Tarifas Trump? “Enquanto fizerem carros, nós enviamos pneus”, afirma Continental

A Continental, fabricante alemã de pneus com unidade em Lousado, Vila Nova de Famalicão, não prevê alterações na sua produção local, apesar das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos europeus.

Em entrevista à Antena 1, Pedro Carreira, CEO da empresa em Portugal, garantiu que a operação em solo minhoto não será afetada no imediato: “Uma empresa nova demora 4 a 5 anos a montar, até lá, alguém vai continuar a comprar os mesmos pneus, com os impostos em cima”, afirmou.

Com cerca de 17% da produção destinada ao mercado norte-americano, a fábrica trabalha com uma margem de três meses de antecipação. Até ao momento, “ainda não houve qualquer informação para que a produção venha a diminuir”, assegurou o responsável.

Apesar de compreenderem as razões por trás das medidas norte-americanas, Pedro Carreira sublinha: “Entendemos todos”, mas “se é a forma correta de fazer, cada um terá a sua visão das consequências”.

A Continental de Lousado continuará a abastecer o mercado americano “enquanto continuarem a produzir os carros”, mas, caso haja uma quebra na procura, “a solução é arranjar outro”. Ainda assim, o CEO reconhece a complexidade de uma mudança tão repentina: “de repente colocar 17% noutro país de um dia para o outro também não é fácil, ou seja, teria de repensar estratégia e dimensão”.

Deixe um comentário

Famalicão: Centro de Saúde provisório começa a funcionar esta segunda-feira na antiga Reguladora

Os utentes da Unidade de Saúde Familiar Alto da Vila começam esta segunda-feira, 14 de abril, a ser atendidos no espaço provisório do Centro de Saúde, localizado na antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho. A mudança acontece após a transferência dos serviços que se deu na última quinta e sexta-feira.

A USF Nova Estação muda-se esta segunda e terça-feira, iniciando o atendimento no novo local na quarta-feira. Já a USF Famalicão I e a UCC D. Maria II mudam-se na semana seguinte, dias 22 e 23 de abril, retomando o atendimento normal a 24 de abril.

O espaço temporário foi preparado para garantir conforto e acessibilidade, com estacionamento dedicado, zonas de largada e ligação à linha 155 de transporte público. A transição acontece em fases, para assegurar a continuidade dos serviços prestados a mais de 100 mil utentes.

Famalicão goleia (0-6) e reduz diferença para o play-off de manutenção

Na antepenúltima jornada da Liga BPI, o Famalicão venceu, 0-6, o Vilaverdense, o último da classificação.

Com este resultado, e beneficiando da derrota, 2-1, do Estoril em casa do Damaiense, o conjunto famalicense está no décimo lugar, com 17 pontos, a um das estorilistas, que ocupam a posição que dá acesso ao play-off de manutenção.

Na partida deste domingo, Karol Cardoso, Rita Dias, Zipporah Agama, Lexy Smith, Kleydiana Borges e Luíza Jesus (p.b.) foram as autoras dos golos.

Na próxima jornada, as famalicenses recebem o Damaiense, confronto muito importante para as contas finais do principal campeonato nacional feminino.

Famalicão: Homem de 40 anos ferido em colisão entre mota e carro na N14 (Gavião)

Um homem, com cerca de 40 anos, ficou ferido, ao início da tarde deste domingo, depois de se ver envolvido numa colisão entre uma mota e um carro, na N14.

O acidente aconteceu em plena Avenida Santiago de Gavião.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses, apoiados pela VMER local. A vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho foi a quarta melhor portuguesa

Na manhã deste domingo, na Bélgica, a atleta famalicense, em representação da seleção nacional, terminou os 10 km do Europeu de Estrada na sexagésima quarta posição.

Ana Marinho, a quarta melhor corredora portuguesa, completou a distância em 34m16s.

A melhor portuguesa foi a bracarense Mariana Machado que terminou no quarto lugar, com 31.30, a escassos quatro segundos das medalhas.

Foto arquivo

Há radar da PSP na N14 em Famalicão esta terça e quarta-feira

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A PSP leva a cabo duas ações de fiscalização na N14, esta semana, em Vila Nova de Famalicão.

As operações, focadas no controle da velocidade, vão acontecer na terça e quarta-feira. A primeira ação está marcada para a parte da tarde, a partir das 14h00, enquanto que a operação a meio da semana vai acontecer no período da manhã, a partir das 08h30.

Famalicão: GR Gavião nunca deixou de voar ao longo de 50 anos

Paulo Carvalho cantou que “10 anos é muito tempo”, mas 50 no associativismo são mais do que os anos contam. O número, 50, foram os contados pelo Grupo Recreativo Gavião, cumpridos a 6 de março com a inauguração da primeira sede que teve.

A este momento festivo, acrescentou uma gala que decorreu ao final da tarde deste sábado, no auditório da Casa das Artes que encheu para a festa. O momento serviu de homenagem aos fundadores, ex-presidentes, ex-diretores, parceiros (institucionais e comerciais), às associações da freguesia e o elogio aos atletas que dão corpo às modalidades do clube, designadamente o futsal e BTT.

O clube aproveitou o momento para realçar o mérito desportivo de dois elementos que nasceram para o desporto no GR Gavião e que foram capazes de “voar”. São eles Mário Monteiro, preparador físico que, entre outros títulos, venceu uma Libertadores e é campeão nacional de futebol, e João Marques, treinador de futebol feminino, também ele com títulos nacionais.

A cerimónia começou com um poema de Lucília Sampaio, evocando a história do clube, ao mesmo tempo que passavam imagens na tela; intercalou com dois momentos de Fado, e terminou com a mostra de um quadro de Fernando Marques, artista gaviense que pintou, em palco, a obra que simboliza os 50 anos do GR Gavião.

Num clube que começou há 50 anos no Café Zip-Zip e que só este ano ano, no dia de aniversário, alcançou o objetivo de ter sede própria, o presidente António Oliveira preferiu enaltecer os méritos, ao invés das dificuldades destas cinco décadas que nunca foram capazes de derrotar o clube. O dirigente considerou que representar uma associação é um ato de cidadania e responsabilidade social.

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal destacou que “é importante agradecer aos obreiros que fizeram esta associação ao longo de 50 anos”. Mário Passos falou de resiliência e do exemplo que estes clubes transmitem às gerações mais novas.

Além das lembranças que todos os homenageados receberam, também foi distribuída uma revista que conta a história deste clube.