
Concelho, Desporto
Kickboxing: Sofia Oliveira conquista bronze no Campeonato do Mundo

Uma pessoa ficou ferida, na noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e uma trotinete.
O acidente aconteceu cerca das 21h30, na Av. Eng. Pinheiro Braga ao lado do tribunal.
A vítima, que seguia na trotinete, foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses, e transferida, com ferimentos ligeiros, para o hospital local.
A PSP tomou conta da ocorrência.
Nas Eleições Legislativas, que decorrem a 18 de maio, e segundo edital da Câmara Municipal, publicado a 1 de abril, haverá 145 secções de voto no concelho.
Assim, Antas e Abade de Vermoim terá 8; a União de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures 5; a União das Freguesias de Avidos e Lagoa 3; União das Freguesias de Carreira e Bente 3: União das Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos 5; União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz 6; União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei 5; União das Freguesias de Ruivães e Novais 3; União das Freguesias de Seide 2; União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela 7.
A União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário terá 19 mesas de voto; Bairro com 4; Brufe 2; Castelões 2; Cruz 2; Delães 4; Fradelos 4; Gavião 4; Landim 3; Louro 2; Lousado 4; Mogege 2; Nine 3; Oliveira Stª Maria 4; Oliveira Stº Mateus 3; Pedome 2; Pousada de Saramagos 3; Requião 3; Vale São Martinho 2; Vermoim 3; Vilarinho das Cambas 2.
Nas vilas, em Joane, haverá 8 mesas, Ribeirão terá 9 e Riba de Ave 4.
Esta sexta-feira, entre as 18h00 e as 20h00, serão apresentados no Auditório do Citeve, alguns dos trabalhos realizados pela ACE Escola de Artes e em seguida haverá uma conversa informativa entre todos os presentes.
A abertura estará a cargo da FECAPAF e por entre os convidados e oradores estão os atores António Capelo (Director da ACE), Bernardo Gavina (Ator e Encenador) e Carlos Correia (Ator), Pedro Aparício (Director ACE), Helena Machado (Diretora Pedagógica e Artística ACE) e Sílvia Correia (Coordenadora do Curso Básico de Teatro).
Este momento é direcionado a pais, alunos, professores e diretores de escolas. Os interessados podem fazer a sua inscrição online aqui.
Esta quarta-feira, o departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco assinalou o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, com uma ação de sensibilização sobre a temática.
Esta ação teve como objetivo reforçar a importância dos direitos das pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo, «garantindo-lhes dignidade, autoestima e a plena inclusão na família, na escola e na sociedade».
A atividade contou, ainda, com a participação do artista Elísio Miguel, um jovem com Perturbação do Espectro do Autismo que apresentou duas peças ao piano e, em conjunto com a aluna Sofia Silva, do décimo ano do curso de Design de Moda, expuseram os seus trabalhos artísticos, numa oportunidade de simbiose entre a arte e inclusão.
«A arte conecta pessoas de diferentes origens e culturas, promovendo empatia e o respeito pela diversidade. Não é apenas uma questão de representatividade, mas sobretudo de acesso e participação. Quanto mais diversificado/inclusivo for o ambiente artístico, mais poderá refletir e transformar a sociedade», explica o departamento de Educação Especial.
No final, o professor Rui Mesquita, ao piano, e a aluna Maria Gil, do 12º ano, interpretaram a música “Imagine”, de John Lennon, como se sabe um hino universal pela paz, por um mundo melhor, sem desigualdades.
Este fim de semana, Famalicão respira desporto. O Duatlo, uma das provas mais emblemáticas e competitivas do calendário desportivo famalicense, acontece este domingo, dia 6 de abril, com início às 10 horas.
A prova é, também, a escolha da Federação de Triatlo de Portugal para receber o Campeonato Norte, juntando assim os melhores atletas nacionais em Famalicão.
A 13.ª edição tem já um recorde de inscritos. «Batemos de longe as inscrições do ano passado. Superamos já os 500 atletas», conta Paulo Ruivo, da Associação Amigos do Pedal, a entidade organizadora, que tem a colaboração do Município de Famalicão e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal (FTP).
De resto, o Duatlo segue o modelo dos anos anteriores, com saída do Parque da Devesa, para percorrer caminhos, já existentes ou improvisados, por meio de campos e floresta.
Os participantes têm pela frente um primeiro segmento de atletismo com cerca de 5 quilómetros, seguida de percurso de BTT, com cerca de 20 quilómetros de extensão. A prova termina com novo segmento de corrida, com cerca de 2,1 quilómetros, a realizar em percurso no Parque da Devesa.
Mas, a grande novidade deste ano é a realização de uma prova semelhante para crianças, o Duatlo Kids, marcado para a tarde de sábado, dia 5 de abril, no Parque da Devesa. Haverá três escalões em prova e as inscrições já estão esgotadas.
Paulo Machado Ruivo explicou, no dia da apresentação, que o objetivo é ter poucas crianças para lhes poder dar um acompanhamento adequado. «Servirá também para aprendermos», revela. Nesta prova não haverá pódios, porque pretendem com a iniciativa proporcionar aos jovens atletas o contacto com o duatlo, duas modalidades cada vez mais populares: o Btt e o atletismo.
O Duatlo de Famalicão marca o arranque das iniciativas desportivas da Associação Amigos do Pedal, uma entidade que marca o calendário desportivo famalicense ao nível das iniciativas com bicicleta. Estão já programados o Conquer by GPS, para 29 de junho, e a BTT Night Race, para 13 de setembro.
Este dinamismo é reconhecido pelo município de Famalicão. O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, frisou que a Associação Amigos do Pedal «cumpre na integra, há quase vinte anos, com atividades que promovem a atividade física e o desporto, quer numa vertente recreativa quer numa vertente mais competitiva». Atividades físicas que, no entender do autarca, valorizam o território «porque são, de tal forma, aliciantes que fazem com que muitas pessoas venham a Vila Nova de Famalicão conhecer as nossas atividades, os nossos caminhos, os nossos trilhos, as nossas quintas, muitos dos nossos bosques, onde se realizam atividades», regista.
O Grupo Pluris Investment, proprietário do Famalicão Central Park, em Ribeirão, esclarece que não é dono do pavilhão do INAC (Instituto Nacional de Artes do Circo) que está à venda e que pode levar ao risco de despejo. Aliás, não é dono também do espaço onde estão a “Casa China”, a “Craze Shoes” e a JN Seats.
É verdade que uma das frações do INAC é propriedade do Famalicão Central Park, mas não é essa que está à venda.
No entanto, o Famalicão Central Park adianta que, com a Widerproperty (gestora do empreendimento e que representa apenas o Grupo Pluris), o proprietário do espaço, a Câmara de Famalicão e o INAC, está a tentar encontrar uma solução.
Isto porque o INAC precisa desse pavilhão para desenvolver todas as suas atividades e guardar o material.
Recorde-se que o INAC emitiu um comunicado, onde anunciava ter a atividade em risco por causa da venda do pavilhão e porque os montantes de renda «atingem valores considerados proibitivos». Sem aquele espaço, diz que a permanência da instituição fica «praticamente insustentável».