Arranca na Trofa o curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra

O Curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra arranca no dia 13, às 11 horas, com 15 alunos, superando as expectativas dos impulsionadores que são a Câmara Municipal da Trofa, o Serviço de Formação do Porto e o Serviço de Emprego de Santo Tirso.

Este curso, que preserva a herança dos santeiros de S. Mamede do Coronado, vai decorrer na antiga escola de Feira Nova.

Uma das particularidades do curso será o envolvimento dos mestres santeiros no lecionamento de aulas teóricas e práticas, para proporcionar aos formandos o domínio das técnicas tradicionais de escultura e pintura de arte sacra.

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

Promover na região a preservação da arte dos santeiros – escultores e pintores que produzem imagens de vulto devocionais para locais de culto é um dos principais desígnios do curso. A produção de arte sacra representa um importante legado específico e original para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Décima edição do Festival de Cinema Jovem apresentada sábado

Este sábado, dia 27 de abril, às 16h30, na Casa da Juventude, será apresentado o Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai para a 10.ª edição.

Os atores Isabela Valadeiro, Carla Chambel, João Amaral e Lucas Dutra e os jornalistas/críticos de cinema Rui Pedro Tendinha e Tiago Alves são algumas das personalidades da sétima arte que este sábado marcarão presença em Famalicão.

Para além da apresentação do Ymotion’24, a sessão ficará ainda marcada pela inauguração da mostra cinematográfica escolar “Juventude em Foco”, com curtas metragens e projetos premiados nas últimas edições do festival, realizadas por estudantes de Multimédia da Escola Padre Benjamim Salgado, de Joane, e do curso de Audiovisual da Escola Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

Será ainda exibido o Making Of do filme “Revolução (Sem) Sangue”, com a presença do realizador Rui Sousa e de parte do elenco do filme.

Famalicão: Ainda há Mercado do Livro no centro da cidade

O Mercado do Livro, patente no centro da cidade, no âmbito do projeto municipal “Vai à Vila”, ainda está a decorrer. Na tarde desta quarta-feira, às 14h30, há uma sessão de contos – “Os provérbios nunca saem de moda!” – pela Biblioteca Municipal; à noite, às 21h00, há uma Noite Camiliana, com tertúlia evocativa do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, por Sérgio Guimarães de Sousa e João Paulo Braga, com moderação de Elzira Queiroga.

O Mercado do Livro, patente desde o dia 20 de abril, é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que pretende trazer “o livro e a leitura” para o espaço público.
A iniciativa integra, ainda, representantes do mercado livreiro e editorial famalicense, em concreto, com as participações da Livraria Municipal; Livraria Fontenova; Livreiro Arlindo Moreira; Edições Húmus, Editora Centro Atlântico; Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.

Famalicense prepara surpresa no encerramento da comemoração dos 30 anos de Carreira

Este domingo, dia 28 de abril, José Fernando Marques vai assinalar o término da comemoração dos 30 anos de Carreira com um evento ainda envolto em surpresa, pelas 18h45, na Praia das Caxinas, em Vila do Conde.

A principal atração será a pintura ao vivo, aliada a outras vertentes culturais como a música e a dança.

O artista plástico promete “uma obra inimaginável, adequada ao encerramento e à zona envolvente”.

Famalicão: Mercado do Livro até dia 25 de abril no centro da cidade

O livro e a promoção da leitura marcam os próximos dias em Famalicão. O Mercado do Livro está patente nos stands do “Vai à Vila”, no centro da cidade, com exposição e venda de livros, promovidos pela Livraria Fontenova, Livreiro Arlindo Moreira, Edições Húmus, Editora Centro Atlântico, Editorial Novembro, Livraria Municipal e Fundação Cupertino de Miranda.

Também estão previstas apresentações de livros, sessões de contos e de poesia, espetáculos infantojuvenis, entre outros. Destaque para a apresentação do livro “O General que começou o 25 de Abril dois meses antes dos Capitães”, do jornalista João Céu e Silva, este domingo, pelas 15h00, e para a conversa “O 25 de Abril por quem não o viveu – a palavra a dois escritores”, por Isabel Rio Novo e Rui Lage, com moderação de Jorge Reis-Sá, na quarta-feira, precisamente no dia em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, pelas 15h00.

O mercado do Livro funciona Praça D. Maria II na segunda e terça-feira, das 10 às 20 horas; das 10 às 22 horas, este sábado e na próxima quarta-feira (véspera de feriado); das 14 às 20 horas, no domingo e na quinta-feira (feriado).

Trofa: Mulher de 44 anos morre em colisão entre automóveis

Uma mulher morreu, na noite desta sexta-feira, em plena EN104, na zona de Ervosa, na Trofa.

Segundo avança o JN, a vítima, de 44 anos, faleceu na sequência da colisão do carro que conduzia com um outro veículo.

O alerta foi dado por volta das 21h00 e para o socorro foram acionados os B.V. da Trofa, Santo Tirso e VMER de Famalicão.

Deste acidente há ainda registo de ferimentos em dois homens, residentes em Santo Tirso, ocupantes de uma das viaturas envolvidas na colisão, que acabaram encaminhados para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Gala de Fado para tributo e homenagem a Carlos Macedo

A Associação Cultural e Artística Famalicão Fado (ACAFADO) promove, a 17 de maio, uma Gala de Fado de homenagem e tributo a Carlos Macedo. O famalicense, fadista, autor, compositor, intérprete e construtor de guitarra portuguesa está, atualmente, internado na Casa do Artista Amador, em Lisboa. Com 77 anos, Carlos Macedo sofre de Alzheimer.

De entrada livre, o espetáculo decorre na Praça Manuel Sotto Maior (Rua Direita) com as vozes de Pedro Marão, Patrícia Costa, Joaquim Macedo, Lurdes Silva, Mónica Jarimba, Ricardo Freitas e Conceição Guadalupe. O acompanhamento na guitarra portuguesa é de João Martins e Pedro Martins; viola de fado, com João Araújo e Costa Pereira; baixo acústico por Filipe Fernandes.

Esta Gala de Fado conta com o apoio do Município de Famalicão.