Prazo para Autoridade Tributária liquidar declarações de IRS termina hoje

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas.

De acordo com o portal da AT, consultado pela Lusa na sexta-feira à tarde, foram submetidas um total de 5.919.916 declarações de IRS, das quais 3.765.700 na primeira fase e 2.154.216 na segunda.

O valor médio dos reembolsos de IRS emitidos até sexta-feira desceu 3,3% em relação ao período homólogo, fixando-se nos 1.025,89 euros, enquanto as notas de cobrança aumentaram 1,5%, adiantou à Lusa o Ministério das Finanças.

“O valor médio dos reembolsos emitidos fixou-se nos 1.025,89 euros, menos 25,50 euros (-3,3%) do que no período homólogo, enquanto o valor médio das notas de cobrança registou uma variação positiva de 1,5%, mais 26,85 euros comparativamente com o mesmo período, fixando-se nos 1.788,77 euros”, indicou na sexta-feira fonte oficial do ministério em resposta a questões colocadas pela Lusa.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um total de 5.589.283 documentos relativos ao IRS, sendo que, destes, 2.732.926 foram reembolsos, um aumento de 48,9%, e 1.053.623 notas de cobrança, um crescimento de 18,85% em relação ao ano anterior.

As Finanças revelaram ainda que o prazo médio de pagamento (PMP) para as liquidações do IRS automático foi de 15,6 dias (32,4 para o normal) e que o PMP relativamente aos 2.440.519 reembolsos pagos por transferência eletrónica interbancária se fixou nos 27,1 dias.

A entrega da declaração do IRS iniciou-se há três meses, em 01 de abril, com a particularidade de quase dois terços dos contribuintes estarem potencialmente abrangidos pela declaração automática, que este ano foi pela primeira vez alargada aos trabalhadores independentes que se encontram no regime simplificado e que no ano passado tenham emitido as correspondentes faturas exclusivamente através do Portal das Finanças.

A lei determina que a liquidação do IRS tem de estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (via reembolso) até 31 de agosto.

Fernando Daniel cancela concerto em Barcelos e Ivandro vem substituí-lo

O artista Fernando Daniel, que tinha concerto marcado para sexta-feira, na Festa das Cruzes, Barcelos, anunciou nas redes sociais o cancelamento do espetáculo.

Na origem da decisão, escreve o cantor nas redes sociais, estará uma pneumonia.

Entretanto a autarquia já informou que o espetáculo do artista vai ser substituído por Ivandro.

 

Famalicão: Homem morre atropelado na autoestrada

Um homem morreu atropelado, cerca das 16h40 desta segunda-feira, na A7, em Famalicão.

O atropelamento aconteceu na freguesia de Oliveira Sta Maria, ao quilómetro 31, sentido Guimarães – Famalicão.

A vítima foi socorrida no local pelos Bombeiros de Guimarães e a VMER de Famalicão, no entanto, o óbito acabou por ser declarado no local.

 

Tempo: Chuva até sexta-feira e temperaturas mínimas de 4 graus

Vem aí uma semana de chuva e frio, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Para Vila Nova de Famalicão espera-se que a chuva se mantenha até, pelo menos, sexta-feira, com exceção de segunda. As mínimas vão rondar os 4 a 8 graus e as máximas os 14 a 18 graus.

Ainda segundo a previsão, o tempo deverá novamente sofrer uma mudança drástica na primeira semana completa de maio, já com o regresso do sol e os termómetros a chegarem aos 30 graus.

Famalicão: População de Calendário preocupada com comportamentos de cidadãos estrangeiros residentes na freguesia

A população residente na Rua Fontes Pereira de Melo, em Calendário, Vila Nova de Famalicão, assume-se preocupada com o comportamento de uma comunidade de cidadãos estrangeiros que, recentemente, se mudou para aquele local.

De acordo com várias denúncias que chegaram à nossa redação, esta comunidade tem por hábito o uso de espaços comuns para a realização de tarefas do dia-a-dia que, por norma, seriam realizadas ‘dentro de portas’ ou noutros espaços apropriados.

Segundo uma das denúncias, é frequente a utilização dos passeios e espaços de circulação de pessoas para a secagem de colchões e roupas, previamente lavadas no mesmo local.

A população local apela a uma maior atenção por parte das entidades que possam estar envolvidas na integração destas comunidades, de forma a que os cidadãos estrangeiros recém-chegados ao nosso país possam ter asseguradas as condições básicas de vida.

Famalicão: Bombeiros assistem mulher ferida em despiste de bicicleta

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados para socorrer uma mulher, com cerca de 55 anos, que sofreu ferimentos na sequência de um despiste de bicicleta.

O alerta chegou aos soldados da paz pouco depois das 12h00, para a Rua Amadeu Mesquita, nas proximidades da via ciclo pedonal.

Ainda não é conhecida a gravidade dos ferimentos, no entanto, a mulher foi encaminhada para uma unidade hospitalar.

Sete corporações competiram no 1º Firerescue Extreme Challenge dos BV Famalicenses

Sete corporações de bombeiros participaram, este sábado, no 1º Firerescue Extreme Challenge dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, numa organização da Seção Desportiva e Cultural da Associação.

Durante grande parte do dia, os soldados da paz foram desafiados a cumprir três provas, onde foi testada a destreza física e o trabalho em equipa.

A ação decorreu entre o Parque de Sinçães e o quartel da corporação organizadora, na presença de elementos dos Bombeiros Famalicenses, Famalicão, Esmoriz, Póvoa de Varzím, Pampilhosa, Vale de Cambra e Oliveira do Hospital.

Ao pódio subiram os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, com o primeiro lugar; seguindo-se os Bombeiros Voluntários de Famalicão (2º) e Famalicenses (3º).