Trofa celebra 23 anos com programa para toda a comunidade

A 19 de novembro celebra-se o 23.º aniversário da passagem da Trofa a concelho, data que será comemorada com diversas atividades, dirigidas a toda a comunidade, e organizadas pela Câmara Municipal da Trofa.

Além da habitual sessão solene evocativa da data, haverá concertos, exposições, conferências, será ligada a iluminação de Natal, está prevista a entrega de prémios de mérito escolar com homenagem ao professor, passeio de bicicletas, etc.

A comemoração irá decorrer durante seis dias, num programa preparado pela Câmara Municipal. Para o presidente da autarquia, Sérgio Humberto, «o feriado municipal de 19 de novembro é um momento com grande significado para todos os Trofenses, e por isso mesmo, é importante que comemoremos juntos. São 23 anos de História da Trofa, 23 anos de independência do nosso Município e um grande legado, que merece ser sempre assinalado», destaca.

A “festa” tem início a 16 de novembro, quarta-feira, com a entrega de prémios de Mérito Escolar 2019/2020 e 2020/2021 e a homenagem ao Professor. O momento está marcado para as 18h00 e irá decorrer no Auditório do Fórum Trofa XXI.

No dia 17, os “Autarcas vão à Escola”. Pelas 10h00, a visita será feita à Escola Básica de Giesta e pelas 14h30 à Escola Básica do Paranho. No mesmo dia, pelas 15h00, assinala-se também o 20º aniversário do Centro Comunitário do Município da Trofa e tem lugar a inauguração da exposição “Retratos de Vida”, no Auditório do Fórum Trofa XXI. O evento é dirigido apenas aos utentes do CCMT e convidados.

Quinta-feira, dia 18 novembro, há Projeto Holograma às 09h30 e 11h00, no auditório da junta de freguesia de S. Martinho de Bougado. Em causa, o concerto “Les Feuilles Mortes”, dirigido aos alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Projeto Holograma volta a ter sessão pelas 21h00, desta vez dirigida a toda a comunidade. A apresentação “O filme das nossas vidas”, no mesmo local, é desenvolvida pelos utentes da APPACDM com o serviço educativo da Casa da Música. Neste mesmo dia, terá também lugar uma conferência sobre “O Crescimento e a Sustentabilidade na Trofa do futuro”, marcada para as 14h00, no auditório da AEBA.

Na sexta-feira, dia 19, Feriado Municipal, terá lugar a habitual cerimónia de hastear das Bandeiras, pelas 10h00, no Polo 1 da Câmara Municipal. Pelas 11h30 há Missa Solene na Capela de Nossa Senhora das Dores. Às 17h00, decorre a sessão solene, no Auditório do Fórum Trofa XXI. No mesmo dia, o Projeto Holograma traz um Concerto de Novos Talentos – “From Atomic” – ao Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, pelas 21h30. A iniciativa tem entrada livre e é destinada ao público em geral.

Já no sábado, 20 de novembro, há Concerto Famílias no âmbito do Projeto Holograma, pelas 10h00 e pelas 11h30, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. “Les Feuilles Mortes” é dirigido ao público em geral. O projeto tem nova sessão pelas 21h30, com Concerto Ensemble Solistas, com a participação dos Solistas da Orquestra Barroca, Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble e Coro da Casa da Música, no mesmo auditório. Às 17h00 há também concerto da Banda de Música da Trofa, no Auditório do Fórum Trofa XXI, aberto ao público em geral.

O domingo, 21 de novembro, abre com o projeto Holograma que apresenta Concerto Famílias – “O Carnaval dos Animais”, às 10h00 e às 11h30, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. Pelas 10h00, há Passeio de Bicicletas Antigas com partida e chegada dos Parques de Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. À tarde, pelas 15h00, decorre a cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2021, com apresentação do livro do vencedor da edição de 2020. A iniciativa contará com um Momento Musical interpretado pela Orquestra Ritmos Ligeiros e terá lugar na Antiga Estação da Trofa. No âmbito do Projeto Holograma, “O filme das nossas vidas” é a apresentação marcada para as 17h00, no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, com entrada livre.

A 22 de novembro, último dia do programa, há sessões do “Carnaval dos Animais”, pelas 09h30 e pelas 11h00, concerto destinado aos alunos do pré-escolar, que terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

Trofa: Fogo em garagem de prédio ao lado da N14

Ao início da tarde desta quinta-feira os bombeiros foram acionados para um incêndio que se encontrava a deflagrar no interior de um prédio, na Rua Joaquim da Costa Pereira Senra, a par da N14, na Trofa.

As primeiras informações dão conta de que o alerta terá sido dado um pouco antes das 14h00.

Não há, para já, registo de feridos.

Braga: Condutor de trotinete fica em estado grave depois de colidir com carro

O condutor de uma trotinete ficou, na noite desta quarta-feira, com ferimentos considerados graves depois de colidir com um veículo ligeiro, na EN201, em Merelim São Pedro, Braga.

O acidente aconteceu perto das 00h00 e a vítima tem cerca de 50 anos.

Segundo relata o Minho, o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER.

A vítima, apesar dos ferimentos considerados graves, não corre risco de vida.

Guimarães: Motociclista de 55 anos morre em colisão entre mota e carro

Um homem de 55 anos morreu, na sequência de uma colisão da mota onde seguia com um veículo ligeiro. O acidente aconteceu cerca das 10h00 desta quarta-feira, na N105, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Segundo avança O Minho, a vítima era residente em Lordelo e faleceu no Hospital de Guimarães.

No socorro estiveram os Bombeiros de Vizela e a VMER de Guimarães.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Ciclista Rui Sabino é campeão nacional

Rui Sabino, ciclista famalicense que alinha na União Ciclismo da Trofa, sagrou-se este sábado Campeão Nacional de Juvenis, nos Campeonatos Nacionais que decorrem no Bombarral.

Rui Sabino foi mais forte no sprint final na prova de 21km e fica para a história como o primeiro Campeão Nacional da categoria.

Rui Sabino não poderia estar mais feliz com a vitória. “A sensação de conseguir esta vitória é muito boa. Só posso agradecer à minha família que esteve aqui hoje a apoiar-me. É muito bom conseguir esta vitória e ser recompensado pelo esforço. É a minha primeira vitória este ano e logo num campeonato nacional. É maravilhoso”.

Aproveite: Bicicletas elétricas gratuitas em Santo Tirso

Está de regresso a Santo Tirso o sistema de partilha de bicicletas elétricas.

O projeto “Pedala”, lançado em 2019 e entretanto interrompido devido à pandemia de Covid-19, voltou às ruas.

Estão disponíveis 33 bicicletas espalhadas por cinco estações:junto ao edifício da Câmara, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs), junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.

As bicicletas podem ser utilizadas por pessoas a partir dos 14 anos, embora os menores de 18 tenham de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos encarregados de educação. O serviço funciona entre as 7 e as 21.30 horas. Cada bicicleta pode ser usada durante quatro horas.

“A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação”, refere a Câmara Municipal em comunicado.

Braga: Homem de 28 anos ferido depois de agressões à porta de discoteca em Amares

Um homem, de 28 anos, ficou ferido e necessitou de ser transportado para o hospital, depois de agressões à porta de uma discoteca em Amares, Braga.

Segundo avança o Correio da Manhã, tudo terá começado com um desentendimento no interior do espaço de diversão noturna.

A vítima sofreu um traumatismo cranioencefálico ligeiro e foi transportado para o hospital local.

O alerta para o socorro foi dado às 06h45.

A GNR tomou conta da ocorrência.