Mercadona participa na recolha do Banco Alimentar Contra a Fome

A Mercadona junta-se, uma vez mais, à campanha de Recolha de Alimentos, organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome.

Decorre de 26 de novembro a 5 de dezembro, e os clientes podem fazer as suas doações no momento do pagamento das suas compras. Consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, que os clientes poderão realizar nas caixas de pagamento no momento da compra. As quantidades doadas serão convertidas em alimentos pela Mercadona, que depois os entregará aos respetivos bancos alimentares.

A Mercadona colabora nesta iniciativa social com o compromisso de motivar os clientes a participar nesta grande campanha solidária.

Doações da Mercadona em 2021

Mas, a política de responsabilidade social da Mercadona dura todo o ano. Entre janeiro e outubro, a empresa doou 1.050 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade a cantinas sociais, bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal, que correspondem a 17.500 carrinhos de compra. Deste total, 140 toneladas destinaram-se a entidades sociais do distrito de Braga.

Além disso, a Mercadona colabora em Portugal com 25 cantinas sociais e 4 bancos alimentares entre outras instituições que recebem diariamente doações para apoiar pessoas que se encontram em situações precárias.

A par da doação de alimentos, a Mercadona colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social é a sustentabilidade. Para isso, possui um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da economia circular e focado na otimização logística, eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e redução do plástico.

A Mercadona integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.

Famalicão: Carlos Correia encabeça lista candidata à ACIF

Carlos Correia encabeça lista candidata às eleições à Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) que se realizam a 22 de abril. Carlos Correia é atualmente vice-presidente da direção de Xavier Ferreira que preside à ACIF desde 2015. Vários elementos dos atuais órgãos sociais fazem parte da lista de Carlos Correia, pelo que se antevê uma linha de continuidade para o quadriénio 2025/28.
A apresentação da lista de Carlos Correia será a 17 de março, às 17 horas, na Casa do Empresário.
As listas candidatas à ACIF devem ser apresentadas até 1 de abril. As eleições, para direção, assembleia geral e conselho fiscal, são a 22 de abril, uma terça-feira, na sede da ACIF, na Rua Adriano Pinto Basto, entre as 14 e as 18 horas.

Famalicão: Continental entre as 100 empresas mais responsáveis em Portugal

A Continental Mabor, com unidade de produção em Lousado, Famalicão, foi novamente reconhecida como uma das 100 empresas mais responsáveis em Portugal no âmbito dos indicadores ESG (Ambientais, Sociais e de Governação).

Segundo o ranking Merco ESG Portugal, divulgado esta terça-feira, a multinacional ocupa este ano a 84.ª posição, onde se destaca o compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis. O ranking reporta-se ao desempenho das empresas em 2024 e avalia critérios como a gestão ambiental, a responsabilidade social e a governação corporativa.

Inovação e eficiência com telemática no setor de transporte

A telemática é uma combinação inteligente de sistemas de comunicação e tecnologia da informação aplicada à gestão de frotas. Em termos simples, ela possibilita o monitoramento em tempo real de veículos, permitindo que gestores acompanhem trajetos, identifiquem comportamentos dos motoristas e prevejam necessidades de manutenção antes mesmo de ocorrerem problemas. Essa integração de dados é crucial para uma tomada de decisão mais ágil e embasada.

Aplicações Práticas e Benefícios da Telemática

No Brasil, onde os desafios logísticos são intensos devido às grandes distâncias e infraestrutura variada, a telemática oferece soluções que vão desde a otimização de rotas até a segurança operacional. Por exemplo, uma empresa que utiliza essa tecnologia pode identificar, em tempo real, quais estradas estão congestionadas e redirecionar seus veículos para percursos mais rápidos e econômicos.

Além disso, a telemática permite o acompanhamento detalhado do desempenho de cada veículo. Isso inclui a medição da velocidade média, o tempo de inatividade e até mesmo o estilo de condução dos motoristas. Dados assim possibilitam a criação de programas de treinamento específicos, orientados para reduzir o consumo de combustível e minimizar o desgaste dos veículos.

Uma estatística interessante revelou que empresas que implementaram sistemas de monitoramento via telemática conseguiram reduzir em 18% os custos com manutenção preventiva e corretiva. Esses números demonstram que a tecnologia não só contribui para a eficiência operacional, mas também tem um impacto direto na redução de despesas.

Em ambientes de alta competitividade, como o setor de transporte, cada economia conta. Através do monitoramento contínuo e da análise de dados, gestores podem prever falhas mecânicas e agir proativamente, evitando paradas inesperadas e perdas financeiras. Assim, a telemática atua como um verdadeiro “termômetro” para a saúde da frota.

Para ilustrar a aplicabilidade dessa tecnologia, é interessante observar exemplos do mundo real. Em empresas de entrega do último quilômetro, por exemplo, a telemática é utilizada para mapear o percurso ideal, reduzindo o tempo de entrega e melhorando a satisfação do cliente. Segundo estudos do setor, a implementação de sistemas de rastreamento em operações logísticas pode aumentar a eficiência das entregas em até 20%.

Soluções de Telemática no Mercado Brasileiro

Além de otimizar a logística, a telemática também tem um papel fundamental na segurança. Com sistemas que monitoram a velocidade e o comportamento dos motoristas, é possível reduzir incidentes de condução imprudente. Estudos recentes apontam que a adoção dessas tecnologias pode reduzir acidentes em até 15%, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e para a preservação do patrimônio.

Outro benefício importante é a possibilidade de integração com outros sistemas corporativos. Por meio de APIs e interfaces personalizáveis, os dados coletados podem ser utilizados em sistemas de gestão empresarial (ERP) e análises de desempenho, facilitando a administração e a estratégia financeira das operações.

Casos Reais e Exemplos de Sucesso

Diversos estudos de caso evidenciam a eficácia da telemática no setor de transporte. Em um exemplo real, uma empresa de logística que operava em múltiplos estados conseguiu reduzir em 25% os custos com combustível ao identificar e corrigir rotas ineficientes. Esse resultado foi obtido através da análise contínua dos dados gerados pelos dispositivos de rastreamento.

Outro exemplo interessante vem de uma empresa de entregas urbanas, que implementou a telemática para monitorar o desempenho dos seus motoristas durante a última milha. Através dos dados, foi possível ajustar os horários de pico e realocar recursos de forma a garantir entregas mais rápidas e precisas. Como resultado, a empresa registrou um aumento de 17% na taxa de entregas dentro do prazo.

Esses casos demonstram como a telemática pode ser aplicada de maneira prática e efetiva em diferentes segmentos do setor de transporte. Os dados coletados não só permitem a melhoria contínua dos processos operacionais, mas também oferecem insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias de longo prazo.

Impacto Econômico e Perspectivas Futuras

A telemática tem se mostrado um investimento estratégico para empresas que buscam competitividade e eficiência no mercado brasileiro. A redução de custos operacionais, a melhoria na segurança dos motoristas e a otimização dos processos logísticos são apenas alguns dos benefícios que essa tecnologia proporciona.

Segundo projeções de mercado, a adoção de soluções de telemática no Brasil deve crescer em torno de 28% ao ano nos próximos cinco anos. Essa tendência reflete a busca incessante por inovação e eficiência, especialmente em um país onde os desafios logísticos são constantes e complexos.

Além disso, o avanço contínuo da tecnologia promete integrar novas funcionalidades aos sistemas de telemática. A inteligência artificial, por exemplo, já começa a ser utilizada para prever falhas mecânicas e sugerir ajustes operacionais com base em padrões históricos. Essa evolução representa um salto qualitativo na forma como as frotas são gerenciadas e otimizadas.

Em um cenário cada vez mais competitivo, investir em tecnologia não é apenas uma questão de modernização, mas também uma estratégia para garantir a sustentabilidade financeira das operações. A telemática, portanto, se configura como uma ferramenta indispensável para empresas que desejam se manter à frente e aproveitar as oportunidades de um mercado em constante transformação.

Inovação e Diferenciação no Setor

No ambiente corporativo, a diferenciação é fundamental para o sucesso. Soluções de telemática permitem que as empresas não só acompanhem, mas também antecipem necessidades e desafios operacionais. Essa capacidade de previsão é um diferencial competitivo que pode fazer a diferença entre uma operação mediana e uma excelência em gestão.

Para os profissionais do setor, a telemática representa uma verdadeira revolução, unindo tecnologia e dados para transformar a maneira como se administra uma frota. É uma ferramenta que, ao mesmo tempo em que promove economia, reforça a segurança e a eficiência, possibilitando uma gestão mais inteligente e baseada em informações precisas.

Em complemento, vale destacar a importância de parceiros tecnológicos que oferecem soluções inovadoras. Por exemplo, a https://www.trackingfox.com tem se destacado no mercado ao oferecer sistemas de monitoramento integrados que potencializam o uso dos dados coletados, ajudando empresas a alcançar níveis ainda mais elevados de eficiência e economia.

Em síntese, a telemática vem revolucionando o setor de transporte no Brasil ao oferecer uma gama de benefícios que vão desde a otimização de rotas até a redução de custos operacionais e a melhoria na segurança dos motoristas. Com a crescente integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, as perspectivas para o futuro são extremamente promissoras.

Empresas que adotam essa tecnologia não só se tornam mais competitivas, mas também ganham em transparência e capacidade de gestão, elementos essenciais para prosperar em um mercado tão desafiador quanto o nosso. Investir em telemática é, sem dúvida, uma estratégia que alia inovação, eficiência e, consequentemente, crescimento sustentável.

Se você busca transformar sua operação e garantir uma vantagem estratégica, a telemática é o caminho certo. Através do monitoramento em tempo real, da análise detalhada de dados e da integração com sistemas modernos, essa tecnologia está redefinindo os padrões de excelência no transporte e na logística. O futuro é digital, e a telemática é a chave para destrancar todo o potencial de sua frota.

Mercadona é reconhecida pela inovadora embalagem do arroz de vegetais

O Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà (fundação privada independente, com mais de 40 anos de história), formado por um painel de peritos independentes, apresentou em Valência – Espanha, as principais inovações do setor em 2024.

Entre elas, destaque para duas da Mercadona, uma vinculada ao produto e outra aos processos. Relativamente ao produto, foi premiado o novo arroz de vegetais num recipiente de alumínio, por ser o primeiro arroz cozinhado diretamente numa embalagem que também é adequada para micro-ondas, inovação que desenvolveu em colaboração com o seu fornecedor especialista Platos Tradicionales, com sede em Valência.

No que diz respeito a processos, foi reconhecida a nova rotulagem nos produtos com recurso a um código QR, uma evolução do conhecido código de barras e um grande avanço na eficiência operacional da empresa.

Como explica o Observatório, este tipo de arroz, um prato tradicional valenciano, consiste numa fina camada de arroz que é servido no mesmo recipiente em que foi cozinhado, “o que anteriormente tornava difícil de replicar o seu sabor e textura nos pratos preparados disponíveis no Grande Consumo”. Mas, com este lançamento, o fornecedor Platos Tradicionales conseguiu transferir a experiência deste prato cozinhado na hora para um prato preparado. O segredo está na embalagem, um recipiente metálico concebido e patenteado pelo fabricante, que se destaca por dois motivos: por um lado, permite elaborar o arroz dentro da própria embalagem, conseguindo umas características organoléticas idênticas às de uma preparação caseira e, por outro, é adequada para micro-ondas, pelo que se pode aquecer e comer na própria embalagem, facilitando o seu consumo fora de casa.

Relativamente aos processos, o Observatório de Inovação em Grande Consumo reconheceu a Mercadona, na sua oitava edição, pela implantação de um código QR nos seus produtos, que substituirá o tradicional código de barras, sendo a primeira cadeia de distribuição a implementá-lo. Este novo sistema de rotulagem, que foi desenvolvido em colaboração com a AECOC, associação de fabricantes e distribuidores de Espanha, contribui para aumentar a eficiência operacional da empresa e, como indicam os peritos, “trata-se do primeiro passo para a adoção massiva do código QR no Grande Consumo”.

Este novo código tem uma dupla funcionalidade de oferecer informação ao consumidor, direcionando-o para uma página com sugestões sobre como cozinhar e consumir o produto, e também para a empresa, ao incluir em cada produto informação útil, como datas de validade, lotes, fornecedor e peso exato. Isto permite vincular cada produto ao seu fornecedor, melhorando o controlo da rastreabilidade; garantir Segurança Alimentar, ao certificar-se digitalmente que não passam pela caixa produtos fora de validade; aumentar a eficiência na loja, ao permitir reetiquetar produtos perto da sua data de validade sem que seja necessário voltar a pesá-los, e até afinar os processos de gestão de stock.

Atualmente, a Mercadona implementou este novo QR em produtos da secção do talho, tanto em Portugal como em Espanha, e prevê incluí-lo nas secções de Peixaria e Frutas e Legumes ao longo de 2025.

 

Projeto Acelerar o Norte lança plataforma online de acesso livre e gratuito

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da maturidade digital do ecossistema empresarial da região, o projeto Acelerar o Norte lança a Academia Digital, que é uma plataforma online, de acesso livre e gratuito, dirigida a pequenos empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas que procuram adquirir ou melhorar as competências na área digital.

Os conteúdos da Academia estão divididos em vários cursos, abrangendo temáticas como presença digital, posicionamento da marca online, criação de site, redes sociais para o negócio, vendas online ou obrigações legais na internet, entre outras.

Cada curso está estruturado em vários módulos, com aulas em vídeo, materiais de apoio, infografias e casos práticos, que permitem aprofundar os temas abordados e ao ritmo de cada um. Ao concluir cada curso, o utilizador pode obter um certificado de conclusão.

O acesso à Academia, já disponível, é feito a partir do site aceleraronorte.pt, mediante registo individual na plataforma. Os utilizadores registados podem aceder aos cursos todas as vezes que precisarem, a partir de qualquer lugar e sem um horário fixo.

Em nota à imprensa, responsáveis da Acelerar o Norte, dão conta que um estudo junto de mais de 600 micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal revelou que a falta de recursos humanos qualificados e o desconhecimento sobre novas tecnologias estão entre os principais desafios na transição digital apontados pelos empresários da região.

Recorde-se que o projeto está também a promover ações de capacitação em várias localidades do Norte do país, incluindo em Famalicão. Ao todo são mais de 200 workshops em regime híbrido, que agora ganham um complemento com a Academia Digital.

O Acelerar o Norte vai apoiar, até ao final de 2025, perto de 9 mil empresas com vouchers de até 2 mil euros em serviços digitais. No entanto, a expetativa é que, através das ações de sensibilização e de capacitação que o projeto está a realizar, e agora com a Academia Digital, seja possível impactar mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas da região Norte, contribuindo para a melhoria da maturidade digital do ecossistema empresarial da região.

Presidente da ANAFRE «chocado» com veto de Marcelo à desagregação de uniões de freguesia

«Perplexo e chocado», é assim que se sente o presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, a respeito do veto do Presidente da República à desagregação de freguesias, o que fez o diploma regressar ao Parlamento.

Jorge Veloso diz que nada o fazia prever, pelas declarações entretanto dadas por Marcelo Rebelo de Sousa, e que tal posição «prejudica autarcas e populações» e vai «contra todo o trabalho que os deputados tiveram na Assembleia da República».

Recorde-se que Presidente da República vetou, esta quarta-feira, o decreto de desagregação de 135 uniões de freguesia que iriam repor 302 autarquias locais. Marcelo Rebelo de Sousa tem dúvidas quanto à transparência do processo e à capacidade de aplicação do novo mapa. Em nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, diz que uma das razões para o seu veto é «a capacidade para aplicar as consequências do novo mapa já às eleições autárquicas de setembro ou outubro deste ano, daqui a pouco mais de seis meses».

Recorde-se que a desagregação de freguesias foi determinada por decreto aprovado pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN. O IL votou contra e o Chega absteve-se.

Sobre a “transparência pública”, o chefe de Estado diz que surgiu pelos «seus avanços e recuos, as suas contradições, as hesitações e sucessivas posições partidárias, a inclusão e a exclusão de freguesias, e, sobretudo, o respeito rigoroso dos requisitos técnico-legais a preencher».

Compete, agora, ao Parlamento confirmar ou não o decreto aprovado a 17 de janeiro. No concelho de Famalicão estava contemplada a separação de Ruivães e Novais, Gondifelos, Cavalões e Outiz, Esmeriz e Cabeçudos, além de Avidos e Lagoa.