Presidente da República visita Campus de Barcelos do IPCA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita esta terça-feira, dia 7, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), onde vai presidir à sessão de homenagem ao professor João Carvalho.

Durante a sua visita ao Campus de Barcelos, o Presidente da República irá homenagear, a título póstumo, o ex-presidente do IPCA pelo seu legado e contributo nas áreas da contabilidade e fiscalidade.

A homenagem será antecedida por uma visita aos Centros de Investigação e Inovação do IPCA.

Na cerimónia, marcarão presença várias individualidades ao nível político e académico, colaboradores e estudantes do IPCA, assim como familiares do professor João Carvalho.

No final, o Presidente da República irá assistir a uma atuação dos grupos académicos do Politécnico de Barcelos.

 

Famalicão: Greve também fecha escola sede de Gondifelos

A escola sede do Agrupamento de Gondifelos está fechada esta sexta-feira, devido à greve do pessoal docente e não docente, que mantêm ações de protesto desde o passado mês de dezembro.

Recorde-se que há um pré-aviso de greve dos profissionais da Educação, até 31 de janeiro, situação que tem provocado interrupções letivas em vários estabelecimentos de ensino.

Famalicão: Greve fecha Secundária D. Sancho durante a manhã desta sexta-feira

A Escola Secundária D. Sancho I está encerrada durante a manhã desta sexta-feira, devido à greve do pessoal docente e não docente.

As condições de funcionamento deste estabelecimento de ensino, para o período da tarde, serão reavaliadas e comunicadas pelas 12h30.

Recorde-se que há um pré-aviso de greve dos profissionais da Educação, até 31 de janeiro.

Famalicão: Reinaldo Sousa Santos fala sobre a felicidade na Conferência em Educação

O primeiro encontro deste ano do Ciclo de Conferências em Educação, decorre esta sexta-feira, às 21H00, no auditório da CESPU. Reinaldo Sousa Santos é o convidado para abordar a “Felicidade”, nos seus diferentes contextos. O palestrante, autor do livro «Ser Feliz no trabalho», é professor de gestão de recursos humanos em universidades e escolas de negócios e orador frequente em eventos sobre a felicidade no trabalho e gestão de recursos humanos.

Inscrições gratuitas aqui: https://forms.gle/fxgEENn1PzZ4Rx9NA

Ao longo deste ano o Município de Famalicão promove a quinta edição do Ciclo de Conferências em Educação. Esta iniciativa, numa parceria com a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o Centro Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, volta a promover ao longo do ano este ciclo de conferências em torno da Educação. A felicidade, igualdade de género, desconstruir a violência ou a escola como encontro entre o formal, o não formal e o informal, são temas a debater.

Famalicão: Crianças partilham conhecimentos sobre jogos matemáticos

As sextas-feiras são dias de partilha na EB de Oliveira S. Mateus. Os alunos do 3º e 4º anos juntam-se e trocam conhecimentos sobre jogos matemáticos.

Todos os jogos são de tabuleiro e foram construídos pelos alunos finalistas com materiais reutilizados, já que este estabelecimento de ensino é uma Eco-escola, portanto aproveitam-se todos os momentos e atividades para promover a sustentabilidade ambiental.

Sobre a troca de conhecimentos dos jogos matemáticos, a docente do 4.º ano, Ana Paula Correia, explica que «os jogos são um grande aliado no ensino da Matemática, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio, procuram introduzir linguagem e conceitos formais».

Lourenço Martins, aluno finalista, conta que «cada um de nós fica com um colega do terceiro ano» e, assim, em parceria, trocam experiências e conhecimentos. «Já ensinámos os jogos “Cães e gatos”, “Semáforo” e “Ouri” aos nossos amigos e eles aprenderam muito bem», refere, por seu turno, Beatriz Carneiro, aluna do 4º ano.

Já a Mariana Dias revela que esta sexta-feira «será a vez dos mais novos nos ensinarem o jogo “Rastros”».

 

Famalicão: Há uma nova oportunidade de qualificação para 20 formandos

Teve início, esta quarta-feira, o DigitalReskilling, um programa de requalificação profissional nas áreas emergentes das tecnologias digitais e business intelligence, para 20 formandos com qualificação de 12.ºano ou superior, mas em situação de desemprego, e que buscam aqui uma nova oportunidade de carreira. O curso tem a duração de 950 horas, com a formação teórica a realizar-se na Casa da Juventude e a restante (cerca de 450 horas) em contexto de trabalho, em empresas parceiras como a Salsa, TMG, Vieira de Castro, VLB Group, Primor, CMW Foundries, entre outras.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Cesae Digital – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais.

O programa resulta, segundo Augusto Lima, «de uma auscultação prévia das necessidades das empresas, que são parceiras do processo» e representa «uma oportunidade para estas pessoas que, apesar das qualificações, não encontraram nas suas áreas de formação oportunidades profissionais», nota o vereador da Educação e Ciência do Município de Famalicão.

Augusto Lima confere que o desenvolvimento de novas tecnologias, de programação digital e tratamento de dados, «é hoje fundamental para as empresas do concelho que incorporam, cada vez mais, tecnologia, investigação e desenvolvimento no que produzem. Este programa requalifica pessoas e responde a esta necessidade», acredita o autarca.

A formatação deste programa, pelo enquadramento e envolvimento de diferentes agentes (Município, IEFP e empresas) «é exemplar e deve ser replicado», assinala Carla Vale, Diretora Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional. «As respostas devem ser dadas conforme as necessidades e está aqui uma grande oportunidade para integrar estes ativos no mercado de trabalho, com uma perspetiva de carreira», disse.

O programa cumpre uma das políticas municipais de promoção da qualificação e aprendizagem ao longo da vida, criando e alargando oportunidades de qualificação que vão de encontro ao mercado de trabalho, medida também enquadrada no Ano Europeu das Competências (European Year of Skills), para impulsionar a competitividade, a participação e o talento.

 

Brasmar adquire empresa britânica e reforça internacionalização

O Brasmar Group, que tem uma unidade industrial em VN Famalicão, adquiriu a Holmes Seafood, empresa britânica de pescado congelado para o segmento grossista. Com um volume de negócios a rondar os 40 milhões de euros, a Holmes Seafood é um dos principais importadores e distribuidores de produtos do mar congelados deste mercado, no qual, através da recente aquisição, a Brasmar pretende reforçar presença.

A aquisição desta empresa permitirá à Brasmar, líder nacional no setor alimentar de produtos do mar, reforçar a sua presença naquela geografia, incrementando a comercialização dos seus produtos junto dos consumidores britânicos. A Holmes Seafood manterá a atual equipa de gestão, bem como todos os postos de trabalho.

Há vários anos que a Brasmar, empresa participada do VigentGroup e do private equity MCH, tem intensificado o seu processo de internacionalização, com um conjunto de aquisições e a abertura de filiais. Em 2022 adquiriu a maioria do capital da francesa Sedisal, e em 2019 comprou duas empresas espanholas: a Foncasal e a La Balinesa.

«A Brasmar continua ativa na identificação de oportunidades de negócio, de modo a reforçar a sua posição de liderança no mercado europeu. No caso específico da Holmes, oferece-nos um valioso conhecimento, experiência e posicionamento no Reino Unido, reforçando significativamente a nossa presença neste mercado», sublinha Sérgio Silva, Presidente do Conselho de Administração da Brasmar.

O grupo português está presente em mais de 40 países, conta com um universo de colaboradores que ultrapassa os 850 e obteve uma faturação consolidada, em 2022, de cerca de 272 milhões de euros. Para este ano, estima atingir um volume de negócios de 350 milhões de euros.