Arranca na Trofa o curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra

O Curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra arranca no dia 13, às 11 horas, com 15 alunos, superando as expectativas dos impulsionadores que são a Câmara Municipal da Trofa, o Serviço de Formação do Porto e o Serviço de Emprego de Santo Tirso.

Este curso, que preserva a herança dos santeiros de S. Mamede do Coronado, vai decorrer na antiga escola de Feira Nova.

Uma das particularidades do curso será o envolvimento dos mestres santeiros no lecionamento de aulas teóricas e práticas, para proporcionar aos formandos o domínio das técnicas tradicionais de escultura e pintura de arte sacra.

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

Promover na região a preservação da arte dos santeiros – escultores e pintores que produzem imagens de vulto devocionais para locais de culto é um dos principais desígnios do curso. A produção de arte sacra representa um importante legado específico e original para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Casting para Desfile de Moda, dia 25 de maio

A ACIF – Associação Industrial e Comercial de Famalicão, em parceria com a Agência Impact Models e o Município de Famalicão, está a organizar um desfile de moda que irá acontecer no Museu da Indústria Têxtil de Famalicão, no dia 29 de junho, pelas 21h30.

A iniciativa vai contar com o apoio de comerciantes e empresas parceiras do concelho, sobretudo na área do vestuário e acessórios de moda.

O objetivo passa por contribuir para o crescimento e divulgação da indústria de moda, não só em Famalicão, mas em todo o país.

Casting Oficial para o Desfile

De forma a selecionar modelos para participar no desfile, a Impact Models vai realizar um casting na Casa do Empresário ACIF, no dia 25 de maio, das 14h00 às 19h00, aberto a pessoas de todas as idades.

Para mais informações sobre o casting e o evento, devem contactar a Impact Models através do e-mail info@impactmodels.pt ou do telemóvel 912 389 171.

Famalicão: Mercado das Camélias na Casa do Empresário ACIF

A 1ª Edição do Mercado das Camélias vai acontecer no dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 19h00, na Casa do Empresário ACIF, em Vila Nova de Famalicão.

Esta é uma iniciativa que resulta de uma ideia de duas jovens famalicenses e que vai acontecer em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de V.N. Famalicão.

O evento é uma forma de celebração das marcas mais procuradas e exclusivas da região em diferentes áreas de atividade como vestuário, têxteis-lar, casa, bikinis, alimentação, entre outros.

Marcas de Famalicão, Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim e Porto já confirmaram a presença no Mercado que será motivo de atração para famalicenses e visitantes de várias cidades vizinhas.

Famalicão: Réplica 8.3 encerra oitava edição do Observatório de Cinema de Famalicão

Nos dias 10 e 11 de maio cai o pano sobre a oitava edição do Close-UP – Observatório de Cinema de Famalicão. Sob o mote Infância e Juventude, chega o aclamado Close, de Lukas Dhont, na noite de 10 de maio, às 21h30; O Invicto, de Satyajit Ray, a 11 de maio, às 17h30. O primeiro, é apresentado pela crítica de cinema e jornalista Susana Bessa, e o segundo comentado por Teresa Garcia, realizadora e diretora da associação Os Filhos de Lumière. O Panda do Kung Fu 4 é a sessão para famílias na tarde de sábado, às 15 horas. Estes filmes serão exibidos no pequeno auditório da Casa das Artes.

Uns dias antes, a 7 de maio, às 10 horas, o Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave recebe Calamity, de Rémi Chaé, filme para as escolas do 1.º e 2.º ciclos.

Mais informações em closeup.pt.

Bilheteira: geral: 2 euros; cartão quadrilátero: 1 euro; entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes

Ramiro Brito é o novo presidente da AE Minho

Ramiro Brito, CEO do Grupo Érre, foi eleito, na passada terça-feira, presidente da Associação Empresarial do Minho (AEMinho), na Assembleia Geral que decorreu nas instalações do IPCA, em Braga.

Depois de, nos últimos três anos, ter exercido o cargo de primeiro vice-presidente da associação, Ramiro Brito sucede a Ricardo Costa, mantendo o foco de «corporizar o Minho como um motor de desenvolvimento económico do país».

Natural de Braga e licenciado em Relações Internacionais, Ramiro Brito é empresário há mais de 20 anos, atuando em várias áreas de negócio, como as Tecnologias de Informação, a Consultoria de Ambiente, Sistemas de Informação Geográfica e Design e Comunicação.

Os órgãos sociais eleitos contam com a recondução de José Teixeira (DST) como presidente da Mesa da Assembleia Geral, Helena Paínhas (Paínhas) como presidente do Conselho Fiscal e Ricardo Costa (Bernardo da Costa) que passa a presidir ao Conselho Geral.

A nova comissão executiva foi alargada a oito elementos, sendo constituída por Ramiro Brito, como presidente, Ricardo Salgado (DSTelecom) como 1º vice-presidente, Isabel Carneiro (Nau Verde), Gonçalo Pimenta de Castro, Patrícia Santos (ZOME), Nuno Mota (Banco BIG), João Pinho de Almeida (Encontre) e Graciete Lima (Infinit Label) como vice-presidentes.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais acontecerá por ocasião da celebração do terceiro aniversário da AEMinho, este ano com o fórum “Estado da Arte”, subordinado aos temas da inteligência artificial e da humanização da tecnologia, em Guimarães, a 24 de maio.

Hoje há Batalha das Flores em Barcelos

Barcelos vive neste feriado o segundo dia da Festa das Cruzes.

O ponto alto da programação para hoje é a Batalha das Flores que, este ano, conta com a presença de 32 associações, orientadas pelo tema “Liberdade”.

A batalha inicia-se às 15h00 pela Rua Cândido da Cunha, seguindo pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida da Liberdade e Avenida Dr. Sidónio Pais.

Famalicão: Ymotion arranca com ciclo formativo

A 10.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão arrancou no passado sábado, numa sessão que juntou atores, cineastas, críticos de cinema e o júri do festival, que tem como madrinha desta edição a atriz Isabela Valadeiro.

O festival vai decorrer de 4 a 7 de dezembro, mas o período para a submissão das curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos decorre entre 11 de maio e 15 de outubro em www.ymotion.org.

Até há realização do festival vão decorrer várias iniciativas. É o caso do ciclo formativo que começa no dia 13 de maio, composto por seis workshops e masterclasses gratuitas, que decorrem até ao dia 18 de maio, com temas como a “Escrita de Argumento para Cinema”, “Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã”, ou uma “Oficina Prática de Direção de Fotografia” entre outros. As inscrições serão abertas dia 3 de maio, no site da Juventude de Famalicão em www.juventudefamalicao.org e no site do festival em www.ymotion.org.

A novidade desta edição é o prémio ‘Cineasta do Futuro’, dirigido aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico das escolas que integram o Plano Nacional de Cinema, «e que os incentiva a explorar o mundo do cinema com entusiasmo e dedicação», apontou Luísa Azevedo, vereadora da Juventude do Município de Famalicão na apresentação do festival.

Esta edição tem nove categorias a concurso: à melhor curta-metragem será atribuído o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; haverá prémios para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, melhor documentário, o melhor filme de animação, o filme preferido do público; a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.

Tal como nas edições anteriores, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos é o presidente do júri da competição, acompanhado por um painel de jurados vindos do universo do cinema, das artes, da literatura e da fotografia: Carla Chambel (atriz e vice presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora, e argumentista).

Outra das novidades desta 10.ª edição é a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”, num tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias de figuras notáveis homenageadas pelo Ymotion, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Inês de Medeiros, entre outros. Este trabalho será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das escolas secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário co-produzido pelo Ymotion.

«Esta iniciativa não só destaca o compromisso do Ymotion com a promoção de talento local, mas também proporcionará uma visão única e apaixonada sobre a evolução do festival ao longo dos anos. Acreditamos que esta abordagem adicionará um toque autêntico e significativo ao 10.º aniversário do festival, tornando-o verdadeiramente memorável», acrescentou Luísa Azevedo.

Ciclo Formativo Ymotion – Programa e Inscrições

13 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop de Escrita de Argumento para Cinema, com Ricardo Leite, na Casa da Juventude de Famalicão.

14 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã, com Laura Gonçalves, na Casa da Juventude de Famalicão.

15 de maio, 14h30 (duração 2h) Masterclass: Financiamento e Angariação de Recursos para Projetos Cinematográficos Jovens, com Manuel Claro, na Casa da Juventude de Famalicão.

16 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Som e Banda Sonora no Cinema: Criar Ambientes e Emoções, com Rui Reininho, na Casa da Juventude de Famalicão.

17 de maio, 14h30 (duração 2h) Oficina Prática de Direção de Fotografia, com Jorge Quintela, na Casa da Juventude de Famalicão.

18 de maio, 15h00 (duração 2h) Workshop de Casting para Cinema, com Jo Monteiro, na Casa da Juventude de Famalicão.