxixe suficiente para cerca de 22 doses que lhe foram apreendidas.

Famalicão: Nadadores famalicenses demonstraram o seu talento em águas internacionais

A Seleção da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o Trofeo Internacional Villa de Gijón, em Espanha. A 38.ª edição desta prestigiada competição decorreu entre os dias 16 e 18 de maio e contou com 442 atletas, em representação de 32 equipas. O Grupo Desportivo de Natação esteve representado por quatro nadadores, com realce para Rodrigo Pereira que contribuiu, de forma decisiva, para um novo recorde nacional pela estafeta da ANNP.

A equipa, composta por João Costa (Vitória SC), Alexandre Amorim (Vitória SC), Rodrigo Pereira e Gonçalo Azevedo (FC Porto), alcançou a vitória nos 4×50 metros estilos, em 1:42.19, estabelecendo um novo recorde nacional de seleções.

Rodrigo Pereira nadou o percurso de mariposa, demonstrando a sua técnica e determinação, contribuindo de forma direta para este feito da natação portuguesa.

No total, a equipa nortenha somou 42.208 pontos, superando o CN Santa Olaya (40.674 pontos) e o Real Canoe (33.749 pontos).

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão esteve, ainda, representado por Francisco Silva, Leonardo Fernandes e Mafalda Mesquita que contribuíram, com excelentes prestações individuais, para a conquista coletiva da ANNP.

Mais uma vez, os nadadores famalicenses demonstraram o seu talento e empenho, «representando com orgulho o clube e a cidade a nível internacional», escreve o clube em nota publicada nas redes sociais.