Pilates Studio 22 – Famalicão

https://www.facebook.com/radiocidadehoje/videos/733567590460067/?__xts__%5B0%5D=68.ARCC5LPvbY-nfSJgZakSPIUp2TZwforbQ3gJFEpPZ4kjb41eZ79B2_GbJLpnoIcBDugE8NJFgfgu4lc3mxpOPoEEZ9zZg-Q2Gm5WDIDcSuVmUvx-Fmt1ydY2sOjE52txOTmZTRwbuLI_UyY9fItZEEKNvvsxUEIrBWj8rzuDNQHN_g4AgEoKMI0Z-y6fEmHoc6yLUiEtQWPhufHTc1XevMJbK05aR_K1LOErqbH1d4KzPEnoS-Bt8RtpiECT4wPVHnOcftwtd_JSt_LKGx2CxLsNOw688Ss_hBBvQM528lbOPXc4LjSBQ8LykmovtFmakB2u8nv_eMgWRII&__tn__=-R

Famalicão: Daniela Lopes é campeã nacional de águas abertas

Daniela Lopes, do GD Natação, é campeã nacional júnior de Águas Abertas e consegue o apuramento para o Europeu. O feito foi alcançado este sábado, na prova que decorre em Avis.

Afonso Silva foi quarto no mesmo escalão no campeonato nacional de Águas Abertas.

Famalicão: Alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco apadrinham alunos da Guiné-Bissau

No âmbito da disciplina de Inglês, as turmas 11°A, 11°B, 11°C, 11°H e 12°L, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, apadrinharam 22 crianças da Escola Pequenos Amigos, na Guiné Bissau. As turmas da professora Maria José Bezerra da Silva Ribeiro ajudaram alunos guienenses que tinham dificuldades em pagar a sua inscrição escolar de 60 euros anuais e que corriam o risco de não acederam ao ensino.

Os estudantes venderam bolachas, bolos, sumos nas escolas e rifas, angariaram patrocínios de empresas locais, criaram panfletos e lavaram carros. Consequentemente, os alunos conseguiram angariar 3.200 euros. Com o dinheiro amealhado, as turmas conseguiram garantir três anos letivos a 22 alunos guineenses.

A iniciativa desenrolou-se em sala de aula e faz parte da temática “Voluntariado e Direitos Humanos”. O ato solidário foi desenvolvido em parceria com a Associação de Emergência Humanitária HumanitAVE.

Famalicão: Município apoia a corporação dos Bombeiros de Riba de Ave

Na última reunião de Câmara foi aprovado um apoio financeiro, no valor de 150 mil euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave para aquisição no presente ano de duas ambulâncias de socorro (ABSC) e de um veículo florestal de combate a incêndios.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, diz que era necessário apetrechar melhor, com meios de socorro, aquela zona do concelho.

 

Famalicão: PSP apanha homem por tráfico de droga em viatura apreendida

Esta quinta-feira, pelas 18H45, a PSP deteve um homem, de 38 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção aconteceu na Rua Padre Avis de Brito, em Calendário. Os agentes encontravam-se em serviço de patrulhamento e na abordagem ao homem encontraram heroína suficiente para cerca de 12 doses, que lhe foram apreendidas.

No decorrer da intervenção policial, foi ainda verificado que o detido circulava numa viatura que constava como apreendida por falta de seguro válido.

Famalicão: H(à) noite no Museu com Classe

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu Bernardino Machado, no centro de Famalicão, abre as suas portas à noite.

O Poder dos Museus é o mote para esta noite única, com salas temáticas e artistas convidados. O evento divide-se em três salas: A Sala do Poder, a Sala Negra e, no espaço exterior, a Sala Cinco Sentidos com música ao vivo (Roda de Samba), DJs e Sons do Património, com Saint James Park.

No sábado, dia 21 de maio, das 23 até às 04 horas, no Museu Bernardino Machado (H)á Noite no Museu! Visite e sinta o poder dos museus em Famalicão e no Mundo.

Famalicão: Ministério da Saúde «esvazia» extensão de saúde de Fradelos

A Extensão de Saúde de Fradelos não está a garantir os cuidados médicos e de enfermagem aos seus utentes. A denúncia é de Jorge Paulo Oliveira, numa interpelação à Ministra da Saúde, acusando a tutela de “esvaziar” aquela unidade de saúde, dando como exemplo o que aconteceu em 2021, quando foi criado um gabinete médico extra na Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão. «Naquela altura, os utentes foram contactados e convidados pelos serviços administrativos daquela USF, para que se transferissem para a mesma, invocando a circunstância de dispor de um gabinete extra, mas também de nela ter sido alocado mais um médico»

O esvaziamento da unidade de saúde de Fradelos «é patente e com resultados à vista de todos. Neste momento, tem sensivelmente 200 dos 1200 utentes que tinha há seis anos, que estão há pelo menos seis meses sem qualquer acompanhamento, nem tão pouco de recurso», acusa o deputado famalicense.

Posto isto, e na interpelação à Ministra da Saúde, o social-democrata quer que Marta Temido esclareça por quanto mais tempo vai manter-se a falta de recursos em Fradelos e se o Governo vai «continuar a apostar no esvaziamento desta unidade, para depois poder dizer que a mesma se encerrou por si própria».

Para explicar a situação, Jorge Paulo Oliveira garante que as consultas dos 200 utentes inscritos são reencaminhadas para a USF de Ribeirão ou para a cidade de Vila Nova de Famalicão e a renovação de medicamentos é feita com intermediação da Junta de Freguesia.

O deputado recua, ainda, a 2016, recordando que a Extensão de Saúde perdeu o único médico de família que dispunha. Na altura, a ARS-Norte alocou um médico e um enfermeiro para prestarem serviço em dois períodos semanais. «Uma solução assumida à época como precária e de recurso». Desde então, prossegue, «nada mais foi feito para facilitar e aumentar o acesso dos utentes aos cuidados de que necessitam, na sua própria freguesia». Nos últimos meses, «a unidade deixou, inclusivamente, de dispor daqueles recursos», aponta o deputado.