Famalicão começa segunda fase da Liga Revelação em casa do Estrela da Amadora

A equipa de sub-23 do FC Famalicão inicia a segunda fase da Liga Revelação em casa do Estrela da Amadora, seguindo-se a receção ao Benfica.

Depois do terceiro lugar na zona Norte, a equipa vai, agora, medir forças com cinco adversários, numa competição em que as equipas disputam dois jogos entre si – uma na condição de visitada e outro na qualidade de visitante. Esta fase tem início a 31 de janeiro e estes seis clubes já têm presença garantida na Taça Revelação.

Na primeira volta, e depois do Benfica, na segunda jornada, segue-se o Vizela, a receção ao Braga e a visita ao Estoril.

Deixe um comentário

Famalicão: Câmara Municipal constrói nova rotunda na VIM

Ao final da tarde da próxima segunda-feira, pelas 17 horas, será assinado o auto de consignação para a construção de uma nova rotunda na Via Intermunicipal de ligação a Mogege.

A obra tem um prazo de execução de 120 dias e implica um investimento municipal de mais de 600 mil euros.

A nova rotunda será implantada no cruzamento existente na VIM com saídas para Monte Alvar e para a Igreja de Mogege. Será construída na interseção da Avenida de São Medard D’Eyrans, VIM e Avenida da Restauração, na freguesia de Mogege.

Famalicão: «Somos um clube corajoso»

O FC Famalicão é o terceiro clube da I Liga que mais jogadores utilizou – 7 – com idade igual ou inferior a 20 anos. Estes números constam do mais recente estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal Betclic, que analisou dados relativos à utilização de jogadores sub-20 na temporada 2024/25 na Liga Portuguesa e nos principais campeonatos do futebol europeu (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França).

Sobre este ranking e a aposta em novos talentos, o treinador do Famalicão fala na coragem que é precisa «para abrir as portas aos mais jovens. É preciso acreditar no talento num tempo em que, muitas vezes, nos protegemos… para não correr riscos, para alcançar objetivos quantitativos – que também queremos -, mas sem medo do talento e da juventude. Obviamente que nos deixa felizes saber que somos um clube corajoso».

Palavras proferidas ao início da manhã desta sexta-feira, na antevisão ao jogo com o Santa Clara. Hugo Oliveira considera, ainda, que a aposta em jovens «faz parte do ADN do clube, daquilo que é o projeto e o desenvolvimento. Obviamente, quando temos talento temos de abrir portas. Seja ao que cresce dentro de portas, quer ao que está fora e possamos estar atentos para o encontrar e desenvolver». No entanto, avisa que o fator idade «nunca será preponderante para jogar. O importante é o potencial e a qualidade».

O treinador do Famalicão reforça uma ideia muitas vezes repetida pelo presidente da SAD, Miguel Ribeiro. «Desenvolver jogadores faz parte do projeto do clube. Sempre foi assim e vai continuar a ser. É importante que se encaixe no puzzle o projeto do clube, o treinador, a exigência e o talento, mas há muito para se desenvolver» porque, reitera, «temos que continuar a aprender e o processo é de desenvolvimento. Só assim o futuro será melhor».

Ainda sobre o estudo, Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Pedro Bondo, Yassir Zabiri, Ibrahima Ba, Otso Liimatta e Leonardo Oliveira são os responsáveis por colocar o emblema famalicense num patamar de relevo no que toca à valorização de jovens talentos. Só o Sporting e Braga superam o emblema famalicense na utilização de jogadores dentro daquela faixa etária. Individualmente, é destaca a preponderância de Gustavo Sá. O médio criativo faz parte do top 10 de jogadores sub-20 com mais assistências nos principais campeonatos do futebol europeu, tendo servido os colegas de equipa em seis ocasiões.

Famalicão: Torneio de futebol 7 no Louro

Até 15 de junho, o Grupo Desportivo do Louro aceita inscrições para o Torneio 24 Horas de futebol de 7. É permitida a participação de 20 elementos por cada equipa, com o valor de inscrição, por cada pessoa, de 10 euros. O torneio começa às 22 horas do dia 4 de julho e termina, à mesma hora, no dia seguinte.

As inscrições devem ser feitas nas instalações do clube.

Famalicão: AD Valongo confirma Raul Meca

A Associação Desportiva de Valongo confirmou, esta manhã, o regresso a casa de Raul Meca. O treinador, que serviu com sucesso o Riba d´Ave nas últimas cinco épocas, regressa ao clube onde nasceu, como jogador, para o hóquei em patins.

Meca, que também foi atleta do Riba d´Ave, assumiu a condição de treinador na época 2020/2021 e desde, então, gravou o seu nome na história do clube, com uma subida à 1.ª divisão e quatro épocas consecutivas entre os melhores emblemas nacionais. Há, também, a participação no play-off de apuramento de campeão nacional, na época passada, e a inédita participação nas competições europeias onde o clube, por exemplo, jogou uma fase de apuramento da Champions e uma final four da Taça WSE Cup.

Na mensagem de despedida do Riba d´Ave, Raul Meca escreveu que fez tudo o que podia e que sabia. «Entreguei-me a 100% e não deixei nada por fazer ou dizer. Sinto que realizei todos os meus objetivos no Riba, e que fizemos sonhar… e realizamos sonhos. Sinto que não ficou nada por fazer».

Famalicão: Pirilampo Mágico já está à venda

A campanha do Pirilampo Mágico decorre de 9 de maio a 1 de junho de 2025, novamente pela ação da ACIP.

Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, tem por objetivo ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

Quem o pretender adquirir, pelo valor 2,50, pode encontrá-lo em escolas, empresas, à porta dos supermercados e de outro comércio, sobe a orientação da ACIP que é a responsável pela distribuição nos concelhos de Famalicão, Trofa e Lousada.

A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1.

Famalicão: Festival do Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo para celebrar 50 anos

A Praça-Mercado de Vila Nova de Famalicão vai ser palco, na tarde do dia 18 de maio, do festival do Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo, de Calendário.

O evento visa celebrar o seu 50º aniversário. O programa tem início pelas 11 horas, com a receção e concentração no campo da feira dos grupos participantes, a que se seguirá um almoço/convívio.

Pelas 15 horas, na Praça-Mercado, tem início o festival com a atuação do Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo (organizador); Rancho Folclórico de Alenquer – Lisboa; Grupo Etnográfico Rusga de Joane; Grupo Folclórico de São Torcato – Guimarães e o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela – Viana do Castelo. A entrada é livre.