Câmara da Trofa inaugura acessos ao Castro de Alvarelhos e apresenta livro

No dia 16 de setembro, a partir das 10 horas, a Câmara Municipal da Trofa inaugura a requalificação dos acessos ao Castro de Alvarelhos e promoção do estudo daquela estação arqueológica. O momento permitirá também apresentar o Livro/Monografia do Projeto CAESAR, assim como a obra “Fundos Europeus Estruturais e de investimento na Trofa – Alavancas do Futuro 2014-2022”.

Desde 1910 classificado como Monumento Nacional, o Castro de Alvarelhos é uma estação arqueológica localizada no extremo do concelho da Trofa, na zona de convergência com os concelhos de Vila do Conde e da Maia, estando o seu núcleo principal no lugar de Aidos.

A Câmara da Trofa tem noção da importância do Castro de Alvarelhos para o concelho, em 2020 iniciou um programa de “Promoção, Valorização e Beneficiação da Estação Arqueológica – Castro de Alvarelhos”.

Recorde-se que as escavações e os estudos arqueológicos ao Castro de Alvarelhos regressaram ao Castro em abril de 2020, depois da candidatura “Promoção, Valorização e Beneficiação do Castro de Alvarelhos”, que foi submetida pela Câmara Municipal da Trofa ao Programa Norte 2020, ter sido aprovada, com um investimento elegível de quase 438 mil euros, comparticipado em 85%, sendo que esta obra apresenta os novos achados e o aprofundamento do estudo desta Estação Arqueológica, considerada já uma das mais interessantes e mais ricas da Península Ibérica.

 

 

Deixe um comentário

Dádiva de Sangue na Lama (Santo Tirso)

A Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da Lama, no concelho de Santo Tirso. Com apoio do Grupo de Jovens desta localidade, da paróquia e da Junta de Freguesia, esta colheita é aberta população em geral.

A iniciativa decorre entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Santo Tirso: Dupla escala muro de casa, entra pelo 2º andar, ameaça dono e foge com 15 mil euros

Um idoso foi alvo de um violento assalto na manhã deste domingo, em São Martinho do Campo, Santo Tirso. O crime aconteceu por volta das 06h00, na Travessa Aldeia do Monte, quando dois homens encapuzados, com cerca de 30 anos, escalaram o muro da casa entraram pelo segundo andar.

No interior, dirigiram-se ao quarto onde se encontrava o proprietário da moradia. Sob ameaça de morte, e utilizando luvas e meias nas mãos, retiraram-no da cama e colocaram-no na cadeira de rodas, obrigando-o a conduzi-los até ao cofre da habitação. Os assaltantes conseguiram obter o código e levaram cerca de 15 mil euros em dinheiro, bem como várias peças valiosas.

Durante o assalto, a cuidadora do idoso apercebeu-se da presença dos intrusos, mas também foi ameaçada e retida numa zona da casa sob vigilância dos criminosos.

Os dois homens colocaram-se em fuga e o caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Chuva intensa e trovoada colocam região sob aviso amarelo

Este domingo, o distrito de Braga está sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros. A chuva poderá surgir acompanhada de trovoada e, em alguns casos, de granizo.

O alerta, emitido pelo IPMA, mantém-se em vigor até às 21:00.

A previsão aponta para mais chuva na segunda-feira. A partir daí, espera-se uma melhoria do tempo, com vários dias seguidos sem precipitação.

Município da Trofa reforça compromisso com a inclusão digital

A Câmara Municipal da Trofa operacionalizou um conjunto de melhorias no website institucional, para alcançar a atribuição do Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade, uma distinção promovida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Estas medidas permitem melhorar a experiência de todos os utilizadores, com especial enfoque no compromisso com a inclusão digital e em tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online por parte dos cidadãos.

Entre as várias melhorias implementadas, destaca-se a integração de um menu de acessibilidade visível, presente em todas as páginas do website, que permite aos utilizadores personalizar a sua experiência de navegação de acordo com as suas necessidades específicas. Este menu inclui seleção de idioma, perfis de acessibilidade pré-definidos (Deficiência Motora, Cego, Daltónico, Dislexia, Baixa Visão, Cognitivo e Aprendizagem, Convulsão e Epilepsia e TDAH), e uma vasta gama de funcionalidades personalizáveis.

Esta certificação reconhece o esforço da autarquia na promoção da acessibilidade digital e inclusão, assegurando que todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência ou necessidades especiais, possam aceder e utilizar os serviços online de forma simples, eficaz e autónoma.

Lojas Continente passam a aceitar moeda brasileira para pagamentos (R$)

A cadeia de supermercados portuguesa Continente passou a aceitar pagamentos em reais (R$) através do sistema Pix, em todas as suas lojas na região de Braga. Esta funcionalidade destina-se exclusivamente a clientes com conta bancária no Brasil e permite pagamentos instantâneos, com a taxa de câmbio e o imposto (0,38% IOF) já incluídos no valor final.

Para efetuar o pagamento, os clientes devem confirmar o valor em euros e em reais no momento da compra, abrir a aplicação do banco brasileiro, ler o QR code Pix e aprovar a transação. Este método oferece uma experiência de pagamento prática e segura, semelhante ao MBWay utilizado em Portugal.

Peregrinas atropeladas na Mealhada são da Póvoa de Varzim

São da Póvoa de Varzim as mulheres atropeladas na última quarta-feira, 7 de maio, enquanto faziam o caminho até Fátima. O acidente ocorreu na Mealhada, perto da rotunda da Vinha. As peregrinas integravam o grupo poveiro “Caminho até Vós”, que tinha iniciado a caminhada no dia 5.

Segundo o MAIS/Semanário, o grupo, composto por seis pessoas, pretendia chegar ao Santuário de Fátima esta semana. Apesar do acidente, que levou o grupo de volta a casa, ficou o compromisso de retomar o percurso ainda este ano.