PSD acusa PS de “exibicionismo”

O PSD de Famalicão condena, em nota de imprensa emitida este sábado, o que diz ser “o exibicionismo” socialista aquando da entrega de donativos ao hospital e corporações de bombeiros. Os social democratas dizem que o momento que se vive exige “recato e ausência de contacto social” e que não deve ser utilizado para qualquer tipo de aproveitamento.

Recorde-se que esta sexta-feira, a concelhia do PS entregou donativos às instituições já referidas, com eco na comunicação social. “A atitude do PS de Vila Nova de Famalicão de puro exibicionismo, bem refletido nas fotografias preparadas e partilhadas nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais, perpetrado na entrega de apoios à nossa unidade hospitalar e às corporações de bombeiros é digna da mais enérgica reprovação”.

O PSD elogia a boa vontade das empresas, mas repudia que os socialistas apareçam nas fotografias ao lado de responsáveis das entidades que deviam ser poupadas “a este exibicionismo”. Acresce às críticas “a presença de um dos candidatos às eleições da Federação Distrital de Braga do PS que adensa, e em muito aumenta, a reprovação da atitude que, dessa forma, também se coloca no âmbito da disputa interna do PS. Espelha uma clara intenção de rentabilização política interna que é, no mínimo, confrangedora”.

Ao longo do comunicado, o PSD enaltece ainda o trabalho de todos na luta contra a Covid-19, tal como elogia a responsabilidade social de muitas empresas que têm dado o seu contributo para esta causa.

O PSD reconhece que a Câmara Municipal está com os famalicenses e está a implementar “um muito eficaz plano de intervenção. De forma sóbria e eficaz têm sido realizadas as medidas que se impõem, nomeadamente através da dotação de todos os meios possíveis para as entidades de saúde, de segurança e de socorro realizarem o seu trabalho”

Alunos da EB de Ruivães andaram pela primeira vez de avião na “viagem de finalistas”

País / Encarregados de Educação dos alunos do 4º ano da EB de Ruivães, em Vila Nova de Famalicão, organizaram uma viagem de finalistas diferente.

Neste fim de ciclo na vida estudantil, nove dos quinze alunos que participaram nesta viagem tiveram o seu batismo de voo. Um momento que, certamente, vão guardar para todo o sempre na sua memória.

O dia, apesar de ter começado bem cedo, cerca das 06h00, foi longo e de muitas peripécias, nomeadamente no parque de diversões Kidzânia, em Lisboa, onde os mais novos foram desafiados a experimentar várias profissões.

No regresso deu-se o momento alto deste dia, com a viagem de avião até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num voo TAP, onde os jovens tiveram a oportunidade de explorar a aeronave.

 

Famalicão: PSP coloca radar móvel de velocidade esta quarta-feira na N14

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Esta quarta-feira a Polícia de Segurança Pública vai levar a efeito mais uma ação de controle de velocidade no concelho de Vila Nova de Famalicão.

De acordo com aquela autoridade, a ação está prevista acontecer a partir das 14h30, na Estrada Nacional 14.

Esta é já a segunda ação este mês que a Polícia de Segurança Pública torna pública antes da sua realização, como forma de sensibilizar os condutores para o respeito das regras do trânsito.

Famalicão: Riba d´Ave/Sifamir quer obrigar FC Porto a jogar o terceiro jogo do play-off

Na noite desta quarta-feira, às 21 horas, o Riba d´Ave/Sifamir joga a segunda partida do play-off de apuramento de campeão nacional de hóquei em patins. A partida, com o FC Porto, disputa-se no Parque das Tílias.

Recorde-se que os portistas estão na frente, depois da vitória, 4-3, na primeira partida, disputada no passado sábado.

O conjunto de Raul Meca espera o apoio dos adeptos para levar a decisão para o terceiro jogo.

Recorde-se que a equipa ribadavense chegou a esta segunda fase da prova depois de terminar a fase regular no oitavo lugar.

Famalicão: Festa do 23.º aniversário da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense organiza, no dia 26 de maio, a festa do 23.º aniversário com cantares ao desafio que vão ter lugar no “Espaço do Associativismo”, junto à estação da CP em V. N. de Famalicão.

A partir das 15 horas, entre outros cantadores e tocadores de renome, estarão Domingos da Soalheira, Bruno de Nine, Simão Marques e Daniel Fernandes. No final serão cantados os “parabéns a você” e distribuído o bolo de aniversário. A entrada é livre.

Famalicão: Lap 50 Ultra Trail by Rotary com 1300 participantes

No passado dia 19 de maio teve lugar a Lap 50 Ultra Trail do Rotary de Famalicão. Venceram o ultra trail Ana Azevedo e Vítor Carvalho; Marlene Santos e Nélson Loureiro triunfaram no trail curto; Fátima Buchas e Amândio Ferreira foram os melhores no trail longo.

O evento contou com cerca de 1300 participantes entre as 3 distâncias (50km, 22km, 12km), caminhada e kids.
Esta foi uma organização do Rotary Club de Famalicão, com apoio da Câmara de VNF, do Ginásio STATUS e do Club Liberdade FC.

Esta terceira edição teve novidades. Desde logo, foi certificada pela ATRP, contando as três distâncias competitivas para os respetivos circuitos nacionais de trial curto, longo e ultra.

O LAP50 faz ainda parte do grupo fundador e organizador do 1.º Campeonato Concelhio de Trail de Vila Nova de Famalicão. Este campeonato decorrerá ao longo do ano, com 10 eventos. O LAP50 foi o primeiro e as três distâncias contaram para a classificação.
A prova desenrolou-se por freguesias de Famalicão e Guimarães, unindo paisagens naturais e locais com história. Passou pelo Parque da Devesa, pelo centro da cidade e alguns montes próximos.

O único ultra trail de Vila Nova de Famalicão já vai para a sua terceira edição. Os 50 km, com 2500m de desnível positivo; os 22 km com 110m de desnível positivo; os 12 km com 600m de desnível positivo.

O evento teve, ainda, um cariz solidário a favor da APPACDM, que tem como princípios apoiar nos domínios educacional, social, ocupacional e residencial a pessoa com deficiência, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida, em parceria com a família e comunidade envolvente.

Lista de classificações:

Trail Curto – 12km

1.º F – Marlene Santos (A.D.Active Running) 01:16:24
2.º F – Ana Freitas (365 running project) – 01:23:12
3.º F – Deolinda Oliveira (EAT-Escola de Atletismo da Trofa) – 01:24:00

1.º M – Nelson Loureiro (Pegasus OCR ProTeam) – 01:04:41
2.º M – Luciano Pereira (Pegasus OCR ProTeam) – 01:07:35
3.º M -Joaquim Silva (Nba Barrosas) – 01:08:50
Trail Longo – 22km

1.º F – Fátima Buchas (EDV – Viana Trail) – 02:27:26
2.º F – Helena Martins (Quebraritmo) – 02:38:32
3.º F – Merche Diz (Lobos Brunheiro de Chaves / Anteros) – 02:43:42

1.º M – Amândio Ferreira (Quebraritmo) – 01:59:18
2.º M – André Machado (Vitória SC) – 02:10:22
3.º M – David Silva (Team Lantemil) – 02:15:37

Ultra Trail – 50km

1.º F – Ana Azevedo (AMVE) – 07:48:48
2.º F – Elisabete Gonçalves (Duros da Santa) – 08:55:53

1.º M – Vítor Carvalho (Minho e Lima Trail) – 05:05:12
2.º M – Nuno Guimarães (EDV – Viana Trail) – 05:21:11
3.º M – Emílio Carvalho (Olímpico Vianense) – 05:21:11

Pedro Almeida no Rali de Famalicão

Já no próximo sábado, dia 25 de maio, o piloto famalicense vai marcar presença “no Rali da terra para testar e promover o espetáculo”.

Pedro Almeida vai participar com o Skoda Fabia Rally2, numa competição que vai servir de teste “queremos fazer teste de material e afinações para a fase de asfalto do CPR e podendo fazê-lo aqui, promovendo o rali e trazendo o carro para a estrada, será certamente um melhor teste que fazê-lo num traçado fechado noutra ocasião”, afirma o piloto.

Pedro Almeida vai estar acompanhado do navegador Jorge Carvalho e juntos querem proporcionar um bom momento de espetáculo para quem assiste ao Rali, sendo Famalicão uma terra de “tantos e tão bons pilotos, nas diferentes categorias, é natural que seja também terra de muitos adeptos”.

O desejo do piloto famalicense é “que os adeptos venham para a estrada, porque são eles que nos alimentam a adrenalina”.