Câmara da Trofa lança site da Rede de Bibliotecas

A Câmara Municipal da Trofa disponibiliza, a partir deste mês de abril, o novo sítio na internet da Rede de Bibliotecas do Concelho (ebiblioteca.mun-trofa.pt). A partir de agora, qualquer munícipe que pretenda pesquisar o catálogo bibliográfico da Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz, requisitar ou renovar o empréstimo de um livro já poderá fazê-lo através de um simples clique. «A constante aposta nos serviços de proximidade junto da comunidade levou a Câmara da Trofa a lançar este novo site. Acreditamos que será mais uma ferramenta que permite encurtar distâncias entre os trofenses e as Bibliotecas do concelho», destaca Renato Pinto Ribeiro, vereador da Cultura.

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, a Câmara Municipal da Trofa lança este novo serviço municipal de proximidade, funcionando de forma simples e eficaz, agregando num só local, cerca de 20 bibliotecas do concelho. O novo site disponibiliza um catálogo online com mais de 17000 documentos disponíveis, entre livros, CD’s e DVD’s). Os leitores podem escolher o livro que pretendem requisitar e proceder ao levantamento no local indicado.

Para além da reserva de livros, permite ao utilizador consultar os livros do Plano Nacional de Leitura, conhecer em detalhe os documentos sobre o Concelho da Trofa e escritores trofenses na seção “Fundo Local”, analisar as novidades bibliográficas em destaque, assim como, conhecer o Top de leituras. O novo site tem ainda uma secção de notícias e outra com a agenda de eventos e iniciativas promovidas pelas bibliotecas integrantes da Rede.

Coligação PSD/CDS entrega lista com Sofia Fernandes em terceiro lugar e Durval Tiago Ferreira em décimo primeiro

A AD – Coligação PSD/CDS pelo Círculo Eleitoral de Braga entregou, esta segunda-feira, a lista de candidatos a deputados. Liderada por Hugo Soares, deputado e secretário-geral do PSD, da lista fazem parte Sofia Fernandes, vereador municipal e líder da Concelhia do PSD de Famalicão, que vai no terceiro lugar, e o advogado Durval Tiago Ferreira, indicado pelo CDS, em décimo primeiro. José Miguel Silva, do CDS, é o terceiro suplente da lista.

O ato eleitoral é a 18 de maio e Hugo Soares mostra-se confiante na «prestação de contas» na próxima campanha eleitoral e traçou como objetivo «aumentar o número de votos e de mandatos em relação às eleições anteriores», quando a coligação conseguiu oito deputados.

A lista, referiu, é «composta por homens e mulheres que vivem no distrito e que conhecem de forma particular todo o território, mantendo uma relação de proximidade com todos os concelhos e as nossas populações».

Após a formalização da entrega da lista e em declarações aos jornalistas, Hugo Soares falou do «orgulho pelo trabalho feito pelo governo da AD nos 11 meses em que foi possível manter-se em funções. É importante as pessoas poderem avaliar se cumprimos ou não os nossos compromissos. Nestes 11 meses, iniciamos um processo de transformação no país e também no distrito, indo ao encontro dos anseios, desejos e necessidades das pessoas e das instituições», defendeu.

Hugo Soares reiterou, ainda, que foi «por culpa da oposição PS/Chega» que não foi possível ao governo AD, «em menos de um ano, ir mais longe na diminuição de impostos e no aumento de rendimentos dos trabalhadores – designadamente no que toca ao salário mínimo e ao salário médio, assim como para os jovens e para a classe média».

Famalicão: Mário Passos elogia, em Avidos, o compromisso das crianças pelos livros

Na manhã da passada sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal, esteve na abertura da nova biblioteca da Escola Básica de Avidos. Trata-se do 30.º espaço do género no concelho a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e a sexta a entrar em funcionamento no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, cujo diretor, Carlos Teixeira, também marcou presença nesta inauguração.

Acompanhado pelo autarca local, António Gomes, e pelo vereador da Educação, Augusto Lima, Mário Passos visitou o local e ouviu um momento musical, acompanhado de linguagem gestual, interpretado pelas crianças.

O autarca elogiou «o compromisso de incutir nos mais novos o hábito de leitura, impulsionando o conhecimento, a criatividade e o desenvolvimento pessoal. É por isso que continuamos a incentivar e a investir no futuro das nossas crianças», escreveu Mário Passos numa publicação nas redes sociais.

 

Famalicão: Rusga de Joane canta a Quaresma na Matriz Antiga e em Jesufrei

Este fim de semana, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane dá dois concertos, com cantares tradicionais da Quaresma. No sábado, às 21h30, na Igreja Matriz Antiga de Famalicão, momento integrado nas celebrações da Semana Santa, a convite da Confraria das Santas Chagas. No domingo, às 15 horas, igual iniciativa decorre na igreja paroquial de Jesufrei.

Entre os temas interpretados, destacam-se as melodias da Encomendação das Almas, uma tradição profundamente enraizada na devoção popular, bem como os cânticos que homenageiam a Mãe de Cristo, refletindo o seu sofrimento e esperança junto ao Filho.

Nestes concertos especiais, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane traz um repertório ancestral de cânticos populares religiosos, preservando e revivendo a espiritualidade que ecoa nas vozes do povo há gerações.

IPCA organiza mais uma edição de “Masters Speed Dating: Escolhe o teu mestrado”

O IPCA organiza, esta sexta-feira, dia 4, a 2.ª edição do “Masters Speed Dating: Escolhe o teu mestrado”. Decorre entre as 14h30 e as 19 horas, na Sala 24 do Campus do IPCA. «Esta é a oportunidade perfeita para conheceres todos os cursos de mestrado do IPCA, num evento aberto a estudantes e à comunidade externa», refere a instituição.

Durante o encontro, as Escolas do IPCA vão apresentar a sua oferta de Mestrados e Mestrados Profissionais nas áreas de Gestão, Tecnologia, Design e Hotelaria e Turismo.

Os participantes terão, assim, a oportunidade de falar diretamente com professores e estudantes e esclarecer todas as dúvidas sobre os cursos, saídas profissionais e o percurso académico.

Inscrições através do link: https://forms.office.com/e/zAPrz0J2sV.

Famalicão: “Seguir ensino artístico em Famalicão é possível”

Esta sexta-feira, entre as 18h00 e as 20h00, serão apresentados no Auditório do Citeve, alguns dos trabalhos realizados pela ACE Escola de Artes e em seguida haverá uma conversa informativa entre todos os presentes.

A abertura estará a cargo da FECAPAF e por entre os convidados e oradores estão os atores António Capelo (Director da ACE), Bernardo Gavina (Ator e Encenador) e Carlos Correia (Ator), Pedro Aparício (Director ACE), Helena Machado (Diretora Pedagógica e Artística ACE) e Sílvia Correia (Coordenadora do Curso Básico de Teatro).

Este momento é direcionado a pais, alunos, professores e diretores de escolas. Os interessados podem fazer a sua inscrição online aqui.

Famalicão: Inscrições para a 25.ª Milha Urbana terminam esta quinta-feira

O Liberdade Futebol Clube, este ano a celebrar o 90.º aniversário, prepara a 25.ª edição da Milha Urbana, uma das mais emblemáticas da região, razão pela qual traz a Famalicão muitos atletas de outros concelhos.

A prova, que conta para a segunda etapa do Circuito Distrital das Milhas Urbanas, vai para a estrada este sábado, a partir das 15 horas, novamente na Praça D. Maria II. As inscrições ainda decorrem, até esta quinta-feira, para atletas federados e não federados, na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo.

«A expectativa é grande», admite Jorge Guerreiro, presidente do Liberdade FC. «Cada milha foi sempre melhor», conta, porque a instituição «aprende com os erros» e vai procurando ir ao encontro do que é melhor para os atletas. Por exemplo, a opção pelo centro urbano para a realização da prova revelou-se positiva. «Bom para a prática da milha e para quem quer assistir», sublinha.

Há mais de 300 atletas inscritos de diferentes coletividades, dos minis aos seniores, «o que são muitos atletas para uma milha urbana», observa o presidente do Liberdade. Uma prova com distâncias curtas.

A qualidade da organização e longevidade da prova fazem dela uma das mais «prestigiadas» da região, reconhece Jorge Guerreiro. «Toda a gente conhece a Milha Urbana de Famalicão», acrescenta.

A prova tem patrocinadores, «porque sem eles nada é feito», admite, apontando o município como um dos principais.

É mais uma manifestação da força do desporto em Famalicão que é sempre consequência do trabalho meritório e valioso que as nossas associações desportivas desenvolvem em qualquer modalidade

 

Para o vereador do Desporto, «é mais uma manifestação da força do desporto em Famalicão que é sempre consequência do trabalho meritório e valioso que as nossas associações desportivas desenvolvem em qualquer modalidade, seja ao nível da formação e do trabalho regular ao longo da semana, mas depois também uma força e uma dinâmica que vem dos eventos que fazem», observa.

Pelo facto de se assinalarem 25 edições da Milha Urbana, o vereador diz que é sinal de consistência e da qualidade dos eventos. Por isso, Pedro Oliveira agradece ao Liberdade e aos seus dirigentes por terem esta pré-disposição para estarem na promoção da atividade física e do desporto, e no atletismo de uma forma muito particular». Relativamente ao centro urbano, o autarca afirma que esta melhoria do espaço serve também a prática desportiva, «também por isso acrescentou valor à cidade. Ganha o desporto e a cidade», conclui.