Resinorte abre novo Ecocentro na Trofa

A RESINORTE abriu um novo ecocentro no concelho da Trofa. O equipamento está ao dispor da população, aumentando, assim, a capacidade de receção de várias tipologias de resíduos.

O ecocentro está instalado na Rua Novas Empresas, Santiago de Bougado, e funciona de terça a sábado, das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:30h.

Esta nova instalação representa uma mais-valia para a população e empresas da região envolvente, pela redução dos resíduos abandonados na via pública e porque permita às empresas entregar e depositar facilmente os seus resíduos valorizáveis, contribuindo assim para uma maior comodidade e aumento das quantidades de resíduos enviados para reciclagem em Portugal.

Para saber o que pode depositar nos ecocentros da RESINORTE, qualquer cidadão poderá contactar gratuitamente a Linha da Reciclagem através do número 800 911 400.

A RESINORTE é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 35 municípios do norte central, servindo uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes e recebe para tratamento aproximadamente 350 mil toneladas de resíduos urbanos por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Família procura Vítor Cardoso que está desaparecido desde segunda-feira

Vítor Cardoso, de 49 anos, está desaparecido desde segunda-feira na zona da Maia. A esposa partilhou um apelo nas redes sociais, pedindo ajuda à comunidade para encontrar o marido, que enfrenta problemas psiquiátricos e é hipocoagulado, uma condição que requer medicação cuidadosa e regular.

Segundo a mulher, Vítor sempre seguiu corretamente a medicação e não apresentou recentemente qualquer sinal de agressividade ou alteração significativa de comportamento. As autoridades locais, nomeadamente a GNR da Maia, já foram alertadas para a situação e estão a acompanhar o caso.

Qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro de Vítor Cardoso deve entrar em contacto com o número 937555230, ou diretamente com a GNR da Maia.

Rates: Homem detido por proibir uma das suas quatro mulheres de comer durante três dias

Um homem de cerca de 50 anos, de origem marroquina, foi detido pela GNR, este sábado, em Macieira de Rates, Barcelos, por suspeita de ter deixado uma das suas quatro mulheres, também com 50 anos, sem acesso a comida durante três dias. A denúncia foi feita pelos filhos da vítima, que contactaram as autoridades.

Segundo o Correio da Manhã, o detido vive em Portugal há 20 anos, encontrando-se em situação ilegal no país. Apesar de ser bem visto pela comunidade local, que desconhecia os alegados maus-tratos, o homem vive com as companheiras e respetivos filhos, num agregado familiar de pelo menos 15 pessoas, em condições precárias.

A mesma fonte adianta que a vítima foi encontrada em estado de subnutrição e encaminhada para uma unidade hospitalar. O homem, que se dedica à venda de artigos para o lar e bijuteria, deverá ser presente a interrogatório judicial esta segunda-feira, estando indiciado pelo crime de violência doméstica.

Operação Blackout: Alegado líder de rede de furto e desmantelamento de automóveis fica em prisão preventiva

O alegado cabecilha, de 44 anos, do grupo suspeito de vários furtos de automóveis e viciação dos mesmos, com peças de outras viaturas, ficou em prisão preventiva na noite desta quinta-feira.

A operação “Blackout” teve epicentro em Braga e Famalicão, mas também com buscas em Vila Verde e Esposende. A ação policial, levada a cabo pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto, resultou em três detenções e 21 arguidos.

Dois dos principais líderes da rede são de Famalicão e o terceiro de Braga. No decurso da operação foram realizadas 40 buscas e apreendidos 54 mil euros, 26 veículos e equipamentos utilizados para crimes considerados de elevada especialização técnica.

Concerto de abertura do novo ano escolar da ARTAVE marcado para a noite de 25 de outubro

No dia 25 de outubro, às 21 horas, o auditório Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde, em Santo Tirso, recebe o concerto de abertura do novo ano escolar da ARTAVE. Serão, ainda, entregues os diplomas CCM e ARTAVE aos alunos finalistas de 2024.

No concerto apresentar-se-ão a Orquestra ARTAVE e os alunos melhor classificados no ano escolar findo, dos diferentes cursos do Centro de Cultura Musical e da ARTAVE: Rodrigo Ferrão (trompete), Luciana Araújo (fagote) e Inês Araújo (contrabaixo).

O programa contempla obras de Haydn, concerto para trompete e orquestra; Hummel, concerto para fagote e orquestra; Bottesini, Grande Allegro di Concerto “Alla Mendelssohn”; Tchaikovsky, Pas de Deux do bailado “Quebra Nozes” e A. Marquez, Danzon nº 2.

A entrada é gratuita até ao limite da lotação da sala.

António Santos Pereira vence Prémio de História Alberto Sampaio

António Santos Pereira venceu a edição 2024 do Prémio de História Alberto Sampaio, distinção com a marca científica da Academia das Ciências de Lisboa, coordenação da Sociedade Martins Sarmento e patrocínio das Câmaras Municipais de Famalicão, Braga e Guimarães.

Segundo o júri, o ensaio do professor catedrático aposentado da Universidade da Beira Interior, intitulado de “O Fundão pré-industrial: espaços, recursos e produtos”, distinguiu-se dos demais «pelo criterioso e minucioso uso das fontes históricas, pela densidade da informação recolhida, pela qualidade de produção historiográfica, pela subtileza da escrita, o estudo faz reviver comunidades tradicionais da Gardunha nas suas vivências e práticas laborais, nas suas produções e trocas de conhecimento», configurando-se como «um trabalho exemplar nos estudos de história económica e social».

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 1 de dezembro, dia de nascimento do patrono do prémio. De acordo com a rotatividade prevista no regulamento, este ano será no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, na cidade de VN Famalicão.

O Prémio de História Alberto Sampaio, inicialmente instituído em 1995 pelos municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, foi renovado em 2016 contando, a partir de então, com o município de Braga entre os instituidores. O prémio destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica.

O prémio, que vai na 7.ª edição, destina-se a galardoar um estudo de investigação histórica, no âmbito da história económica e social portuguesa, ou no âmbito de outros domínios historiográficos associados ao legado de Alberto Sampaio, e envolve um prémio, no valor monetário de 6 mil euros, financiado, em partes iguais, pelas autarquias envolvidas.

 

Famalicão: Dia Mundial do Pão assinalado com debate

No Dia Mundial do Pão, os profissionais da panificação do Norte reúnem-se em Famalicão para debater os desafios do setor que se prendem com «escassez de mão-de-obra qualificada, pressão imobiliária, a necessidade de estratégias eficazes de marketing e boom turístico nas grandes cidades».

Além do debate dos problemas, os presentes vão debater ideias sobre inovação, nutrição na panificação, formação e adaptação a novos hábitos de consumo.

O encontro está marcado para esta quarta-feira, dia 16 de outubro, com início às 14h30, no auditório da Casa de Camilo, em Seide S. Miguel. A organização pertence à Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte – AIPAN e pelo grupo moageiro, Better Foods.

Os organizadores falam em dificuldades sentidas pelas padarias tradicionais, que têm levado ao encerramento de muitas, especialmente nos grandes centros urbanos.

Para a AIPAN como para a Better Foods, as padarias artesanais e tradicionais são mais do que estabelecimentos comerciais, «representam a cultura, a tradição, o saber-fazer e a qualidade do pão português».