Guimarães assume presidência do Quadrilátero

O Município de Guimarães volta a assumir a presidência da associação Quadrilátero, que partilha com Braga, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, procedendo-se à rotatividade da liderança do Conselho Executivo, de acordo com os estatutos da associação.

O autarca Domingos Bragança volta a liderar o Quadrilátero, que junta os quatro maiores concelhos do Minho, tal como já tinha sucedido em 2014, na altura por comum acordo entre todas as entidades.

“Esta associação tem uma importância vital para a coesão territorial e a prova disso mesmo é a participação dos seus representantes máximos nesta última reunião, comungando de uma estratégia única para o futuro da nossa região”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacando o tema da “mobilidade” como a prioridade no plano de ação, através da captação e aproveitamento de fundos disponíveis.

Na reunião que teve lugar em Barcelos, ficou confirmada a aprovação por unanimidade do Relatório e Contas de 2017 e o Plano e Orçamento para 2018. Foi ainda deliberado a realização de um concurso público à elaboração de um Plano de Marketing Quadrilátero.

Para além da mobilidade, foram ainda debatidas as candidaturas relacionadas com de Sistemas de Informação em Tempo Real e Bilhética Integrada. No próximo dia 09 de março terá lugar, em Barcelos, um seminário, em colaboração com a AEDRL, sobre o Código dos Contratos Públicos. Nesta reunião, estiveram presentes os presidentes dos Municípios de Guimarães, Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão, respetivamente, Domingos Bragança, Ricardo Rio, Miguel Costa Gomes e Paulo Cunha, bem como de António Marques, presidente da AIMinho e Braz Costa, diretor geral do CITEVE.

O Quadrilátero é um projeto no âmbito da Associação de Municípios de Fins Específicos e um dos cinco projetos selecionados a nível nacional para implementar as “ações preparatórias” do programa “Política de Cidades Polis XXI”, co-financiado pela Administração Central. É um projeto em ação nos municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães e tem, como entidades parceiras, a AIMinho, o CITEVE e a Universidade do Minho.

Famalicão novamente reconhecido pelas boas-práticas de apoio aos cuidadores informais

O município de Vila Nova de Famalicão, através do projeto Cuidar Maior, viu novamente reconhecidas as boas-práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais. A Câmara Municipal está, assim, entre as 42 autarquias distinguidas com o Selo de Mérito na 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), projeto promovido pelo “Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais” com o apoio institucional da Merck para distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas nesta área levadas a cabo por municípios e freguesias do território nacional.

Contente com o reconhecimento, Mário Passos enalteceu a importância deste projeto social do concelho que já orienta, apoia e capacita 327 cuidadores informais e que na última reunião do executivo municipal viu aprovado um apoio financeiro de 26 mil euros. «O trabalho do Cuidar Maior é de uma importância enorme porque influencia positivamente a qualidade de vida de quem cuida, mas também da pessoa cuidada», referiu o presidente da Câmara Municipal.

A bandeira e o selo de mérito correspondentes a esta distinção foram entregues esta terça-feira, 28 de março, a Mário Passos, e à vereadora da Saúde, Sofia Fernandes, pelas mãos das responsáveis técnicas do projeto “Cuidar Maior”, criado em 2020 pelo Centro Social e Paroquial de Requião para ser o apoio de todos os cuidadores informais do concelho ao nível da saúde, formação, entre outras áreas.

Famalicão: Fernando Fontão poder ser o sucessor de Tiago Cunha na Oliveirense

A Associação Desportiva Oliveirense ainda não anunciou o substituto de Tiago Cunha, que saiu do comando técnico do plantel sénior, esta segunda-feira, mas o nome mais falado é Fernando Fontão, ex-treinador do Serzedelo.

Fontão tem um largo percurso no futebol distrital da AF Braga, tendo já treinado o GD Joane, na época 2014/2015.

A AD Oliveirense está disputar a fase manutenção da pró-nacional do campeonato distrital.

Famalicão: Bombeiros alertados para incêndio na freguesia de Requião

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na tarde desta terça-feira, alertados para uma situação de incêndio em detritos, na freguesia de Requião, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado cerca das 16h30, a partir da Rua Alto do Couce

A situação foi rapidamente resolvida graças à intervenção dos soldados da paz.

Famalicão: Bombeiros alertados para incêndio habitacional na freguesia de Landim

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde desta terça-feira, acionados para um incêndio habitacional, na Rua de Campas, em Landim, Vila Nova de Famalicão.

Fonte do socorro referiu à Cidade Hoje que o foco de incêndio concentrou-se num quadro elétrico, sendo que assim que os bombeiros chegaram ao local já encontraram o fogo debelado.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.

Famalicão: Homem de 27 anos atropelado por carrinha

Um homem de 27 anos foi, na tarde desta terça-feira, atropelado, por uma carrinha, na Rua dos Campos, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 14h30 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses. A vítima, com ferimentos considerados leves, foi transportada para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Avaria leva ao corte de água em Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou hoje que, devido a uma avaria numa conduta de abastecimento de água, será necessário proceder ao corte da rede pública em algumas zonas da cidade durante esta terça-feira, até às 18h00.

As ruas afetadas serão a Rua Barão de Trovisqueira, a Avenida 25 de Abril e a Rua da Estação, enquanto que os edifícios afetados serão o do Centro de Saúde de Vila Nova de Famalicão e o da PSP.

A Câmara Municipal lamenta os incómodos causados e pede aos cidadãos para estarem atentos aos trabalhos.