Famalicão: Camilo vai ter casa cheia esta sexta e sábado

A 6.ª edição dos Encontros Camilianos realiza-se no Centro de Estudos Camilianos no próximo fim de semana, dias 14 e 15 de outubro, com casa cheia. Esta iniciativa coincide, este ano, com a celebração dos 100 anos de abertura ao público da Casa-Museu de Camilo.

O evento, que se debruça sobre a promoção da obra de Camilo Castelo Branco, arranca esta sexta-feira, com a realização de um roteiro camiliano ao centro histórico de Braga, durante o qual serão evocados episódios biográficos do novelista e lugares ou edifícios frequentados por Camilo que serviram de cenário para as suas produções ficcionais. À noite, pelas 21h30, o GRUTACA apresenta “Entre a flauta e a viola”, uma peça de teatro cómico de Camilo Castelo Branco, no auditório do Centro de Estudos.

Os trabalhos do segundo dia dos Encontros Camilianos arrancam às 09h30. A conferência inaugural será moderada pelo docente João Paulo Braga, da Universidade Católica de Braga, e contará com a intervenção de Eunice Maria Ribeiro, da Universidade do Minho, que abordará o tema “Retratos Camilianos: aproximações e enigmas”.
Pelas 10h30, segue-se a inauguração da exposição “A tebaida do Mestre de Seide – 100 anos de memórias de uma casa-museu”, que explora os factos mais importantes relacionados com o pulsar da Casa Museu de Camilo desde 15 de outubro de 1922 até à atualidade.

As comunicações em torno de Camilo prosseguem às 11h00. Segue-se um almoço com ementa camiliana, às 13h00, e a conferência de encerramento, pelas 14h30, com a apresentação de Maria de Fátima Marinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre o tema “Camilo Castelo Branco: da figura controversa às controversas figuras” e a apresentação do livro “Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos”.

A apresentação da Casa-Museu como sede do projeto “Camilo – Rotas do Escritor” está agendada para as 16h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos. Pelas 16h30 haverá ainda lugar para uma visita guiada à Casa-Museu de Camilo.

O projeto “Camilo – Rotas do Escritor”, como ponto alto dos Encontros Camilianos deste ano, conta com o envolvimento de outras instituições, além das famalicenses, e cidades do norte do país com forte ligação histórica ao romancista, como Braga, Porto e Ribeira de Pena. O objetivo é materializar e potenciar uma rota literária em torno do património vivencial, literário e arquitetónico camiliano.

Promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo para a melhor promoção e divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, é um dos grandes propósitos dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.

3 Comments

Deixe um comentário

Mobiave faz ajustes em Famalicão: Há novas rotas e mais paragens para um melhor serviço

A rede de transportes Mobiave vai sofrer alterações a partir desta segunda-feira, 12 de maio, em Vila Nova de Famalicão. As mudanças têm como objetivo melhorar o serviço prestado aos passageiros, com especial atenção ao público escolar.

A linha 450, que liga Pedome (Ponte de Serves) à Escola Bernardino Machado (Joane) via Mogege, passará agora a circular pela Rua de Pipe, Rua 25 de Abril e Avenida Bernardo Guimarães. Com este novo trajeto, são incluídas quatro novas paragens: Bouças, Montebelo, Fontainhas e Portela.

Já a linha 462, que faz a ligação entre Lousado (Pé de Prata) e a Escola Dr. Nuno Simões (Calendário) via Esmeriz, será estendida até à paragem Escola D. Sancho I, que passa a ser o novo ponto de partida e de chegada.

Em consequência da ampliação dos percursos, os horários destas duas linhas também foram ajustados.

Famalicão: Operário é campeão e sobe à Honra

O Operário FC sagrou-se, este domingo, campeão da série A da primeira divisão da AF Braga e, na próxima época, vai jogar na divisão de honra.

Tudo se decidia na última jornada entre a equipa de Mões e do GD Fradelos. Com um ponto de vantagem, o Operário venceu, 2-1, a AD Gondifelos, pelo que de nada valeu a goleada do Fradelos, 3-6, em Mouquim.

O pódio desta divisão fica fechado com o Carreira, com 47 pontos, menos dois que o segundo e a três do campeão.

Limpeza de vegetação vai causar condicionamentos no trânsito em Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, irá proceder à limpeza da vegetação nos separadores centrais de várias avenidas da cidade.

Os trabalhos irão decorrer na Av. Marechal Humberto Delgado, Av. dos Descobrimentos, Av. Carlos Bacelar, Av. do Brasil, Av. de França e Av. Pinheiro Braga.

Durante a intervenção, poderão registar-se alguns condicionamentos de trânsito, pelo que se recomenda atenção redobrada e, sempre que possível, a escolha de vias alternativas.

Famalicão: Equipa feminina garante play-off de manutenção

O FC Famalicão foi vencer, 0-2, ao Estádio Nacional e garantiu o play-off de manutenção na Liga BPI.

Depois de em grande parte da época andar nos últimos lugares, a equipa de Rita Castro e Silva fez uma ponta final de grande qualidade e muitos pontos que a levaram ao nono lugar, com 23 pontos. É esta posição que permite evitar a despromoção direta, por via do play-off de manutenção.

No jogo da última jornada, com o Rancing Power, os golos surgiram na segunda parte, por Karol Cardozo e Rita Dias.

O Famalicão partia para esta última jornada com um ponto a mais que o Estoril, adversário direto na luta pelo play-off, e acabou com mais quatro. As estorilistas foram goleadas, 6-2, pelo Valadares Gaia.

Estoril, Clube Albergaria e Vilaverdense descem de divisão. O campeão, há muito encontrado, é o Benfica.

Famalicão: Diogo Costa é campeão em Singapura

O jovem jogador famalicense festejou o título nacional de Singapura, ao serviço do Lion City Sailors.

Diogo Costa, defesa esquerdo, está emprestado pelo FC Famalicão a este clube pelo qual também vai lutar pela Champions Asiática Dois, com a final a ser disputada contra o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos.

Festa da Flor e Batalha das Flores motivam cortes de trânsito no centro da cidade

A realização da Festa da Flor e da tradicional Batalha das Flores vai implicar alterações ao trânsito e ao estacionamento no centro de Famalicão, especialmente, na tarde deste domingo.

De acordo com a autarquia, entre as 13h00 e as 19h00, vai ser proibida a circulação nas seguintes artérias: Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Alameda D. Maria II, Rua D. Pedro V, Rua José Gomes de Matos, Rotunda D. Sancho e Avenida José Manuel Marques.