Artistas locais animam famalicenses em confinamento

O programa “Há Cultura em Casa” leva a animação, via online, aos famalicenses, desta vez com os Hot Air Balloon, Filtro e Maria do Sameiro, entre outros.

As transmissões decorrem às sextas-feiras e sábados à noite, às 21h30 e ao domingo à tarde, pelas 17h00.

Os momentos culturais serão transmitidos na página oficial de Facebook do programa Famalicão Comunitário e serão depois também partilhados na conta de Instagram do “Há Cultura” (@ha_cultura).

À semelhança de outras edições no primeiro período de confinamento, há dois objetivos com este programa: permitir que os famalicenses possam aceder a atividades culturais e valorizar os artistas locais.

O programa para o mês de março está fechado, com uma novidade: é que os espetáculos serão gravados em espaços com equipamentos profissionais. Trata-se de uma aposta, da parte do Município de Vila Nova de Famalicão, no reforço dos recursos ao nível de som e imagem, de modo a fornecer uma programação online com maior qualidade sonora e visual para quem assiste e um maior conforto aos artistas.

Recorde-se que o programa “Há Cultura” é desenvolvido em parceria com os agentes e coletividades culturais presentes no seio das 10 Comissões Sociais InterFreguesias do concelho.

Programa de março

Em março, a cultura entra em casa do público com um concerto da banda Cotovia Arisca, na sexta-feira, dia 5. No dia seguinte, canta Sofia Machado. No domingo, dia 7, a música volta a fazer companhia com Famart.

No fim de semana seguinte é a vez de Byrd Sno atuar na sexta-feira, dia 12. No sábado, tocam os Filtro, e no domingo, dia 14 de março, é a vez de Sérgio Mirra atuar.

Segue-se na sexta-feira, 19 de março, a Música Antiviral. No sábado, dia 20, tocam os Hot Air Balloon. E no domingo, dia em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, haverá música poética.

A famalicense Maria do Sameiro abre o último fim de semana do mês, a 26 de março, com um concerto. No sábado, é a vez do teatro e marionetas com a Mandrágora.

O mês termina com a atuação da peça de teatro “Sozinha”, de Elsa Pinho, no domingo, dia 28.

 

Famalicão: Francisco Rodrigues vence “meia” de Ovar

O atleta famalicense, que representa o SC Braga, venceu a Meia Maratona de Ovar. Na prova disputada este domingo, Francisco Rodrigues completou a distância em 1:05:03, seguido de Bernardo Rocha, em 1:06:11. Em terceiro lugar ficou Said Ameqrane, com 1:06:38.
Com esta vitória, Francisco Rodrigues mostra que está num bom momento de forma, depois de ter vencido, no fim de semana passado, mais uma edição da Corrida REN, entre Pedome e Oliveira Santa Maria, no concelho de VN Famalicão.

Famalicão esmaga (18-0) na Taça de Portugal

O FC Famalicão goleou, 18-0, o Castêlo da Maia na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Na tarde deste domingo, no campo n.º 2 do Estádio Municipal, o conjunto famalicense chegou ao intervalo a vencer por 10-0.

Para esta goleada contribuíram Andreia Freitas, Sara Teixeira, Rita Dias (2), Catarina Pinto (3), Diana Meriva (4), Lexy Smith (2), Filipa Manso-Predo (2) e Matilde Silva.

A diferença entre equipas – Famalicão compete na 2.ª divisão e o Castêlo na 4.ª – ficou bem patente pelo resultado expressivo que se verificou.

Famalicão empata em Arouca com golo aos 86 minutos

O Famalicão arrancou um ponto em Arouca, este domingo à tarde, ao empatar 1-1 na 8.ª jornada da I Liga.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 58 minutos, com Alfonso Trezza a aproveitar uma sobra na área para bater Lazar Carević. Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Arouca, Justin de Haas marcou de livre direto aos 86 minutos e salvou o empate para os famalicenses.

O jogo foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, Gil Dias e Mamageishvili estiveram perto do golo para o Famalicão, enquanto Barbero e Gozálbez criaram perigo para o Arouca.

Bombeiros Voluntários de Famalicão de luto pela morte de colega do Quadro de Honra

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão estão de luto pelo falecimento de Jorge Manuel Marques Araújo, bombeiro do Quadro de Honra da corporação.

Em nota publicada nas redes sociais, a instituição expressou “profundo pesar” pela morte de quem ingressou no corpo de bombeiros a 7 de março de 1981 e que “se distinguiu pelo exemplo de dedicação, coragem e espírito de serviço à comunidade”.

Na mesma mensagem, a Direção, o Comando e todo o Corpo Ativo apresentaram “as mais sentidas condolências à família e amigos”, e destacam o “compromisso inabalável com a causa dos bombeiros” e o legado deixado às novas gerações.

O funeral realiza-se esta segunda-feira, às 9h00, na igreja matriz velha de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova de 10km em Espanha e bate recorde pessoal

A atleta famalicense bateu, este domingo, o seu recorde pessoal nos 10km. Tinha 34:12 e agora cifra-se nos 33:41.

O feito foi conseguido na 19.º Corrida Popular da Corunha, com Ana Marinho a ser quarta da geral e vencedora em sub-23. Na prova participaram 3500 atletas.

Famalicense denuncia falhas na Saúde 24: “Chamadas caem depois de 40 minutos de espera”

Um famalicense denunciou à Cidade Hoje a dificuldade que enfrentou para conseguir contacto com o SNS24, na noite deste sábado, em que necessitava de se deslocar às urgências por motivos de doença.

O cidadão contou que, como é obrigatório passar por uma pré-triagem telefónica antes de se dirigir a um hospital, tentou ligar para a linha por três vezes, a partir das 21h. Em todas as tentativas, após cerca de 40 minutos de espera, as chamadas caíram sem que tivesse qualquer contacto com o serviço de saúde.

Só à quarta tentativa, já depois da meia-noite, conseguiu finalmente falar com uma enfermeira, que lhe orientou sobre os passos seguintes.

Este caso não é isolado. Diversas denúncias e relatos de cidadãos têm apontado dificuldades no acesso ao SNS24, especialmente durante horários de maior procura.