Jovens famalicenses negam violação de mulheres: Julgamento arranca esta semana em Espanha

Começa esta terça-feira, em Espanha, o julgamento dos quatro jovens portugueses, com idades entre os 20 e os 30 anos, acusados de terem violado duas raparigas, de 22 e 23 anos, num apartamento em Gijón, no ano de 2021. O caso, que gerou grande atenção mediática, entra agora numa fase decisiva, com os arguidos a serem ouvidos em tribunal.

Dois dos jovens chegaram a estar em prisão preventiva nas Astúrias, mas foram autorizados a regressar a Portugal, estando atualmente em Vila Nova de Famalicão, de onde são naturais. Segundo avança o Jornal de Notícias, todos negam as acusações.

3 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Riopele fatura 98,5 milhões em 2024 e mantém meta dos 100 milhões no ano do centenário

Face a 2023, o lucro da Riopele aumentou 15,7%, para cinco milhões de euros, em 2024, tendo as vendas consolidadas aumentado 1%, para 98,5 milhões de euros. Os números foram avançados, esta quarta-feira, à Lusa por fonte oficial da empresa têxtil que tem sede em Pousada de Saramagos. O ligeiro crescimento da faturação no ano passado seguiu-se a um aumento de 15% em 2023, alcançado «num contexto desafiante para a indústria têxtil, que, apesar de bem estabelecida nos mercados internacionais, continua a enfrentar uma concorrência forte».

Em 2024, o resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) do grupo Riopele situou-se nos 13,6 milhões de euros, o equivalente a 14% do volume de negócios do período.

Espanha, Canadá, Alemanha, Itália e França continuam a ser os principais destinos da histórica empresa famalicense que, no cômputo geral, exporta 98% da sua produção para 30 países e mais de 700 clientes.

Muito embora o país vizinho tenha ocupado o lugar cimeiro, foi o Canadá que mais se destacou, com um desempenho «que pode ser explicado pela elevada exigência dos clientes ao nível da sustentabilidade, mas também pelo trabalho conjunto das equipas de Investigação & Desenvolvimento e comercial, que contribuíram para o desenvolvimento de materiais» alinhados com as expectativas e necessidades específicas deste mercado.

Para este ano, a Riopele prevê um ligeiro crescimento da faturação, para próximo dos 100 milhões de euros. Recorde-se que em fevereiro de 2024, o presidente da empresa previa um cenário macro desfavorável, devido às guerras e retração do consumo, mas mesmo assim mantinha o objetivo de crescer para o centenário da empresa, que se celebra em 2027, alcançando os 100 milhões de euros de volume de negócios.

Entre as prioridades futuras, a têxtil destaca a conclusão dos investimentos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência e a continuidade do plano de formação para as áreas técnicas da indústria e ao desenvolvimento de competências de gestão dos seus quadros. Acrescem os avanços nos compromissos em matéria de sustentabilidade e indústria 4.0.

A empresa encara com otimismo os desafios do setor, particularmente a reposta às complexas questões energéticas e para responder a estes desafios, inaugurou em 2024 uma central fotovoltaica no polo B, num investimento de cinco milhões de euros parcialmente financiado pelo PRR. Está, também, em curso a futura central fotovoltaica no polo A, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano.

Especializada na produção de tecidos para a indústria da moda e atuando desde a Investigação & Desenvolvimento (I&D) até à fiação, tinturaria, torcedura, tecelagem, ultimação e confeção (sob a insígnia Riopele Fashion Solutions), a empresa de Pousada de Saramagos empregava 1.190 trabalhadores no final de 2024.

Famalicão: Jogo do título nacional sub-23 começa às 18 horas

Daqui a menos de duas horas começa o jogo que pode dar o título nacional da Liga Revelação ao FC Famalicão… mas também ao Torreense. O momento, que pode ficar para a história, começa às 18 horas, no Estádio Municipal. O Sport Clube União Torreense é o adversário de um jogo que poderá culminar em mais um momento marcante na história do clube famalicense que, obrigatoriamente, terá de vencer.

A entrada para a partida é gratuita, embora careça do levantamento de bilhetes na Loja Oficial (até à hora do jogo) ou na bilheteira do Estádio.

O resultado desta partida dá um inédito vencedor à sexta edição da prova reservada para as equipas sub-23. O Estoril já venceu por três vezes, Desportivo das Aves e o Estrela da Amadora têm um título cada um.

Com a melhor defesa da fase final (9 golos sofridos) e a equipa com o máximo de jogos sem perder (7), o Famalicão chega ao jogo decisivo depois 14 vitórias, 8 empates e 5 derrotas (menos derrotas da prova) no cômputo da época (27 jogos), e com 7 vitórias, 5 empates e uma derrota se olharmos, apenas, para o apuramento de campeão (13 jogos disputados). Em termos gerais, o treinador Rui Tomé utilizou 38 jogadores e Tomás Oliveira foi o único que marcou presença nos 27 jogos oficiais.

São estes os números da equipa sub-23, liderada há três temporadas por Rui Tomé. O Famalicão é a única formação a conseguir três pódios consecutivos (2.º lugar há dois anos, em igualdade pontual com o campeão Estrela, e um 3.º lugar em 2024) e, no balanço das últimas três fases finais, é também a equipa com maior número de pontos.

Falta o título… que pode acontecer ao final da tarde desta quarta-feira.

Famalicão: Jogo decisivo na luta pela manutenção é de entrada livre

A equipa de futebol feminino joga no próximo sábado uma cartada decisiva para manter as aspirações de chegar ao play-off da Liga BPI. Na penúltima jornada, recebe o Damaiense e o objetivo só pode ser um: vencer.
O jogo realiza-se a partir das 15 horas, no campo n.º2 do Estádio Municipal e é de entrada livre.

O principal campeonato nacional feminino esteve parado nas últimas semanas, tempo aproveitado pelo conjunto famalicense para afinar estratégias para o que falta (e é pouco) da prova. A equipa feminina do Famalicão, que está a fazer uma boa ponta final de campeonato, ocupa o décimo lugar, com 17 pontos a um do play-off da manutenção; já o Damaiense, com 23 pontos, está dois lugares acima.

A época não foi fácil para as famalicenses, mas a equipa foi subindo de produção e os resultados foram aparecendo. Na jornada 16, as comandadas de Rita Castro Silva tinham apenas 7 pontos e para a penúltima jornada (21) apresenta-se com 17.

Depois do Damaiense, as famalicenses fecham o campeonato, a 11 de maio, em casa do Racing Power.

Famalicão: Dia Aberto da ACE Escola de Artes adiado para o dia 31 de maio

Anteriormente marcado para o próximo sábado, 3 de maio, o Dia Aberto da ACE Escola de Artes foi adiado para o dia 31 do mesmo mês.

A iniciativa destina-se a quem queira conhecer as instalações e participar em palestras informativas, demonstrações práticas e atividades interativas. O objetivo é que todos explorem os serviços e descubram a verdadeira vocação artística.

Os participantes poderão interagir com a equipa que estará disponível para esclarecer dúvidas e partilhar experiências.

Devem inscrever-se em acefamalicao@ace-tb.com ou através 252 028 515. Facebook ACE Famalicão e Instagram oficial_ace_famalicao.

A ACE Escola de Artes de Famalicão funciona na EB1 das Lameiras, na Rua da Associação de Moradores das Lameiras.

Famalicão: Tiago Reis na prova de abertura da Taça Europeia de Cross Country FIA Bajas

Esta quinta-feira, Tiago Reis e Paulo Fiúza vão estar no arranque da prova de abertura da Taça Europeia de Cross Country FIA Bajas, que decorre até sábado em Espanha.

Na Baja TT Dehesa Extremadura, que passa do lado de cá da fronteira na primeira etapa, com um reagrupamento em Elvas e cerca de 60 quilómetros disputados em território nacional, Tiago Reis vai ao volante do Taurus T3 Max, da categoria Challenger/T3. «Vamos enfrentar esta prova com o objetivo de testar o andamento com os pilotos da Taça Europeia», refere o famalicense que, no passado fim de semana venceu a prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), na categoria T3. «Em Portugal temos um campeonato de nível muito alto que nos permite estar melhor preparados para estas provas, como já mostramos noutras edições». Em Espanha, «vamos dar o nosso melhor, para conseguir um bom resultado e somar pontos neste campeonato europeu», promete Tiago Reis.

A Baja TT Dehesa Extremadura começa com verificações e Shakedown nesta quinta-feira e prossegue no dia seguinte com o Prólogo junto às margens do Rio Guadiana, em Badajoz, primeira contagem do cronómetro que vai servir para definir ordem de partida. Na sexta-feira, disputa-se a primeira etapa com partida de Elvas e ligação de 110km cronometrados até Novelda, em Badajoz, Espanha.

No sábado há mais dois Setores Seletivos, o primeiro totalmente novo, com 140km cronometrados e um segundo com 180km até à linha de chegada, prevista para o final do dia.

Famalicão: Jardim de infância em Brufe assaltado durante a madrugada

O jardim de infância de Erial, na freguesia de Brufe, foi alvo de um assalto na madrugada desta quarta-feira. Segundo apurou a Cidade Hoje no local, os assaltantes entraram por uma janela e conseguiram aceder apenas a uma sala, que tinha porta trancada para as restantes divisões do espaço.

Do interior, foram levados um computador porteiro e uma quantia em dinheiro, retirada de uma gaveta arrombada.

Tudo indica que os ladrões terão abandonado o local a pé, pelo menos, durante alguns metros, uma vez que foi encontrado dinheiro espalhado numa rua próxima. A fuga terá sido precipitada pelo disparo do alarme.

A GNR foi acionada, mas a investigação passou para a Polícia Judiciária.