Arranca na Trofa o curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra

O Curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra arranca no dia 13, às 11 horas, com 15 alunos, superando as expectativas dos impulsionadores que são a Câmara Municipal da Trofa, o Serviço de Formação do Porto e o Serviço de Emprego de Santo Tirso.

Este curso, que preserva a herança dos santeiros de S. Mamede do Coronado, vai decorrer na antiga escola de Feira Nova.

Uma das particularidades do curso será o envolvimento dos mestres santeiros no lecionamento de aulas teóricas e práticas, para proporcionar aos formandos o domínio das técnicas tradicionais de escultura e pintura de arte sacra.

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

Promover na região a preservação da arte dos santeiros – escultores e pintores que produzem imagens de vulto devocionais para locais de culto é um dos principais desígnios do curso. A produção de arte sacra representa um importante legado específico e original para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Close-Up celebra 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco

O fecho do episódio 9 do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão integra a celebração dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco com duas sessões, uma para o público em geral e outra direcionada ao público escolar do 3º ciclo e secundário.

Foi estabelecido um circuito de ligações entre Camilo, Agustina Bessa-Luís, Manuel de Oliveira e Mário Barroso. “Francisca” é uma das propostas da programação, assim como “Amor de Perdição”.

Esta terceira réplica do episódio 9 do Close-Up inclui ainda uma proposta para os alunos mais jovens do 1º e 2º ciclo com “Da Vinci: O Grande Inventor”, de Pierre-Luc Granjon e Jim Capobianco. Os alunos poderão assistir ao filme na manhã dos dias 5 e 6 de maio, no Teatro Narciso Ferreira.

Os alunos mais velhos, do 3º ciclo e secundário, podem ver “Um Amor de Perdição” de Mário Barroso na tarde do dia 5 de maio.

Para o público em geral está reservado o filme “Francisca” de Manuel de Oliveira, a 17 de maio, às 15h00.

Estudantes, seniores e associados de cineclubes tem entrada gratuita, portadores do cartão quadrilátero pagam 1 euro e para o público em geral a entrada tem um custo de 2 euros.

Famalicão: Festa da Flor com três dias muito coloridos e animados

A Festa da Flor em Vila Nova de Famalicão realiza-se de 9 a 11 de maio, com exposições, oficinas, venda de flores, desfiles, música e gastronomia. Realce para a Batalha das Flores, na tarde do dia 11, e para o concerto de Carolina Deslandes na noite do dia anterior.

Um dos destaques é a exposição de ornamentações florais na Praça 9 de Abril, Rua de Santo António e Praça D. Maria II (topo norte). Na Praça D. Maria II estão as tradicionais tasquinhas regionais para satisfazer o apetite.

Neste período, a Praça D. Maria II será transformada na Praça da Flor, com 19 produtores e vendedores de flores; enquanto que a Alameda D. Maria II será um espaço de ofícios florais, com diversos artífices.

Na sexta-feira, dia 9, nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda decorrerá a arte de “En Plein Air”, com diversos convidados. Enquanto isso decorre, nas ruas da cidade, entre as 10 e as 12 horas, haverá animação com “Swing a song”. Na Praça D. Maria II, às 10h30, oficina de Cerâmica Artística, pela Fundação Castro Alves, para crianças do 1.º Ciclo; às 11h30, oficina de pintura em acrílico, para crianças do 1.º e 2.º Ciclos; às 14h15, oficina de “Flores de Papel”, também para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos. As concertinas vão andar pelas ruas a partir das 15 horas. Pelas 16 horas, as crianças do 1.º Ciclo terão oportunidade de participar numa Oficina de Pintura. Às 18 horas abre no Museu Bernardino Machado a exposição “Flores pela Paz”. Às 21h30, na Praceta Cupertino de Miranda há concerto pela famalicense Helena Fernandes; às 22h30, na Praça D. Maria II, concerto Chão de Estrelas com diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble.

Sábado, dia 10 de maio, entre as 10h30 e as 14h30, na Praça D. Maria II, oficina de iniciação à pintura em aguarela. Oficina “Terrários” às 11h30, Praça D. Maria II. Pelas 14h30, começa o desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. As concertinas voltam a percorrer a cidade, a partir das 15 horas. À tarde haverá mais duas oficinas: “Bordando Flores”, às 15h30, e “Artes decorativas – Pintura de uma peça em terracota”, às 16h30, ambas na Praça D. Maria II. A noite arranca com um concerto, às 20h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com Joaquim Carneiro & Convidados; às 21h30, na mesma Praceta, concerto com Maria Silva; termina, às 22h30, com um concerto por Carolina Deslandes.

O domingo arranca com teatro infantil, e a peça “Bzzzoira Moira”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Será às 10h00, na Praceta Cupertino de Miranda. O ponto alto das celebrações é o desfile da Batalha das Flores que começa às 15h30 e que irá percorrer as ruas da cidade com a participação de um elevado número de associações e grupos famalicenses.

As festas terminam às 18h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com um concerto pela Banda de Famalicão.

Famalicão: Concertos de Pop, Rock e Canções de Abril na Casa do Artista Amador

Já é conhecida a programação da Casa do Artista Amador de Famalicão para esta semana.

Quinta-feira é dia de concerto com Allandeie que traz ao palco o seu novo trabalho discográfico. Canções que tocam o coração e fazem o corpo mexer, tudo num registo onde o Pop se entrelaça com o Soul. A CAA promete um serão de excelência para quem gosta de melodias suaves, com uma voz carregada de sentimento.

A entrada tem um custo de 6 euros e a concerto está agendado para as 22h00.

Na sexta-feira pode celebrar o 25 de abril com os Ecos. O convite é para que se junte ao convívio com o seu farnel para um piquenique ao almoço ou lanche, acompanhado de música e jogos tradicionais. A entrada é gratuita e há serviço de bar com petiscos e bebidas.

Ainda no mesmo dia, às 22h30, António Gil e Vítor Mesquita vão atuar num concerto inspirado nas Canções de Abril de vários autores Portugueses. A entrada tem um custo de 5 euros.

No sábado, os Vímara voltam novamente ao palco da CAA e os Sete Pedras na Mão farão a sua estreia. Espera-se uma noite de Rock Alternativo num espetáculo com entrada a 5 euros.

Pode fazer a sua reserva através do WhatsApp pelo 969 489 422.

Famalicão: Liberdade FC com 4 atletas no pódio do Campeonato Regional de KM Jovem

Decorreu no último sábado, em Braga, no Estádio 1º de Maio, o Campeonato Regional de KM Jovem, um evento que definiu os Campeões Distritais nessa distância.

A equipa Liberdade FC participou na prova e teve em destaque vários atletas, entre eles, Leonor Monteiro, terceira classificada no escalão Infantis, Carolina Faria e Gabriel Abreu, ambos na segunda posição em Iniciados e Maria Rodrigues, segunda classificada no escalão Juvenis.

Trofa: Candidaturas para o Prémio Matilde Rosa Araújo podem ser feitas até 31 de maio

Decorrem até ao dia 31 de maio, as inscrições para o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2025, um dos mais importantes concursos literários dedicados à Literatura Infantil em língua portuguesa.

Com mais de duas décadas de história, o concurso tem como principais objetivos incentivar a produção literária, promover a língua portuguesa como instrumento de expressão cultural comum entre os países da CPLP e homenagear o legado de Matilde Rosa Araújo, figura incontornável da literatura infantil portuguesa.

O concurso está aberto a pessoas maiores de idade, legalmente residentes há mais de dois anos em países lusófonos. Os interessados podem entregar os seus trabalhos em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio registado, com aviso de receção.

Os prémios são atribuídos nas categorias de conto literário e ilustração, sendo que o melhor conto e melhor ilustração recebem 2.500 euros cada. O conto vencedor será ilustrado pelo autor da melhor ilustração, permitindo a sua posterior publicação e lançamento nacional.

O regulamento completo pode ser consultado nos sites da Câmara Municipal da Trofa e do Instituto Camões. Para mais informações, os interessados podem contactar através dos emails: geral@mun-trofa.pt e geral@camoes.mne.pt

Famalicão: Festival de música do Louro ganha nova energia

O Laurus Nobilis, festival que há uma década dá voz à música alternativa e mais pesada do panorama europeu, passa a ter uma nova identidade. Este festival, que se realiza no Louro, passa a chamar-se oficialmente CEVE Laurus Nobilis, resultado de uma parceria estratégica entre a Associação Ecos Culturais do Louro e a Cooperativa Eléctrica do Vale d`Este.

A edição comemorativa dos 10 anos decorre de 18 a 20 de julho, mantendo-se na Casa do Artista Amador e nos terrenos envolventes. Serão 32 bandas, 18 das quais internacionais, para celebrar a música alternativa, o metal e as suas vertentes. Entre os nomes confirmados, destacam-se os suecos Dark Funeral e Soen, e os holandeses Carach Angren.

A nova designação, segundo a organização, «reforça o compromisso com a cultura, o território e a sustentabilidade. O CEVE Laurus Nobilis não é apenas um festival. É uma plataforma de expressão artística, uma força agregadora da comunidade e, agora, um símbolo de cooperação entre cultura e energia».

A CEVE, com 95 anos de história e uma forte aposta na sustentabilidade e desenvolvimento local, associa-se agora ao festival, «unindo a energia da música à energia que move a comunidade».