Natação : Juvenis B do GDN batem recorde nacional

A estafeta 4×50 livres de juvenis B, do GD Natação, bateu este sábado o recorde nacional, cumprindo a distância em 1:42,28.

O feito foi alcançado por Rodrigo Pereira / Francisco Silva / Tomas Costa/ Rui Santos nas Piscinas de Felgueiras.

Famalicão: Quatro atletas da Jing-She conquistam 11 ouros em 11 provas nos Nacionais de Wushu moderno

Lara Marques, Maria do Céu Sá, Tomás Marques e Tomás Nunes da Escola Jing-She de Famalicão, renovaram os títulos nacionais de 2022, em Wushu Moderno Esperanças. Em onze provas, conquistaram igual número de medalhas de ouro. O campeonato decorreu no passado domingo, no Pavilhão Municipal do Juncal, em Porto de Mós, distrito de Leiria.

Em juvenis, 12-14 anos, Lara Marques, 12 anos, é campeã nacional de Changquan (punhos longos), com ouros também nas provas de Jianshu (espada) e Qiangshu (lança). Maria do Céu Sá, 11 anos, subiu ao primeiro lugar do pódio em Nanquan (punhos curtos) e Nangun (bastão). Tomás Nunes, 13 anos, é campeão de Nanquan, Nandao (sabre) e Nangun. Já em cadetes 15-17 anos, Tomás Marques, 17 anos, é venceu em Nanquan, Nandao e Nangun.

Face às alterações dos regulamentos de provas da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas para 2023, as provas nacionais deixam de integrar competição de título de equipa, passando este a ser disputado na Taça de Portugal, prevista para o último trimestre do ano, finalizando a época competitiva.

Os treinadores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego estão satisfeitos com o trabalho realizado por estes atletas nesta primeira prova da época, estando já focados nos próximos campeonatos regionais e nacionais de Kungfu Tradicional.

Famalicão “desfalcado” com mais dois jogadores nas seleções dos seus países

O FC Famalicão tem mais dois jogadores convocados para as respetivas seleções nacionais, com vista aos jogos de qualificação para o Europeu do próximo ano.

O defesa central Enea Mihaj, que já soma 13 internacionalizações, faz parte da primeira convocatória do novo selecionador da Albânia. O brasileiro Sylvinho chamou o defesa para o arranque da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2024, com a formação albanesa a ter encontro marcado com a Polónia. A partida está marcada para o dia 27 de março.

Alex Dobre poderá cumprir um dos desejos revelados aquando do seu ingresso no Futebol Clube de Famalicão. O extremo foi convocado para a seleção da Roménia tendo em vista o início da fase de qualificação para o Europeu. Dobre integra a lista de eleitos de Edward Iordănescu para os duelos com Andorra (25 de março) e Bielorrússia (28 de março), ambos a contar para o Grupo I. Depois de várias internacionalizações pelas seleções jovens – incluindo a participação nos Jogos Olímpicos 2020 – o avançado espreita agora o primeiro jogo com a camisola da seleção principal.

Famalicão: Inês conseguiu o melhor resultado do Liberdade no nacional de corta-mato curto

O Liberdade FC marcou presença, no passado sábado, em mais uma edição do Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, que decorreu em Avis.

O clube de Calendário fez-se representar com cinco atletas. A dupla de juvenis, Inês Sousa e Beatriz Faria, lutaram pelo melhor resultado até à linha de meta. Inês Sousa foi décima terceira e Beatriz Faria trigésima primeira.

Também no seu primeiro ano de juvenil, uma estreia neste tipo de competições e igualmente com um grande resultado. Rodrigo Rouxinol terminou no 35º lugar.

Em seniores, Tânia Silva foi 37ª lugar e, em juniores, Eduardo Salazar terminou no 39º lugar.

 

Famalicão: Riba d´Ave/Sifamir x FC Porto a 29 de março

Já há data para o jogo da 21.ª jornada, entre o Riba d´Ave/Sifamir e o FC Porto, que foi adiado devido aos compromissos europeus da formação portistas.

A partida terá lugar no dia 29 de março, às 21 horas, no Parque das Tílias, na vila de Riba da Ave.

Antes, e já no próximo domingo, às 17 horas, a equipa de Raul Meca recebe o Sporting, na jornada 23 do Campeonato Placard.

O Riba d´Ave ocupa o oitavo lugar, com 22 pontos.

Famalicão: Iván Jaime desperta cobiça do Porto e Sporting

O médio-ofensivo do FC Famalicão, que na noite deste domingo, apontou mais um golo, está no radar do Porto e do Sporting.

O jovem jogador, formado nos espanhóis do Málaga, tem sido uma das figuras de relevo da recuperação famalicense na I Liga, sob o comando de João Pedro Sousa. Para além das assistências, já soma seis golos no campeonato

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, especializado no mercado de transferências, os bons desempenhos de Iván Jaime desperta o interesse de leões e dragões.

Com 22 anos, chegou ao Famalicão na época 2020/21, sendo autor de 13 golos e oito assistências em 71 jogos.

Famalicão: Bairro vence série B da Divisão de Honra e vai lutar pela subida

Com a vitória, 2-1, sobre o Sequeirense, na penúltima jornada da primeira fase da Divisão de Honra da AF Braga, o Bairro garantiu o primeiro lugar (50 pontos) na série B e, deste modo, vai lutar pela subida de divisão.

Na jornada 21 e nesta série, o Delães perdeu, 4-2, em casa do Ribeira do Neiva. A equipa delaense é nona da classificação, com 21 pontos. Na última jornada o Bairro joga em casa do Guilhofrei e o Delães recebe o Pedralva.

Na série A, o S. Cosme foi goleado, 0-4, pelo Águias de Alvelos; o Louro foi vencer, 1-2, a casa do Ucha, enquanto que o Lousado e o Calendário empataram, a um golo, com o Marca e o Roriz, respetivamente. Na classificação, as quatro equipas famalicenses ocupam os quatro últimos lugares (9.º ao décimo segundo lugar, com o S. Cosme a somar 27 pontos, o Lousado 25, o Louro 14 e o Calendário apenas 6. Próxima jornada: Roriz-S. Cosme, Louro-Pousa, Marca-Calendário e Vila Chã-Lousado.

Na 1.ª divisão, série C, após a jornada 19, o Operário, que folgou, mantém o primeiro lugar, com 41 pontos. O S. Cláudio perdeu, 1-3, com o Ronfe B, o Delães B venceu, 2-1, o Fradelos, enquanto que o dérbi famalicense entre o Ruivanense e o Gondifelos terminou com um empate a dois golos. O Ruivanense é oitavo, com 25 pontos, seguido do Fradelos, com 24, do Gondifelos, com 18 e do São Cláudio, com 10. O Delães B é último, com 8 pontos. Próxima jornada: Polvoreira-Operário, S. Cristóvão-S. Cláudio, Nespereira-Delães B, Gondifelos-Urgeses e Fradelos-Aldão.

Ribeirão e Joane começam luta pelo título na pró-nacional

Começa no próximo fim de semana a segunda fase da pró-nacional. Na luta pelo título, série 1, o Joane joga em casa do Forjães, enquanto que o Vieira recebe o Ponte; na série 2, o Ribeirão recebe Os Sandinenses e o Prado mede forças com o Amares.

Na manutenção, o Ninense está na série 1 e começa com uma deslocação ao Cabreiros; a Oliveirense está na série 2 e também joga fora, em casa do SP Arcos.