Bárbara Tinoco, Jovem Dionísio e Ivandro no BeliveTrofa 2023

Bárbara Tinoco, Ivandro e o grupo Jovem Dionísio são os cabeças de cartaz para o Festival da Juventude que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho, no Mercado/Feira da Trofa, com entrada grátis.

No primeiro dia do BeLive Trofa 2023, às 22h30, atua o Grupo Jovem Dionísio, uma banda de indie. Em Portugal, “Acorda Pedrinho” foi a música que catapultou a banda para o sucesso. Rudy 21, jovem rapper, sobe ao palco pelas 21h30. A terminar o primeiro dia, Los Bravos são os DJ’s responsáveis. Residentes da discoteca Pedra do Couto, Dj`s Tony Bianchi e Tonny.

A noite de sexta-feira, 21 de julho, arranca com a banda “The Cover Van”, pelas 22h30. A animação pela noite dentro será da responsabilidade do DJ Fifty.

Bárbara Tinoco entra no sábado, às 23 horas. A compositora recebeu em 2021 o globo de ouro de melhor intérprete. Mas é Vânia Dilac que abre a noite de sábado, às 22h30. A edição deste ano do Belive Trofa 2023 acaba com a atuação, às 00h30, do DJ Pete Tha Zouk, um dos melhores DJ´s nacionais.

Tal como em edições anteriores, o BeLive contará com zona de bares e espaço de alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trofa: Câmara Municipal amplia áreas de requalificação urbana

A Câmara Municipal da Trofa aprovou a alteração às delimitações das Áreas de Requalificação Urbana (ARU) do Núcleo Central da Cidade da Trofa e de São Romão do Coronado.

Desta forma, a Câmara Municipal agrega às novas áreas um conjunto de características que vão permitir a regeneração urbanística, entre elas a aplicação dos benefícios fiscais relativos aos impostos municipais sobre o património, bem como o acesso a apoios e incentivos fiscais e financeiros à reabilitação urbana por parte dos proprietários.

A ARU do Núcleo Central da Trofa passa de 188 para 355 hectares e a ARU de São Romão do Coronado passa de 61 para 86 hectares.

Para Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa “este é mais um instrumento ao alcance das autarquias para incentivar a reabilitação urbana, funcionando também como uma forma de atração de investimento e de atividade económica, já que o desenvolvimento dos territórios só se consegue a partir da complementaridade do investimento público e privado”.

Trofa: inscrições para o Orçamento Participativo Jovem terminam a 2 de novembro

O Orçamento Participativo Jovem vai na 13ª Edição e destina-se a jovens entre os 10 e os 35 anos. As candidaturas abriram em agosto e decorrem até 2 de novembro.

Os objetivos passam pelo desenvolvimento pessoal e social dos jovens do Concelho da Trofa, promover a educação para a cidadania e aprofundar o diálogo entre os jovens e os eleitos municipais na procura das melhores políticas para o concelho.

Até ao momento já surgiram projetos como zonas desportivas geriátricas, laboratórios, bibliotecas, formação desportiva, entre outros.

Para esta edição estão disponíveis 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio e 7 mil e 500 euros para propostas de âmbito escolar.

As candidaturas podem ser feitas de forma individual ou coletiva por jovens residentes ou estudantes na Trofa, bem como membros de associações locais.

Para mais informações basta aceder aqui.

Imagem: Município Trofa

Trofa: Educação Ambiental é uma prioridade nas escolas

Alertar e educar para a criação de hábitos sustentáveis e comportamentos que reduzam o efeito da poluição são os objetivos da Câmara Municipal da Trofa com o seu Plano de Educação Ambiental.

Destinado à Comunidade Escolar e a toda a população Trofense, o Plano de atividades está dividido em sete temas: programas, ar, ruído e mobilidade, água, resíduos, biodiversidade, energia e eventos temáticos.

Os vários temas foram pensados para sensibilizar a comunidade para o uso da Natureza (a floresta, a mata, o espaço verde da escola) como um espaço privilegiado de ensino e aprendizagem, educar para o uso responsável dos recursos naturais (água) e alterar os comportamentos para atitudes mais sustentáveis (desperdício de energia).

No ano letivo anterior o Plano de Atividades de Educação Ambiental do ano letivo 2022/2023 juntou mais de 6 mil e 200 participantes em 345 iniciativas.

Imagem: Município Trofa

Salvamento: Três menores de idade em risco de afogamento no mar da Póvoa de Varzim

A tarde desta quinta-feira ficou marcada por dois episódios de resgate no mar da Póvoa de Varzim. O primeiro ocorreu cerca das 15h30, na Praia do Enseada, com três jovens, menores de idade, em dificuldades para abandonar o mar.

O alerta foi dado para o nº de emergência balnear, por um nadador fora de serviço que avistou os jovens em dificuldade.

Em instantes foram mobilizados meios da Autoridade Marítima Nacional (através do projeto seawatch), do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB) de Vila do Conde, da estação salva vidas da Póvoa de Varzim e ainda da Polícia Marítima.

Uma das vítimas ainda conseguiu sair do mar pelo próprio pé, com ajuda de populares, sendo que as outras duas foram levadas pela corrente e resgatadas pelos nadadores salvadores.

Duas das jovens foram encaminhadas para o hospital local.

Com a subida das temperaturas e o fim da época balnear, as praias da região da Póvoa de Varzim estão sem vigilância, no entanto, numa medida recente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o concelho vizinho conta com um serviço inovador (SAAB – Serviço Anual de Assistência Balnear) que reforça a segurança fora de época.

 

CD Trofense celebra 93 anos com tertúlia apresentada por Miguel 7 Estacas

Na noite desta quinta-feira, às 21 horas, o CD Trofense promove uma tertúlia que para assinalar os 93 anos do clube.

A iniciativa, que decorre no estádio, promete muito humor, dado que a apresentação está a cargo de Miguel 7 Estacas que vai conversar com dois ex-jogadores do clube: Tiago Pereira e Miguel Guimarães. No final, cantam-se os parabéns ao CD Trofense pelos 93 anos.

Trofa no top 10 nacional das exportações

Segundo dados lançados pela PORDATA, o Concelho da Trofa integra o Top 10 nacional das exportações e mantém o crescimento que vem a registar nos últimos 8 anos.

Só no último ano a Trofa registou um aumento de 30% no volume de exportações, foi classificado como o 4º concelho com maior crescimento e o 9º concelho mais exportador da região Norte do país em 2022.

Sérgio Humberto, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa salienta o papel do município no apoio à área empresarial “O nosso trabalho, enquanto Câmara Municipal, é trabalhar com os nossos empresários e com as nossas empresas, numa cooperação de proximidade, percebendo as suas dificuldades e tentando em conjunto encontrar soluções. Os resultados divulgados são o reflexo desta cooperação e demonstra, uma vez mais, as potencialidades do cluster empresarial instalado na Trofa.”

TROFA EM NÚMEROS

8º: Crescimento das Exportações per capita

10º: Crescimento de exportações 2022 (4º no Norte)

19º: Exportações 2021

19º: Exportações 2022 (9º no Norte)

21º: Importações 2022

21º: Saldo Balança Comercial