Trofa leva alunos à Qualifica

A Câmara Municipal da Trofa, em parceria com os Agrupamentos de Escolas, vai proporcionar aos alunos, nos dias 20 e 21 de abril, a visita à décima terceira edição da Feira Qualifica 2022 – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, na Exponor, em Matosinhos.

Com o intuito de facilitar aos jovens o acesso à informação e à diversidade de percursos educativos e formativos, esta visita decorre no âmbito do projeto “Trofa+ Conhecer para Escolher” e tem como objetivo o auxílio na tomada de decisão no que diz respeito às opções académicas e profissionais.

Com a visita à Qualifica «pretendemos que os nossos alunos possam conhecer, contactar e informar-se sobre os percursos escolares existentes. Acreditamos que as escolhas devem ser feitas de forma consciente e informada, e que os percursos profissionais vão muito para lá do tradicional percurso académico», refere Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Famalicão: Professores do AE Terras do Ave ultimam projeto Erasmus na Bélgica

Três professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave – Alberto Costa, Almerindo Oliveira e Isabel Alberto – participaram na terceira e última reunião transnacional do projeto Erasmus+ “Shared (Hi)stories”, que decorreu em Mons, na Bélgica.

À medida que a implementação do projeto entra na fase final, foram abordados aspetos fundamentais, abrindo o caminho para uma conclusão bem-sucedida. Durante as sessões, discutiram-se questões relativas à gestão do projeto, ao website e mapa interativo, ao Curso de Formação de Professores, aos Planos de Aula e Guia DIY, à criação de um canal YouTube e às estratégias de disseminação do projeto.

Os parceiros «demonstraram, mais uma vez, um compromisso inabalável com os objetivos do projeto, fortalecendo ainda mais as relações e parcerias dentro da comunidade educacional europeia», analisou o diretor do agrupamento.

Famalicão: Projeto ANIMA, da PASEC, mobiliza mais de quatro mil participantes

O ANIMA 2024 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural – deu por concluído o plano de ação, com registo de mais de 4100 participantes que, entre março e abril, estiveram envolvidos em várias atividades.

Com o tema “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” foram abordados os subtemas “Jovens na sua melhor versão…”, “Lideranças e Mediadores…na sua melhor versão…” e “Projetos de Educação Não Formal na sua melhor versão…”.

Um dos pontos altos foram os Campos de Formação Internacionais que tiveram lugar em Terras do Bouro (Gerês), com 30 jovens, e na Lousã, com 20. Nos dois locais decorreram várias masterclasses, workshops de projeto, trabalho cooperativo e apresentação de projetos simulados de intervenção comunitária, bem como treino de competências de liderança, autorregulação, resolução de problemas e gestão de equipas e, ainda, atividades de “team-building”.

Ainda no âmbito do ANIMA decorreu o Concurso de Ideias “Plano de Combate 2024” com o tema “Jovens na sua melhor versão…”, que mobilizou mais de 1700 participantes e as três sessões dos espetáculos “O Eu, o Nós e a minha melhor versão…” com mais de 1050 espetadores e participantes.

Houve, ainda, um roteiro temático sobre o tema geral do ANIMA que passou por mais de uma centena de grupos juvenis durante o passado mês. As atividades do ANIMA 2024 foram apoiadas pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Esta foi mais uma atividade da associação famalicense Pasec – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais

Trofa: Mulher de 44 anos morre em colisão entre automóveis

Uma mulher morreu, na noite desta sexta-feira, em plena EN104, na zona de Ervosa, na Trofa.

Segundo avança o JN, a vítima, de 44 anos, faleceu na sequência da colisão do carro que conduzia com um outro veículo.

O alerta foi dado por volta das 21h00 e para o socorro foram acionados os B.V. da Trofa, Santo Tirso e VMER de Famalicão.

Deste acidente há ainda registo de ferimentos em dois homens, residentes em Santo Tirso, ocupantes de uma das viaturas envolvidas na colisão, que acabaram encaminhados para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Jovens discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Esta quarta-feira, a casa da Juventude foi palco do “Meeting Democrático” entre duas dezenas de alunos do 12º ano de escolas famalicenses e Mário Passos, atual Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos últimos três autarcas do concelho – Paulo Cunha, Armindo Costa e Agostinho Fernandes.

A conversa em torno da importância da democracia, dos valores trazidos pela Revolução, dos direitos e deveres do pós-25 de abril… aconteceu ao longo da tarde, numa iniciativa inserida no programa municipal das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Mário Passos afirma que “é sempre interessante partilhar a nossa experiência, enquanto autarcas, especialmente com os jovens e num ano tão importante como este. É uma forma de os aproximar à vida política e ao poder local, ao mesmo tempo absorvendo a sua visão sobre a política nacional e o impacto do 25 de Abril no nosso país”.

Famalicão: D. Sancho recebe alunos e professores croatas

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I recebeu, entre 7 e 12 de abril, um grupo de 5 alunos e 3 professoras da Escola Básica Dobrisa Cesarié, Osijek, da Croácia, iniciativa enquadrada num projeto bilateral Erasmus+.

Após a sessão de boas-vindas e visita à escola, os estudantes realizaram um peddy paper pela cidade e visitaram a Casa da Juventude, onde realizaram alguns jogos relacionados com a Europa.

Ao longo da semana, assistiram a diversas aulas, aprendendo um pouco da nossa língua e de outros conteúdos similares, marcaram presença numa palestra sobre “Tolerância e diversidade” e participaram em workshops de multimédia, dança e culinária. A agenda da mobilidade contou com as habituais visitas culturais às cidades de Guimarães, Braga e Porto, conhecendo pontos emblemáticos, alguns que integram o Património Mundial da UNESCO.

Houve, também, um jantar de despedida que reuniu as famílias de acolhimento, alunos e professores dos dois países.

Famalicão: GRAL cria prova de atletismo para jovens atletas

No dia 10 de junho, feriado nacional, vai decorrer o I Grande Prémio GRAL Athletics Kids, jornada desportiva inserida na programação das Festas Antoninas. Trata-se da primeira e única prova só para jovens atletas, desde bambis até juvenis, masculinos e femininos.

As corridas, que partem e chegam dentro do Complexo José da Costa Rodrigues (campo do GRAL, na Lagoa), pretende ser uma prova de referência futura para atletas jovens.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em https://beta.fpacompeticoes.pt/inscriptions/3489