Famalicão: Estacionamento provisório nos terrenos da antiga central de camionagem encerra esta quinta-feira

A zona de estacionamento provisória, localizada nos terrenos da antiga Central de Camionagem, criado para minimizar a diminuição de oferta causada pelas obras de renovação do centro urbano, encerra partir desta quinta-feira.
A Câmara Municipal anuncia que com as obras de requalificação urbanística a entrar na reta final, e com os parques encerrados por via dessa intervenção já reabertos, os terrenos arrendados para o efeito são devolvidos aos proprietários privados.

A cidade, recorda o Município, é servida por cerca de 1500 lugares de estacionamento gratuito localizados na zona central. O renovado antigo campo da feira disponibiliza 83 lugares para veículos motorizados junto à Praça – Mercado Municipal e 75 lugares no topo sul do mesmo parque, junto à Avenida José Manuel Marques. Também se encontram disponíveis mais de 80 lugares da Praça D. Maria II.

Para além destes, os famalicenses têm cerca de 800 lugares no parque do Campo da Feira (exceto à quarta-feira) e 347 lugares no parque junto à entrada do Parque da Devesa, na zona da Central de Camionagem.

 

Famalicão: Teatro está de volta com a peça “A Taberna da Esperança”

O festival da ACV “Vamos ao Teatro” prossegue no próximo sábado, com a comédia “A Taberna da Esperança”, a cargo do GTAV – Grupo de Teatro da Aldeia Verde de Lazarim (Lamego), que já esteve noutras edições do festival. O espetáculo, de entrada livre, tem início às 21h30.

A peça do passado sábado, intitulada “Mar de Ilusões”, em cena desde o ano 2000, foi apresentada pela Companhia de Teatro Montes da Senhora, de Proença-a-Nova. Foi a primeira vez que a companhia marcou presença em Vermoim. A sala do salão paroquial encheu-se com mais de 190 espetadores, que vibraram com a energia, humor e criatividade deste grupo.

Famalicão: CDU apresenta propostas para a Assembleia Municipal

A CDU apresentou propostas para a Assembleia Municipal, cuja cabeça de lista é Tânia Silva, atual única deputada. Assim, a CDU pugna para que o público possa intervir no início dos trabalhos, ou seja, por volta das 21 horas, e não no final, que por norma passa da meia-noite. Além disso, defende que tanto as sessões ordinárias como as extraordinárias incluam um período de “Antes da Ordem do Dia”, destinado ao debate e à colocação de questões, que a CDU entende ser forma de garantir a «transparência e a proximidade entre eleitos e a população».

Segundo a CDU, «a Assembleia Municipal deve ser um verdadeiro espaço de debate democrático, de fiscalização efetiva e de representação do interesse público».

Tânia Silva faz, ainda, o balanço do seu mandato nos últimos quatro anos. Diz que a CDU foi a única força política que levou, «de forma consequente e persistente, os problemas reais da população à Assembleia Municipal. Foi a CDU quem deu voz às preocupações com os transportes públicos, à defesa do ambiente e do ordenamento do território face a alterações do PDM, orientadas por interesses privados. Para além disso, exigiu mais apoios para o movimento associativo, denunciou as graves carências habitacionais e defendeu os direitos dos trabalhadores», descreve.

Em contato com a população na Feira Grande de S. Miguel, Tânia Silva e Sílvio Sousa ouviram as preocupações das pessoas e deixaram propostas para os órgãos a que se candidatam. O objetivo comum é fazer da CDU «voz firme e consequente na defesa de uma política local, de justiça social, participação democrática e desenvolvimento ao serviço de todos».

Famalicão: Programa da Iniciativa Liberal «não aumenta despesa e devolve impostos»

“Construir Vila Nova”, o programa eleitoral da Iniciativa Liberal está, desde esta segunda-feira, disponível no site, redes sociais da Iniciativa Liberal Famalicão e através do seguinte link https://drive.google.com/file/d/1oCWKeVGi0tk_4-f3FrzYo1–7UjyHwsK/view?usp=drive_link

As propostas da IL para o ato eleitoral de 12 de outubro resultam «do contributo de vários membros e simpatizantes da IL Famalicão, bem como das propostas recolhidas no formulário digital disponibilizado aos famalicenses». O candidato à presidência da Câmara manifesta o seu «orgulho» por apresentar um programa eleitoral «que não aumenta a despesa da câmara municipal, devolve impostos aos famalicenses» e tem como «grande desígnio transformar os nossos jovens nos melhor preparados à escala nacional».

Em comunicado, Paulo Ricardo Lopes diz tratar-se «de um documento robusto que materializa o trabalho de meses e mostra que estamos preparados para assumir as responsabilidades que os famalicenses nos quiserem dar».

A candidatura da IL diz-se focada «em Construir Vila Nova, uma Vila Nova de Oportunidades, com uma câmara mais eficiente, menos impostos e tornar Famalicão um campeão nacional ao nível da educação».

Das várias medidas, a IL propõe o corte 20% no orçamento das grandes festas; a redução do IMI para a taxa mínima já em 2026; o reforço da aposta nas creches em parceria com as IPSS, começando por calcular o número de vagas em falta; a introdução de Literacia Financeira no 1º ciclo; tornar Famalicão “champions” nos licenciamentos; a defesa de uma PPP para a gestão do Hospital; a defesa da criação da área Metropolitana do Minho; e um Parque Infantil no Parque da Devesa.

 

 

Famalicão: Projeto comunitário para integrar culturalmente comunidades imigrantes de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos

A comunidade de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos vai receber um projeto de cocriação comunitária, na área da música, com direção artística da Ondamarela. A sessão de apresentação de “Performance de Comunidade” está marcada para o dia 2 de outubro, às 19h00, na Casa do Povo de Lousado.

Depois deste primeiro contacto, será desenvolvido um conjunto de sessões comunitárias para preparar uma performance inspirada nos sabores, sons, memórias e desejos partilhados durante estes encontros. A estreia está já marcada para dia 31 de janeiro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

Integrado no programa municipal Há Cultura 2024-2027, o projeto será desenvolvido no território de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos entre outubro deste ano e janeiro de 2026, tendo em vista a integração cultural de comunidades imigrantes destas freguesias.

A iniciativa é promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão, em coprodução com o Teatro Narciso Ferreira e em parceria com a Comissão Social Inter-Freguesias das três freguesias; tem o cofinanciamento da União Europeia, através do Programa Regional NORTE 2030.

Famalicão: Primeiro livro da coleção “Identidade(s) Famalicão” apresentado sábado

O livro “Vilarinho das Cambas – História e Memória de uma Comunidade Paroquial” vai ser apresentado na noite do próximo sábado, pelas 21h00, na Igreja Paroquial, sessão que é de entrada livre. A publicação faz parte da coleção “Identidade(s) Famalicão” que pretende divulgar investigações consistentes sobre o concelho de Vila Nova de Famalicão, trazendo-as para o espaço público e contribuindo para novas investigações e uma compreensão mais alargada do território e da identidade local.

Da autoria de Diogo Cardoso, jovem investigador natural da freguesia, obra é o primeiro volume da coleção “Identidade(s) Famalicão”, promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

A obras percorre a trajetória evolutiva de Vilarinho das Cambas, explorando a dimensão histórica, cultural e religiosa. Entre os temas, destacam-se a possível existência de um mosteiro medieval, a transformação e reconfiguração dos espaços paroquiais ao longo dos tempos e os processos subjacentes às obras do século XX. A publicação também inclui uma análise comparativa com outras freguesias do concelho e áreas circundantes, permitindo identificar linhas de continuidade e redes de influência no plano arquitetónico, cultural e religioso.

Famalicão: Criança de 10 anos desaparecida desde Julho encontrada em Delães numa casa abandonada

A Polícia Judiciária localizou, esta segunda-feira, em Delães, Famalicão, uma criança de 10 anos que tinha sido raptada pelo pai no passado mês de julho, em Guimarães.

Segundo avança o Correio da Manhã, o menor foi encontrado numa casa abandonada, conhecida por ser frequentada por toxicodependentes. A criança apresentava ferimentos e encontrava-se debilitada.

Foi transportada de imediato para o Hospital de Famalicão.

O caso continua a ser investigado pelas autoridades.