Mário Branco é o novo diretor desportivo do FC Famalicão

Depois de uma passagem pelos gregos do PAOK Salónica, Mário Branco está de regresso ao futebol nacional para assumir o cargo de diretor desportivo do FC Famalicão.

O dirigente, de 45 anos, destacou-se, em Portugal, ao serviço do Estoril Praia, com duas qualificações para a Liga Europa. Seguiu-se uma experiência de duas temporadas nos croatas do Hajduk Split, onde voltou a apurar-se para as competições europeias. No entanto, o maior feito aconteceu na Grécia quando, ao serviço do PAOK, enquanto diretor desportivo, sagrou-se campeão, algo que não acontecia há mais de 34 anos, título ao qual juntou ainda a Taça da Grécia.

Miguel Ribeiro, presidente da SAD famalicense, assinala que a escolha de Mário Branco «é um passo em frente» no projeto do clube. «Ficamos felizes por contratar um profissional de excelência que nos ajudará a guindar o clube para o topo do futebol português».

Mário Branco diz-se entusiasmado com a capacidade de crescimento «de um projeto já de si de excelência. Para regressar ao futebol português teria de ser para um clube desta dimensão, no qual a administração tem um projeto, missão e visão bastante interessantes».

O novo diretor desportivo do Famalicão promete «aportar alguma da minha experiência a uma estrutura já de si forte», considerando que o clube «tem os ingredientes necessários para chegar ao topo do futebol português e para ser visto como um exemplo de como se pode trabalhar bem em termos de sustentabilidade financeira e de sucesso desportivo».

Famalicão: ACIP festejou 25 anos a olhar para o futuro

A ACIP festejou 25 anos no passado sábado, dia 4 de maio, com uma cerimónia no Centro de Estudos Camilianos, que contou a participação do vice-presidente da Câmara, Ricardo Mendes, e Ademar Carvalho, responsável da área social.

A direção agradece a todos os que fizeram o caminho com a ACIP, desde utentes, famílias, colaboradores, e aos parceiros, como os municípios de Famalicão e Lousada. «Acreditaram que investir na ACIP possui retorno, cria valor económico nas comunidades, gera valor social de qualidade superior na vida das famílias», refere a direção da ACIP, em nota à imprensa.

Este foi o momento para traçar um balanço destes anos. «Foram 25 anos de muito trabalho, para consolidar serviços e procurarmos sempre as melhores soluções para colmatar as necessidades das famílias», exprimiu, durante a cerimónia, Francisco Lima, presidente da administração.

Foi tempo também para recordar projetos em curso, a pensar num futuro melhor da instituição que tem sede na vila de Joane. Há quatro obras lançadas: a nova creche do Recreio, em Vermoim; o Recreio da ACIP, em Lousada; a Casa do Pinheiral, na Antas; a Casa de Lousada, estrutura residencial para 60 pessoas idosas, em Lousada.

«Obrigado a todos por fazerem parte desta grande família. Vocês são os nossos embaixadores do investimento em curso a concluir em 2025. A responsabilidade social estará ao seu lado, estará ao nosso lado para alcançarmos a felicidade. A todos muito obrigada por estes 25 anos», concluiu Francisco Lima.

 

Famalicão: Jerónimo de Sousa apresenta livro no Teatro Narciso Ferreira

A direção Regional de Braga do PCP apresenta, no dia 11 de maio, sábado, pelas 15 horas, no Teatro Narciso Ferreira, de Riba de Ave, o livro “25 de Abril: Uma revolução em perspetiva”, Edições Avante.

Uma iniciativa, inserida no Roteiro do Livro Insubmisso, que conta com a participação de Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, e de Rui Mota, da Edições Avante.

Este Roteiro do Livro Insubmisso está a percorrer concelhos da região de Braga, com a divulgação de obras que falam da resistência ao fascismo, da Revolução de Abril, da luta do PCP e das mudanças do mundo.

Trata-se de uma antologia de artigos que foram publicados em O Militante ao longo dos anos. Está organizada em três partes: uma sobre aspetos mais gerais da Revolução; uma segunda parte que, partindo dos principais momentos da revolução, e passando pelas grandes conquistas de Abril e pela forte resistência popular à contra-revolução, aborda as mais diversas dimensões da vida coletiva; e por último, uma terceira parte com curtos depoimentos pessoais.

Famalicão: PSP detém quatro pessoas por posse de arma proibida, sem carta de condução e álcool a mais

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Durante este fim de de semana, a PSP deteve quatro pessoas. Uma, de 27 anos, tinha em sua posse uma arma proibida (soqueira).

Outra, de 47 anos, conduzia veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei. Submetida ao teste apresentou uma TAS entre 1,60 g/l no sangue.

Ainda no decurso de um patrulhamento proativo na cidade de Vila Nova de Famalicão, foram detidos dois condutores, com 28 e 33 anos de idade, que não possuíam qualquer documento que os habilitasse para o exercício da condução.

Famalicão: Conflitos obrigam Riopele a repensar estratégia de importação e exportação

A Riopele, que alcançou em 2023 o seu melhor ano de sempre, tendo faturado 97 milhões de euros enfrenta, este ano, um novo desafio. O conflito entre Israel e Hamas e os ataques dos Houthis no Canal do Suez estão a afetar a importação e exportação da empresa de Pousada de Saramagos que foi obrigada a repensar todo o sistema logístico, de forma a manter o comprometimento com os clientes.

A opção das companhias marítimas, que transportam mercadorias, foi pelo Cabo da Boa Esperança, o que fez aumentar o valor do frete e o tempo de demora. Para piorar, o mau tempo que se verificou no primeiro trimestre obrigou ao desvio de alguns navios com paragem em Sines para outros portos marítimos. «Em resultado, a Riopele passou a viver uma nova realidade, na medida em que o transporte de um contentor proveniente da Ásia passou a demorar 60 dias, em vez dos tradicionais 45», descreve, no site da empresa, o diretor do departamento de Compras da Riopele, Paulo Oliveira. «Uma vez que não conseguimos agir diretamente sobre as rotas marítimas, o que fizemos foi informar os nossos parceiros de todos os procedimentos», esclarece Paulo Oliveira.

Já antes a atividade da Riopele tinha sido afetada pela Guerra na Ucrânia. Um conflito que fez diminuir o transporte de mercadorias para os países do Leste. Ao nível da importação, «o tempo de trânsito das matérias-primas aumentou consideravelmente, o que obrigou a repensarmos a estratégia de aprovisionamento, antecipando planos de compra, de forma a minimizar eventuais riscos», refere Miguel Teles, diretor de logística da empresa têxtil.

 

Famalicenses em destaque no “Rali Santo Tirso 2024”

A chuva forte marcou o Rali de Santo Tirso 2024, uma prova do Campeonato Start Norte de Ralis, na qual João Pedro Sousa e Tiago Silva regressaram às vitórias. A dupla de Vila Nova de Famalicão venceu no Grupo X2 e alcançou o 10º lugar na classificação absoluta.

Apesar das condições meteorológicas adversas, a dupla conseguiu superar as dificuldades “sem pneus de chuva, sabíamos que seria uma missão muito difícil, mas não baixamos os braços e fomos à luta”, afirma o piloto João Pedro Sousa.

A dupla conquistou uma vantagem e soube mantê-la até ao final da prova. Satisfeito com o resultado, o navegador Tiago Silva explicou que “apesar de ter sido um rali difícil, são nestas mesmas condições em que conseguimos ser mais competitivos e obter bons resultados. Com este resultado reforçamos a nossa liderança do campeonato, no Grupo X2, e passamos a ocupar a terceira posição no Campeonato Start Norte de Ralis 2RM.”

A próxima prova da dupla famalicense será o Rali de Famalicão, nos dias 24 e 25 de maio.

Famalicão: Paulo Martins à frente do núcleo de Fradelos do Chega

O CHEGA tem um núcleo na freguesia de Fradelos, cujo responsável é o empresário Paulo Martins. O anúncio foi feito no passado dia 3 de maio, em assembleia de militantes que, entre outros temas, debateu as eleições para o parlamento europeu.

Paulo Martins «é conhecedor da realidade dos fradelenses, das suas ambições e anseios», apoiado por «uma equipa forte e decidida a lutar por uma freguesia melhor e mais preparada», escreve o CHEGA em nota enviada à comunicação social.

A Comissão Política «congratula-se pela excelente participação dos militantes e simpatizantes», considerando que foram alcançados «todos os objetivos traçados» para este encontro.