Famalicão: Festival de circo contemporâneo abre portas a um novo ciclo

A 11ª edição do festival internacional de circo contemporâneo, Vaudeville Rendez-Vous, decorre de 16 a 19 de julho nos espaços urbanos das cidades de Famalicão, Barcelos, Braga e Guimarães.

O programa foi apresentado esta quarta-feira, em Barcelos. Especificamente em Vila Nova de Famalicão, o festival internacional arranca com a estreia nacional de “Ripple”, pelos belgas TeaTime Company, a 17 de julho (quinta-feira), pelas 19h00, no Parque da Juventude. Neste mesmo dia e local, decorrerá também o espetáculo “Homenaje”, pela companhia catalã Sílvia Capell e En Deciembre, pelas 22h00.

Segue-se, no dia 18 de julho, “Cream”, pelo INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, pelas 19h00, no Parque da Juventude, e a noite finaliza com “El Dorado”, da companhia francesa NDE Nicanor de Elia, às 22h00, no anfiteatro do Parque da Devesa.

Ainda no dia 18, terá lugar a oficina “TeaTime Company: A tradução do objeto através do corpo humano”, que decorrerá das 15h às 17h30 na sala de ensaios da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

A programação em território famalicense termina com as performances “Rima” (dos portugueses Alan & Alvin), às 11h00, “Nkama” (do artista francês Dimas Tivane), às 19h00, e “Tancarville” (do grupo francês Le G. Bistaki), às 22h00 – a primeira no Parque da Juventude e as restantes na Praça e na Alameda D. Maria II, no centro da cidade.

Todos os espetáculos e oficinas inseridas no âmbito do Vaudeville Rendez-Vous 2025 são de entrada livre até à lotação do espaço.

Ao longo destes quatro dias estão previstas perto de três dezenas de espetáculos protagonizados por 11 artistas e companhias nacionais e internacionais, além de quatro oficinas artísticas – uma por cada cidade que faz parte do Quadrilátero Cultural.

Nesta 11ª edição, quisemos construir uma programação que em certa medida refletisse sobre a ideia de ciclo, num festival que inicia agora uma nova década. No ano passado comemoramos um aniversário redondo – 10 anos de existência. Agora, iniciamos um novo ciclo – esperamos, uma nova década do festival

Para os diretores artísticos do festival, Bruno Martins e Cláudia Berkeley, do Teatro da Didascália, esta edição debruça-se sobre a ideia de um novo ciclo e um momento de renovação. «Nesta 11ª edição, quisemos construir uma programação que, em certa medida, refletisse sobre a ideia de ciclo; num festival que inicia agora uma nova década. No ano passado comemoramos 10 anos de existência. Agora, iniciamos um novo ciclo – esperamos, uma nova década do festival», mencionou Bruno Martins, na apresentação que decorreu na Casa da Azenha (Barcelos).

O festival nasceu em Vila Nova de Famalicão, «mas quebrou as fronteiras do concelho e cresceu progressivamente, expandindo para Braga, Guimarães e Barcelos, e, acredito, que também conseguirá chegar a Viana do Castelo», referiu o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Pedro Oliveira considerou, ainda, que este é um projeto «que acrescenta valor artístico à região do Minho e que aviva os nossos centros urbanos com projetos arrojados e diferenciadores».

O Vaudeville Rendez-Vous, promovido pela estrutura artística famalicense Teatro da Didascália há mais de uma década, tem vindo a consolidar-se como um dos festivais de circo contemporâneo e de exploração do espaço público mais relevantes do país. Para a sua implementação conta com os Municípios de Braga, Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão como principais parceiros e anfitriões.

A programação completa da 11ª edição do festival pode ser consultada no site oficial do Teatro da Didascália, em www.teatrodadidascalia.com/ ou nas redes sociais – @vaudevillerendezvous.

2 Comments

  1. Só espero por vaudeville!!!!!
    O melhor que Famalicão traz a cidade arte, circo, teatro….muita criatividade …

Deixe um comentário

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.

Famalicão: Riopele investiu 51,5 milhões em sustentabilidade e inovação

Segundo o relatório Facts & Figures 2024, que reúne toda a informação da empresa na área da sustentabilidade, entre 2012 e 2024, a Riopele investiu 51,5 milhões em descarbonização, gestão de água, digitalização e soluções têxteis sustentáveis.

A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, quase concluída, com cerca de 5.200 painéis solares e uma capacidade instalada de 3 MWp, é um dos destaques do documento. Concluído este investimento, a empresa passa a ter o maior parque fotovoltaico da Península Ibérica e um dos dez maiores da Europa.

No documento também é sublinhado que 54% da água utilizada no processo produtivo já é reciclada e 67% da energia consumida tem origem em fontes renováveis.

Em breve deve entrar em ação a Academia Riopele, que vai dar formação a mais de mil colaboradores. Em andamento estão outros projetos: um para a gestão de pessoas, incluindo avaliação de desempenho, gestão de carreiras e retenção de talento; outro para o desenvolvimento de novos procedimentos e ferramentas que potenciem o acompanhamento das operações; e outro para implementação de técnicas inovadoras no processamento e análise de grandes volumes de dados do sistema central, sobretudo na criação de algoritmos preditivos (para prever resultados futuros, com base em dados históricos).

O relatório revela, também, que no ano passado a faturação da Riopele atingiu um volume de negócios recorde de 98 milhões de euros, um crescimento de 24% nos últimos cinco anos.