Preços dos combustíveis descem na segunda 1 cent.

A semana vai começar com os preços dos combustíveis a descer.

De acordo com o Jornal de Negócios, há margem para uma descida de 1 cêntimo no preço por litro do gasóleo simples e de igual dimensão na gasolina simples.

A confirmarem-se estas descidas, o gasóleo simples será vendido a um preço médio ligeiramente inferior, a 1,41 euros. Já a gasolina baixará para 1,526 euros.

Gasolina pode subir 0,5 cent/l na próxima semana

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, a gasolina pode ficar mais cara 0,5 cêntimos por litro, enquanto que o preço do gasóleo não deverá sofrer alteração.

Recorde-se que na última semana os combustíveis registaram uma das maiores descidas de sempre, na ordem dos 7 cêntimos por litro.

Preço da gasolina aumenta 1 cêntimo na próxima semana

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. Segundo a imprensa especializada, a gasolina deverá ficar mais cara 1 cêntimo por litro, já o gasóleo tem margem para uma ligeira descida de meio cêntimo.

Prémio de História Alberto Sampaio com candidaturas abertas até 31 de maio

Abriram as candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio. Os concorrentes podem habilitar-se até 31 de maio.

Os estudos, em língua portuguesa, devem ser enviados para a Academia das Ciências de Lisboa, onde um júri constituído por académicos de universidades, vai escolher o vencedor.

Os concorrentes deverão preencher a ficha de inscrição, no Portal da Academia, contendo os respetivos elementos de identificação e juntando três exemplares do estudo.

O autor do trabalho distinguido recebe 6 mil euros de prémio, patrocinado pelas entidades promotoras que são as Câmaras de Famalicão, Braga e Guimarães, mais a Sociedade Martins Sarmento.

À semelhança dos trabalhos premiados anteriormente, costumam concorrer com dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, relacionados com investigação nas áreas da História Social e Económica, as mesmas do trabalho de Alberto Sampaio.

Recorde-se que o historiador Alberto Sampaio nasceu em Guimarães, mas viveu também em Vila Nova de Famalicão, mais concretamente em Boamense, onde escreveu a sua obra, parte da qual encontra-se no Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Mercadona criou mais de 6 mil postos de trabalho em 2024

No último ano, a Mercadona faturou 38.835 milhões de euros, um aumento de 9% face ao ano de 2023, e criou mais de 6 mil novos postos de trabalho.

No total, são 110.000 pessoas que trabalham na empresa de supermercados, entre Portugal e Espanha, com as quais a Mercadona partilhou 700 milhões de euros em prémios.

Em cinco anos após ter iniciado a operação em Portugal, onde investiu mais de 1.000 milhões de euros, a Mercadona registou 7 milhões de euros de resultado positivo da atividade no país.

Em 2024, a Mercadona criou mais de 6.000 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade, 1.700 em Portugal e 4.300 em Espanha.

Para reconhecer o esforço, compromisso e exemplo de uma equipa de alto desempenho, a Mercadona aumentou o salário em 8,5 %, mais de 5 pontos percentuais acima do IPC de Portugal e de Espanha, além de partilhar uma remuneração variável por objetivos (prémio), relacionada com lucros da empresa, de 700 milhões de euros. O que faz com que, em Portugal, um colaborador com mais de 4 anos de antiguidade tenha recebido, no dia 1 de março deste ano, cerca de 4.500 €/brutos em remuneração variável, o correspondente a 3 mensalidades.

No presente ano, a empresa prevê investir mais de 1.000 milhões de euros e criar mais de 1.000 postos de trabalho em 2025. Do mesmo modo, as suas previsões incluem um aumento de 3,5 % nas suas vendas, para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício.

Para Portugal, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados.

Preço da gasolina e gasóleo desce até 4 cêntimos na próxima semana

A próxima semana vai começar uma nova alteração no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, a gasolina deve ficar mais barata 4 cêntimos por litro, já o gasóleo desce 3,5 cêntimos.

Esta é a descida mais acentuada, em ambos os casos, desde o início do ano.

Botija de gás solidária com apoio de 15 euros

O apoio da Bilha Solidária passa de dez para 15 euros. O anúncio foi feito pela Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. Paralelamente, o Governo pretende tornar o processo mais simples e mais célere, apostando também numa maior divulgação, já que considera haver ainda muito desconhecimento. Este apoio beneficia os beneficiários da tarifa social de energia elétrica e de prestações sociais mínimas.

«O Governo está atento à subida do preço do gás e a tomar medidas que permitam mitigar os impactos», afirmou a ministra Maria da Graça Carvalho. A governante diz que vai estar atenta às comunidades mais vulneráveis e em risco de pobreza energética.

Para este ano, a dotação foi reforçada em 2,5 milhões de euros.

O programa Bilha Solidária foi lançado em 2022 e dá um apoio pela compra de uma garrafa de gás de petróleo liquefeito (GPL).