Prisão preventiva para homem que sequestrou e roubou mulher na Trofa

Está em prisão preventiva o homem, de 41 anos, suspeito de sequestrar uma pessoa para a obrigar a levantar dinheiro no multibanco. Para obrigar a vítima, terá usado de uma faca e de agressões físicas.

Os alegados crimes aconteceram cerca das 22 horas de sexta-feira, dia 21 de janeiro. A vítima estava num parque de estacionamento, na Trofa, quando foi sequestrada, durante quatro horas. O agressor obrigou a mulher a fazer levantamentos no Porto e na Póvoa de Varzim. Cerca das duas horas da madrugada de sábado, abandonou-a na via pública, em Covelas, Trofa, levando-lhe o carro e outros bens que tinha no interior.

A Polícia Judiciária já deteve o suspeito que está “fortemente indiciado” pela prática dos crimes de sequestro, roubo e ofensas à integridade física, refere a PJ em comunicado.

O detido tem vários antecedentes criminais por crimes contra o património e contra as pessoas.

 

A terra tremeu: Sismo na Galiza sentido no Minho

A terra tremeu, na noite desta quarta-feira, cerca das 23h25, com epicentro a 25km a este-sudeste de Pontevedra, Gazila, Espanha, informa o Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera.

Até ao momento não registo que o abalo tenha provocado danos, no entanto, ele acabou por ser sentido em Portugal, na região do Alto Minho.

Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Monção foram algumas das localidades onde surgiram relatos de pessoas que, àquela hora, sentiram o abalo.

Serviço de Acompanhamento Social passa para a Câmara Municipal da Trofa

A Câmara Municipal da Trofa vai assumir competências ao nível do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), a partir do dia 3 de abril de 2023; um encargo no âmbito do processo de transferência de competências do Instituto de Segurança Social para as autarquias, na área de Ação Social.

No que concerne à Câmara Municipal da Trofa, esta diz que «sempre se manteve empenhada em assumir, com sustentabilidade e responsabilidade, as competências necessárias para concretizar uma melhor gestão do território, promover o seu desenvolvimento e aumentar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados aos seus munícipes».

A Câmara Municipal da Trofa promete dar continuidade ao trabalho que já fazia com o Instituto de Segurança Social, assegurando a partir de agora, novas áreas de operacionalização e funcionamento, em que para além do serviço de atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, vai proceder à celebração e ao acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI). As famílias beneficiárias serão notificadas com informação relativa ao técnico e ao local de atendimento.

No entanto, alerta que a entrega e recolha dos requerimentos, a verificação dos documentos e a decisão de prestação, renovação ou suspensão do Rendimento Social de Inserção continuará a ser uma responsabilidade do Instituto da Segurança Social (ISS).

Assim, os serviços de Acompanhamento e Atendimento Social (SAAS) serão assegurados pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal, localizada no Fórum Trofa XXI, com horário de atendimento de segunda a quinta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, sendo que os atendimentos ocorrem sob marcação prévia (exceto em situações de emergência social). Salienta-se a existência de atendimentos descentralizados pelas freguesias.

Uma parte do atendimento de ação social vai continuar a ser feito nos serviços da Segurança Social, mas o beneficiário será informado.

 

 

Tráfico de droga, condução perigosa e violência doméstica: GNR detém 579 pessoas em uma semana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou hoje que, durante a última semana, deteve 579 pessoas em todo o país. A maioria das detenções foi efetuada devido a condução sob o efeito de álcool (247) ou sem carta de condução (162), enquanto que 54 pessoas foram detidas por tráfico de drogas.

As detenções foram feitas em flagrante delito, resultado de operações realizadas em todo o território nacional entre os dias 17 e 23 de março, além das atividades diárias da GNR. Para além das detenções por condução perigosa e tráfico de drogas, houve também 14 detenções por furto e roubo, 19 por posse ilegal de armas e cinco por violência doméstica.

A GNR registou 9.467 infrações no âmbito das operações de trânsito, destacando-se 1.856 casos de excesso de velocidade, 836 de falta de inspeção obrigatória, 444 por falta ou uso incorreto do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 393 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei. Também foram detetadas 390 infrações relacionadas com a iluminação e sinalização, 309 relacionadas com tacógrafos, 292 condutores sem seguro e 281 usando indevidamente o telemóvel enquanto conduziam.

Além das detenções, a GNR apreendeu 22 veículos, 10.183 euros em numerário, 21 armas de fogo, 40 armas brancas ou proibidas e 3.275 munições de diversos calibres. As autoridades confiscaram 4.000 doses de haxixe, 314,7 doses de heroína, 471 doses de cocaína, 148 doses de liamba, 15 selos de LSD, 50 comprimidos de anfetaminas e 23 comprimidos de MDMA.

Proprietário de Audi Q3 procura carro que lhe foi furtado em Famalicão

O proprietário do Audi Q3 da imagem, com a matrícula 54-NX-83, está a procura do veículo após este ter sido furtado do interior da garagem de um prédio, nas proximidades da Avenida Marechal Humberto Delgado, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O furto ocorreu no dia 7 de março e foi reportado às autoridades.

Se o avistou ou tem alguma informação relevante contacte a GNR ou PSP.

Oficina apresenta obras cinematográficas premiadas na 7º edição do Ymotion

Os alunos do 10.º e 11.º ano dos cursos Técnico/a de Audiovisuais, Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Desenho Digital 3D e Multimédia, participaram nas “Projeções – Conversa com Jovens Cineastas”, promovida pelo YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Esta iniciativa, uma extensão temporal do Ymotionsl, tem como objetivos divulgar as obras cinematográficas premiadas na sétima edição do festival junto do público escolar.

A abertura da sessão foi realizada por Pedro Paiva, pela vereadora do pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, Luísa Azevedo, e pelo jornalista de cinema da RTP e Antena 1, Tiago Alves, que partilharam o palco com os realizadores, Ricardo Leite, Mafalda Salgueiro, Maria Moreira e Alexandra Guimarães.

O evento decorreu no Auditório Padre António Vieira, no Colégio das Caldinhas, com o intuito de motivar os alunos para a participação em festivais de cinema e, ainda, despertar o interesse pela 7ª arte. A sessão ficou, assim, marcada por um diálogo ativo entre os alunos e os realizadores.

 

Concurso promove a inovação e criatividade das empresas do Baixo Ave

Estão abertas as inscrições para o concurso “Prémio Baixo Ave Inovação – Categoria Empresa”, organizado pela AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave.

O concurso destina-se a todas as empresas instaladas na área geográfica que compreende os municípios da Trofa, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Maia e Vila do Conde, e tem por objetivo promover a inovação e a criatividade das organizações empresariais da região.

A associação empresarial vai premiar os três melhores projetos com a atribuição de Certificado de Reconhecimento próprio.

A este concurso podem concorrer pessoas coletivas que tenham criado uma nova solução ou tenham melhorado significativamente o desempenho da empresa, quer seja pela implementação de um novo processo, método organizacional ou de marketing. Cada empresa poderá apresentar apenas uma candidatura e terá total liberdade de escolha quanto ao tipo de projeto. Serão valorizadas as iniciativas inovadoras que apresentem resultados mensuráveis, contribuindo para o reforço da posição competitiva da empresa, do seu desempenho e/ou do seu conhecimento.

Para submeter a candidatura, os interessados devem consultar o regulamento e preencher o respetivo formulário, disponível em www.aeba.pt e www.inoba.pt. Este deve ser enviado, até 06 de abril, às 23:59, para o endereço eletrónico inoba.premio@aeba.pt.

Depois desta etapa inicial, seguem-se as fases de avaliação e seleção dos projetos candidatos (de 07 de abril a 21 de abril), e de decisão e comunicação dos vencedores do concurso, que acontece no dia 26 de abril de 2023.

Este concurso materializa uma ação coletiva a respeito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, aviso NORTE-53-2020-01, Operação NORTE02-0853-FEDER-037636, e pretende dar visibilidade aos desafios de inovação que o tecido empresarial enfrenta e às novas dinâmicas em curso no território, além de ajudar a implementar uma cultura de inovação na região do Baixo Ave.