
A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, o preço do gasóleo fica mais barato 0,5 cêntimos por litro, já o da gasolina mantém-se inalterado.

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, o preço do gasóleo fica mais barato 0,5 cêntimos por litro, já o da gasolina mantém-se inalterado.

O Quiosque Casa Bezerra, localizado em Oliveira de São Mateus, junto às piscinas municipais, em Famalicão, foi alvo de um assalto na madrugada desta segunda-feira, dia 12 de janeiro, deixando danos materiais e um clima de apreensão na zona.
Cerca das 03h05, o suspeito, que atuou de cara tapada, partiu o vidro da porta com recurso a uma pedra. Do interior do estabelecimento, e em cerca de dois minutos, levou raspadinhas, tabaco e a algum dinheiro da caixa registadora. A situação só foi percebida ao início da manhã, depois de moradores nas proximidades se terem apercebido do barulho e dos sinais de arrombamento.
O alerta foi dado pela manhã à GNR de Riba d’Ave que registou a ocorrência. As imagens captadas pelo sistema de videovigilância estão a ser utilizadas para apoiar a investigação em curso.

A Forbes Portugal voltou a divulgar a lista das 50 famílias mais ricas do país e há mudanças em relação ao ano passado. A família Gonçalves, de Requião, Famalicão, proprietária do grupo TMG, desceu no ranking.
Em 2024, António Manuel Gonçalves e Maria Helena Gonçalves ocupavam a 27.ª posição, com um património avaliado em cerca de 484 milhões de euros. Já em 2025, a família surge no 47.º lugar, com uma fortuna estimada em 314 milhões de euros.
No topo da lista está a família Amorim, com um património de 5 840 milhões de euros, seguida da família Soares dos Santos, com 3 200 milhões, e da família Guimarães de Mello, com 3 100 milhões de euros.
No total, as 50 famílias mais ricas de Portugal somam cerca de 47,7 mil milhões de euros, um valor que representa aproximadamente 16,5% do Produto Interno Bruto nacional, percentagem que se mantém idêntica à do ano passado.

Entrou no Parlamento, no dia 7 de janeiro, a Proposta de Lei 49/XVII/1, que permite ao Governo mudar algumas regras do Imposto Único de Circulação. A proposta do Governo de Luís Montenegro já foi aceite e está agora a ser analisada na comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
Entre as alterações previstas está uma isenção parcial do IUC para carros novos, com novo registo ou matrícula. Segundo o Jornal de Negócios, esta medida só deverá ser aplicada a partir de 2028, depois do período de transição definido pelo Governo.
Na prática, no ano em que o carro é matriculado, o imposto será reduzido conforme os meses que já passaram desde 1 de janeiro. Por exemplo, se o carro for registado em abril, o proprietário não paga IUC relativo aos meses anteriores. No ano seguinte, o imposto passa a ser pago na totalidade.

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira, 12 de janeiro, que a ideia de um SNS em caos não reflete a realidade do sistema de saúde. Luís Montenegro garantiu que os tempos de espera nos hospitais são atualmente os mais baixos dos últimos cinco anos.
A declaração foi feita no Porto, durante a inauguração da nova sede da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. O chefe do Governo reconheceu que existem problemas, mas considerou haver uma desvalorização do trabalho diário dos profissionais, face ao volume de notícias negativas.
De acordo com Luís Montenegro, mesmo num ano marcado por maior pressão sobre o sistema, os tempos de espera nas urgências registaram uma evolução positiva, ficando abaixo dos valores dos anos anteriores. O primeiro-ministro sublinhou, no entanto, que o objetivo passa por continuar a melhorar.
No discurso, deixou elogios à ministra da Saúde, Ana Paula Rodrigues, e explicou que o SNS enfrenta desafios acrescidos devido à saída de profissionais qualificados para o estrangeiro e ao aumento do número de utentes, associado ao crescimento da população residente e aos fluxos migratórios.
A Direção Executiva do SNS, criada em 2022, passa agora a funcionar num edifício próprio no Porto, deixando as instalações provisórias no Hospital de São João.

Diogo Santos Coelho, jovem hacker de Viseu, de 25 anos, vai ser julgado no Tribunal de Guimarães, depois de ter alegadamente ganho, entre 2015 e 2022, pelo menos 654 mil euros com a venda ilícita de dados pessoais e bancários na plataforma Raidforums.
Grande parte do dinheiro foi utilizada em Famalicão, onde residia, para comprar uma casa e um automóvel Tesla, investimentos que chegam a 300 mil euros. Segundo a acusação, as quantias eram transferidas do site para criptoativos e, depois, para uma conta bancária no Banco Santander, permitindo-lhe usar o dinheiro à vontade.
Detido no aeroporto de Inglaterra, a pedido do FBI, Diogo Santos Coelho viu a extradição para os Estados Unidos anulada por um juiz britânico, devido ao autismo e ao alegado aliciamento online desde os 14 anos. Nos EUA, podia enfrentar até 52 anos de prisão.
O tribunal de Guimarães vai agora analisar o caso, considerado o local onde se concretizaram os principais crimes.

Um grupo de ciclistas encontrou, durante uma passagem pela zona de Monte Cabrito, na Trofa, uma armadilha perigosa. A situação foi partilhada nas redes sociais e descrita como triste e desumana, uma vez que os pregos encontrados estavam colocado de forma a poder ferir tanto pessoas como animais.
O alerta serve para avisar quem costuma circular naquela área, seja a pé, de bicicleta ou com animais de companhia, para redobrar os cuidados.
Os ciclistas apelam à atenção das autoridades e à consciência de quem frequenta a zona, de forma a evitar acidentes e garantir a segurança de todos.