Famalicão: Município avança com programa de atividade física para “Mamãs Saudáveis”

Arranca o programa “Mamãs Saudáveis”, promovido pela autarquia em parceria com a Universidade da Maia, destinado a todas as mulheres em período pré-parto a partir do segundo trimestre de gravidez, e para as mulheres pós-parto, durante um período de 12 meses após o nascimento do bebé.

Todas as participantes estarão isentas do pagamento de mensalidade, tendo apenas que pagar a taxa de inscrição e o seguro.

O período pré-parto contempla três tipos de exercício físico, com modalidades de ginásio (ginástica localizada, pilates e relaxamento), hidroginástica adaptada e as caminhadas inseridas no programa municipal “Famalicão em Forma”. Já no período pós-parto, o programa propõe a participação em aulas de ginástica localizada, treino funcional e alongamentos e ainda nas aulas do “Famalicão em Forma”.

A autarquia pretende que este projeto seja uma ferramenta de auxílio na gravidez e no período pós-parto, proporcionando benefícios durante o período gestacional, como a melhoria da função cardiovascular e a redução de efeitos indesejáveis durante a gravidez como cãibras, edemas e fadiga. Já no período pós-parto, a prevalência da atividade física permite controlar o ganho de peso obtido durante a gravidez, reduzir o risco de depressão pós-parto, aumentar a autoestima e a manutenção de um estilo de vida saudável.

O programa “Mamãs Saudáveis” abrange aquele leque de pessoas (neste caso só mulheres) que faltava para que todos pudessem praticar exercício físico. Uma promessa do município que é candidato a “Cidade Europeia do Desporto” em 2025.

«A investigação nesta área tem demonstrado os benefícios do exercício físico durante a gravidez. Trata-se de uma fase muito importante na vida das nossas famílias, fase essa que queremos acompanhar e contribuir para que corra da melhor forma tanto para a mulher, como para o bebé», explica o presidente de Câmara, Mário Passos.

O programa será desenvolvido nos complexos municipais das piscinas de Oliveira São Mateus, Ribeirão e Joane e ainda nos núcleos do projeto “Famalicão em Forma”.

 

Deixe um comentário

Mobiave faz ajustes em Famalicão: Há novas rotas e mais paragens para um melhor serviço

A rede de transportes Mobiave vai sofrer alterações a partir desta segunda-feira, 12 de maio, em Vila Nova de Famalicão. As mudanças têm como objetivo melhorar o serviço prestado aos passageiros, com especial atenção ao público escolar.

A linha 450, que liga Pedome (Ponte de Serves) à Escola Bernardino Machado (Joane) via Mogege, passará agora a circular pela Rua de Pipe, Rua 25 de Abril e Avenida Bernardo Guimarães. Com este novo trajeto, são incluídas quatro novas paragens: Bouças, Montebelo, Fontainhas e Portela.

Já a linha 462, que faz a ligação entre Lousado (Pé de Prata) e a Escola Dr. Nuno Simões (Calendário) via Esmeriz, será estendida até à paragem Escola D. Sancho I, que passa a ser o novo ponto de partida e de chegada.

Em consequência da ampliação dos percursos, os horários destas duas linhas também foram ajustados.

Famalicão: Operário é campeão e sobe à Honra

O Operário FC sagrou-se, este domingo, campeão da série A da primeira divisão da AF Braga e, na próxima época, vai jogar na divisão de honra.

Tudo se decidia na última jornada entre a equipa de Mões e do GD Fradelos. Com um ponto de vantagem, o Operário venceu, 2-1, a AD Gondifelos, pelo que de nada valeu a goleada do Fradelos, 3-6, em Mouquim.

O pódio desta divisão fica fechado com o Carreira, com 47 pontos, menos dois que o segundo e a três do campeão.

Limpeza de vegetação vai causar condicionamentos no trânsito em Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, irá proceder à limpeza da vegetação nos separadores centrais de várias avenidas da cidade.

Os trabalhos irão decorrer na Av. Marechal Humberto Delgado, Av. dos Descobrimentos, Av. Carlos Bacelar, Av. do Brasil, Av. de França e Av. Pinheiro Braga.

Durante a intervenção, poderão registar-se alguns condicionamentos de trânsito, pelo que se recomenda atenção redobrada e, sempre que possível, a escolha de vias alternativas.

Famalicão: Equipa feminina garante play-off de manutenção

O FC Famalicão foi vencer, 0-2, ao Estádio Nacional e garantiu o play-off de manutenção na Liga BPI.

Depois de em grande parte da época andar nos últimos lugares, a equipa de Rita Castro e Silva fez uma ponta final de grande qualidade e muitos pontos que a levaram ao nono lugar, com 23 pontos. É esta posição que permite evitar a despromoção direta, por via do play-off de manutenção.

No jogo da última jornada, com o Rancing Power, os golos surgiram na segunda parte, por Karol Cardozo e Rita Dias.

O Famalicão partia para esta última jornada com um ponto a mais que o Estoril, adversário direto na luta pelo play-off, e acabou com mais quatro. As estorilistas foram goleadas, 6-2, pelo Valadares Gaia.

Estoril, Clube Albergaria e Vilaverdense descem de divisão. O campeão, há muito encontrado, é o Benfica.

Famalicão: Diogo Costa é campeão em Singapura

O jovem jogador famalicense festejou o título nacional de Singapura, ao serviço do Lion City Sailors.

Diogo Costa, defesa esquerdo, está emprestado pelo FC Famalicão a este clube pelo qual também vai lutar pela Champions Asiática Dois, com a final a ser disputada contra o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos.

Festa da Flor e Batalha das Flores motivam cortes de trânsito no centro da cidade

A realização da Festa da Flor e da tradicional Batalha das Flores vai implicar alterações ao trânsito e ao estacionamento no centro de Famalicão, especialmente, na tarde deste domingo.

De acordo com a autarquia, entre as 13h00 e as 19h00, vai ser proibida a circulação nas seguintes artérias: Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Alameda D. Maria II, Rua D. Pedro V, Rua José Gomes de Matos, Rotunda D. Sancho e Avenida José Manuel Marques.