Famalicão: Comissão Parlamentar aprova a desagregação de quatro uniões de freguesias

A Comissão Parlamentar do Poder Local analisou e votou, esta terça-feira, os pedidos de desagregação das freguesias. A votação final em plenário só será a 17 de janeiro de 2025.

No entanto, já é conhecido que em Famalicão será aprovada a desagregação de Ruivães e Novais; das freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz; de Esmeriz e Cabeçudos, e de Avidos e Lagoa.

Lemenhe, Mouquim e Jesufrei será analisada posteriormente ao abrigo de um outro regime, que contempla os pedidos de desagregação.

A maioria das rejeições estão relacionadas com o facto das deliberações das respetivas assembleias municipais terem sido tomadas depois do dia 21 de dezembro de 2022, o prazo fixado para que os pedidos de desagregação fossem atendíveis pela Assembleia da República. Mas também há critérios relacionados com o número mínimo de eleitores e de viabilidade financeira.

Dos 188 pedidos de desagregação a nível nacional, 123 foram aprovados na Comissão de Poder Local. O mapa administrativo oficial tem de estar concluído até seis meses antes das eleições autárquicas de 2025.

Recorde-se que em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias, de 4.260 para as atuais 3.092, por imposição da “troika” em 2012. Famalicão tinha 49 e passou a ter 34. Além das já referidas acima, continuam como uniões de freguesia Seide S. Miguel e Seide S. Paio; Abade de Vermoim e Antas; Famalicão e Calendário; Carreira e Bente; Vale S. Cosme, Telhado e Portela, Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e Sezures.

Deixe um comentário

Famalicão: Sempre a sorrir e a brilhar

Sorriso foi eleito o segundo melhor avançado da Liga Portugal Betclic no mês de março. O avançado brasileiro recebeu 14,81 % dos votos dos treinadores dos clubes da I Liga.

O extremo foi titular nos quatro jogos realizados (CD Nacional, Rio Ave FC, Sporting CP e AFS) e assinou o segundo golo do triunfo ante os vilacondenses e foi o autor do terceiro na goleada (4-1) imposta aos avenses.

Recorde-se que Sorriso tinha sido eleito o segundo melhor jogador de fevereiro da I Liga Portuguesa, numa votação do Sindicato dos Jogadores. Na altura, o extremo recebeu 14,35% dos votos, superado pelo avançado Vangelis Pavlidis, do Sport Lisboa e Benfica.

Famalicão: A três jornadas do final de apuramento de campeão, equipa sub-23 está a seis pontos do líder

Concluída, esta quarta-feira, a jornada 11 da fase de apuramento de campeão nacional da Liga Revelação, o FC Famalicão (20 pontos) está a seis do líder, o Torreense. Faltam três jornadas para o final do campeonato e, por isso, há nove pontos em disputa, sendo que na última jornada a equipa de Torres Vedras visita Famalicão.

Antes, e no dia 15 de abril, os famalicenses recebem o Estrela da Amadora, para a 22 do mesmo mês visitarem o Estoril.

Recorde-se que no jogo da passada terça-feira, a equipa de Rui Tomé empatou, a um golo, em casa do Sporting.

Foto arquivo

Famalicão: Diogo Costa brilha nas meias-finais da Champions Asiática

Diogo Costa, jogador do Lion City, emprestado pelo FC Famalicão, esteve em particular destaque no jogo da primeira mão das meias-finais da Champions Asiática. O famalicense da equipa de Singapura fez duas assistências para os dois golos da vitória, 2-0, sobre o Sydney, da Austrália.

Após a partida disputada esta quarta-feira, o Lion City está na frente da eliminatória e com uma boa vantagem para o jogo da segunda mão.

O defesa, da equipa sub-23 do FC Famalicão, foi emprestado, em janeiro passado e até ao final da época, ao Lion City Sailors.

Famalicão e cidade senegalesa de Touba Toul celebram protocolo de cooperação

Os Município de Famalicão e de Touba Toul, no Senegal, estreitaram laços de partilha nas áreas da economia, saúde, educação e ambiente. O protocolo foi assinado esta quarta-feira, dia 9 de abril.

A acompanhar o presidente do município de Touba Toul estiveram também o primeiro Secretário da Embaixada do Senegal em Portugal, Ibrahim Saware, e a representante da Associação Imigrantes Senegaleses, Saidatina Dias.

O Município de Touba Toul, situado a cerca de uma hora da capital do Senegal, Dakar, procura em Vila Nova de Famalicão aprender com a sua dinâmica empresarial e vocação exportadora.

Touba Toul é uma cidade central próximo também do porto marítimo e a cerca de 30 minutos do principal aeroporto do país. «Está numa localização privilegiada», assinalou o autarca, Ameth Dieye. O Município tem cerca de 70 mil habitantes, com uma população essencialmente jovem (60% da população tem menos de 20 anos) e a população ativa (entre os 20 e os 59 anos) representa mais de 45% dos seus habitantes.

O autarca senegalês salientou que embora as principais atividades económicas se encontrem concentradas na agricultura, comércio e transportes, é estratégia do Município de Touba Toul apostar no setor da construção e obras públicas, «criando políticas municipais com incentivos e atratividade para a fixação de novas empresas que contribuam para o desenvolvimento económico do território e criação de novos empregos para fixar os jovens».

Como o setor da construção e obras públicas está em crescimento no país, Ameth Dieye procurar captar interesse nos empresários famalicenses. O mesmo acontece com a educação e formação, nomeadamente o modelo de gestão.

Segundo o presidente da Câmara de Famalicão, «somos uma cidade com inúmeras ligações ao mundo, por via das nossas empresas, mas também pelos protocolos e geminações que temos concretizado, que assentam sempre num princípio de colaboração, de aproximação e de ser agentes facilitadores na promoção das ligações com o nosso tecido económico».

Famalicão: Sábado é dia do Gavião voar sobre os seus 50 anos

Ao final da tarde do dia 12 de abril, a partir das 17H30, o grande auditório da Casa das Artes recebe a gala dos 50 anos do Grupo Recreativo de Gavião. Será, uma cerimónia especial «onde vamos celebrar cinco décadas de dedicação, conquistas e paixão». Será um final de tarde de homenagens a fundadores, ex-presidentes, empresas e associações parceiras, bem como a diversas entidades que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento e continuidade desta associação.

A entrada é livre, porque, como frisa a direção, «esta cerimónia é para todos os que sentem o GR Gavião no coração».

Recorde-se que no âmbito destas comemorações foi inaugurada, a 6 de março, a sede, espaço que o clube nunca teve em 50 anos de vida.

Famalicão: Ponte sobre o Pelhe, em Gavião, vai fechar para obras

Durante um mês, entre 11 de abril e 11 de maio, o trânsito na ponte sobre o Rio Pelhe, na Rua da Ponte/Rua da Cruz do Caminho, em Gavião, estará encerrada para obras. Os trabalhos vão incidir na substituição do tabuleiro da ponte.

As alternativas à circulação de trânsito ligeiros serão os vários arruamentos da freguesia; os transportes pesados deverão seguir as indicações.