Mercadona abre loja em Famalicão e assina acordo de colaboração com a Dar as Mãos

A Mercadona abrirá, a 12 de agosto, a primeira loja em Vila Nova de Famalicão, na Rua António Ferreira Magalhães, nº 438, junto ao Estádio Municipal de Famalicão.

Um dos compromissos da Mercadona é devolver à sociedade parte do que dela recebe, pelo que a empresa desenvolve várias iniciativas sociais, dentro da sua política de responsabilidade social, desde o início do seu projeto em Portugal. Uma delas é a doação de bens essenciais a várias instituições sociais portuguesas, mais concretamente nas zonas onde está presente.

Assim, neste âmbito, a Mercadona de Vila Nova de Famalicão doará diariamente, de segunda a sexta feira, e logo desde a abertura, bens de primeira necessidade à Cantina Social Dar as Mãos – Associação de Solidariedade Social, que funciona há mais de 25 anos e cuja missão se revelou essencial nesta pandemia, com os pedidos de ajuda a aumentar por parte das famílias mais carenciadas.

Para Bacelar Ferreira, vice-presidente da associação Dar as Mãos, «beneficiar do apoio da Mercadona com os excedentes alimentares, contribuirá para uma maior equidade social e uma melhor redistribuição dos recursos pela população carenciada e desfavorecida do Concelho de Vila Nova de Famalicão”. Salienta também que “o processo de seleção foi exemplar pela rapidez e pela preocupação dos responsáveis da Mercadona em avaliar as necessidades da nossa Associação. Esta parceria e a regularidade das doações permitirá uma maior variedade e melhor qualidade das cerca de cinquenta refeições, servidas às pessoas/famílias na Cantina Social e Casas Abrigo. Estamos certos de que é de Mãos Dadas com parceiros como a Mercadona que conseguimos levar a cabo a nossa Missão».

Sofia Cardoso, diretora Regional de Relações Externas Distrito de Braga,fala do «enorme orgulho e satisfação celebrarmos esta colaboração com a Dar as Mãos – Associação de Solidariedade Social. É notável o excelente trabalho desenvolvido por esta instituição, ao apoiar, diariamente, tantos famalicenses carenciados com um serviço de refeições. Para esta importante intervenção na comunidade em muito contribui a dedicação de todos os voluntários e parcerias como a que agora iniciamos. Esperamos, no âmbito da política de responsabilidade social de proximidade com a Sociedade – onde quer que esteja a Mercadona -, estar a participar no reforço quantitativo e qualitativo das refeições entregues pela Dar as Mãos à população que apoia».

No distrito de Braga, o apoio da Mercadona chega ainda ao Banco Alimentar, à Cáritas e a várias delegações da Cruz Vermelha Portuguesa. A Mercadona colabora diariamente com 23 cantinas sociais de proximidade a partir das suas 23 lojas em Portugal, como é o caso das restantes 3 lojas do distrito de Braga – Braga, Barcelos e Guimarães.

Famalicão: Rancho da Associação Cultural de Gondifelos celebra aniversário com festival

O Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos celebra, este domingo, o 44º aniversário, com um festival de folclore.

O programa tem início às 10h30 com a animação da eucaristia, na Igreja Paroquial de Gondifelos. Mais tarde, a partir das 15 horas, no Parque de Lazer da freguesia, atuam o rancho aniversariante; o Rancho Folclórico de Abragão, o Grupo Etnográfico das Aves; Grupo de Danças e Cantares As Gamelinhas de Palme e o Rancho Etnográfico de Santa Maria de Touguinha.

Furto de mota em Joane: Homem invade moradia e engana vizinha

Uma mota de enduro foi furtada na manhã deste sábado, cerca das 10 horas, em Joane, Famalicão. O suspeito, um homem com cerca de 25 a 30 anos, invadiu a zona privada de uma moradia na Travessa Bouça da Tapada para levar a mota, uma KTM EXC Six Days, com a matrícula 93-VN-93.

A mota estava estacionada num alpendre, escondida da vista da rua. Uma vizinha, ao estranhar a presença do desconhecido durante largos minutos na via pública, ainda lhe perguntou se precisava de ajuda. O jovem respondeu que já teria falado com dono da moradia e que estava tudo bem.

O furto, que aconteceu após a vizinha ter regressado a casa, já foi reportado à GNR. Qualquer informação sobre a mota ou o suspeito pode ser comunicada diretamente às autoridades.

Famalicão: Despiste de mota faz um ferido, em Cavalões

Este sábado ao final do dia, um homem de 54 anos sofreu um despiste de mota, na rua das Barranhas, na freguesia de Cavalões.

O alerta foi dado por volta das 20h08 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram a vítima, com ferimentos considerados ligeiros, para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Associação de Pais vítima de roubo na festa de Sta. Apolónia

Na madrugada deste sábado, a Associação de Pais de Pousada de Saramagos foi vítima de roubo. A tenda destinada à venda de produtos para angariação de fundos foi vandalizada e desapareceram a máquina de café e algumas bebidas em exposição.

Em declarações à Cidade Hoje, a Associação de Pais sublinha a importância do bom senso e apela à consciência de quem tenha praticado o ato. Relembram que o trabalho é feito em prol das crianças e sem qualquer fim lucrativo.

O incidente aconteceu no âmbito da festa de Santa Apolónia que se realiza este fim de semana.

Famalicão: Victória Leite é campeã nacional sub-19

O SC Braga goleou, 6-0, o Sporting e sagrou-se campeã nacional sub-19 feminino, sucedendo ao Benfica. Para este sucesso contribuiu a famalicense Victória Leite, defesa de 17 anos, que começou no futebol no Lousado. Depois seguiu para o FC Famalicão, de 2020 a 2022, ingressando, posteriormente, nos bracarenses.

Nesta partida, a jovem famalicense foi titular, jogando os 90 minutos do encontro disputado este sábado.

Na foto, Victória exibe a camisola da seleção nacional, para a qual tem sido convocada, com 30 internacionalizações.

Famalicão: Ribeirão conclui intervenção no Jardim do Morro da Portela

A Junta de Freguesia de Ribeirão concluiu um novo espaço ajardinado, revestido a xisto, rocha muito característica da localidade, e com plantas adaptadas «que embelezam a área e reforçam a ligação à natureza».

Esta intervenção decorreu no lugar da Portela, na Avenida Rio Ave. A autarquia local assume que apostou «numa solução simples e sustentável, que embeleza a área e reforça a ligação à natureza». Ao mesmo tempo, há um novo passeio «que confere mais segurança aos peões», escreve o executivo de Leonel Rocha numa publicação nas redes sociais.