Covid-19: Membros de mesas de voto e funcionários de juntas vacinados hoje com dose de reforço

Segundo um comunicado conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério da Administração Interna divulgado na quinta-feira, a vacinação no dia de hoje fica dedicada a este universo, “convocado por SMS, através de agendamento central”.

Para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, haverá senhas digitais, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa.

O coordenador do plano de vacinação, Carlos Penha-Gonçalves, coronel do exército, disse à Lusa que o número de pessoas elegível neste caso está estimado em 90 mil, que representa o universo da capacidade vacinal de um dia, razão pela qual os centros de vacinação vão estar dedicados exclusivamente a este processo associado às eleições legislativas.

Apesar da estimativa inicial ser de cerca de 90 mil pessoas, Penha Gonçalves disse ser mais difícil quantificar as pessoas que estão no apoio ao ato eleitoral do que as que estão nas mesas de voto.

“Alguns vão ser convocados por SMS, mas como este universo é um pouco indefinido, há suplementarmente um mecanismo para que as pessoas possam aceder à vacinação, pedindo uma senha digital”, através do portal da Direção-Geral da Saúde, disse.

O Governo anunciou na quinta-feira que a Administração Eleitoral está a recolher informações junto das câmaras municipais e juntas de freguesias relativas à identificação dos membros das mesas de voto e funcionários das juntas que prestam apoio ao ato eleitoral, que pretendam receber o reforço da vacina.

Estão previstas 16.427 mesas de voto para estas eleições legislativas antecipadas, das quais 2.606 no dia do voto antecipado em mobilidade.

As eleições legislativas decorrem em 30 de janeiro, mas os cidadãos recenseados podem votar antecipadamente, no dia 23 de janeiro, numa mesa de voto em mobilidade escolhida por si, desde que o requeiram, o que pode ser feito através do portal www.votoantecipado.mai.gov.pt, entre 16 e 20 de janeiro.

O Governo prevê que nas eleições legislativas haja um número de cidadãos confinados semelhante ao das últimas presidenciais, cerca de 380 mil.

Famalicão: Atropelamento em passadeira da Avenida do Brasil

Uma pessoa foi, na tarde desta quinta-feira, atropelado numa das passadeiras da Avenida do Brasil, em Famalicão.

O atropelamento deu-se cerca das 15h40, no sentido Guimarães – Famalicão, numa zona recentemente semaforizada.

Os meios de socorro já foram acionados para o local.

Famalicão: Dois feridos em despiste de carrinha na N206

Duas pessoas ficaram feridas, na sequência do despiste de um veículo ligeiro de mercadorias, cerca das 06h00 desta quinta-feira, em plena estrada nacional 206, em Gavião.

Para o socorro foram acionadas as duas corporações de bombeiros da cidade e as vítimas. Depois de desencarceradas foram encaminhadas para o hospital local.

Imagem: BVFamalicão

Desemprego desce em Vila Nova de Famalicão

A taxa de desemprego desceu no concelho em Vila Nova de Famalicão, segundo os dados mais recentes do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Atualmente o território conta com 3 642 desempregados, menos 87 face ao mês de fevereiro.

A maioria dos desempregados já possui experiência no mercado de trabalho e estão, por isso, inscritos no Centro de Emprego à procura de uma nova oportunidade.

Portugal: Postos de combustível começam a cobrar por ar e água

Já há postos de combustível em Portugal a cobrar por ar e água. A prática foi tornada pública nas redes sociais, através de clientes que foram surpreendidos com o método de cobrança, quando necessitaram de colocar ar nos pneus.

Segundo os relatos, esta é uma prática para já exclusiva no nosso país de uma grande marca de gasolineiras. Segundo o tarifário afixado no equipamento, um euro dá acesso a 5 minutos de utilização do serviço.

A situação está a gerar alguma revolta nas redes sociais, uma vez que este é um serviço até então sempre foi disponibilizado pelos postos de abastecimento sem qualquer tipo de custo associado.

Hoje há Batalha das Flores em Barcelos

Barcelos vive neste feriado o segundo dia da Festa das Cruzes.

O ponto alto da programação para hoje é a Batalha das Flores que, este ano, conta com a presença de 32 associações, orientadas pelo tema “Liberdade”.

A batalha inicia-se às 15h00 pela Rua Cândido da Cunha, seguindo pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida da Liberdade e Avenida Dr. Sidónio Pais.

Famalicão: Comunidade de Pousada de Saramagos cumpre a tradição do levantamento do pau

Na manhã desta quarta-feira, dia 1 de maio, em Pousada de Saramagos, Famalicão, cumpre-se a tradição do levantamento do pau.

A iniciativa acontece sempre em pleno dia do trabalhador. Um grupo de homens junta-se e fica responsável pelo levantamento de um mastro com a inscrição alusiva a este dia.

Apesar do falecimento do mentor da iniciativa, a tradição continua a ser mantida pela comunidade de Pousada de Saramagos que, desta forma, aproveita o momento para confraternizar.