
Nas últimas 24 horas, Portugal registou 18 mortes e 1475 novos infetados pelo novo coronavírus.
Na região norte houve 470 infeções e dois falecimentos.
Os internamentos sobrem. Em enfermarias estão 628 (mais 31) e em UCI há 93 doentes (mais 4).

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 18 mortes e 1475 novos infetados pelo novo coronavírus.
Na região norte houve 470 infeções e dois falecimentos.
Os internamentos sobrem. Em enfermarias estão 628 (mais 31) e em UCI há 93 doentes (mais 4).

O Presidente da República, António José Seguro, afirmou que Portugal quer voltar a receber os portugueses que vivem no estrangeiro. As declarações foram feitas no Luxemburgo, durante um encontro com a comunidade portuguesa.
O chefe de Estado destacou que Portugal é um bom país para viver e defendeu que também deve oferecer melhores condições de trabalho.
Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou aos emigrantes e lusodescendentes para continuarem ligados ao país. O governante disse que Portugal conta com todos para ajudar a construir o futuro, seja no estrangeiro ou através de um eventual regresso.
As mensagens marcaram o início das comemorações do Dia de Portugal.

O Governo aprovou uma proposta de lei que permite a instalação de bloqueadores de sinal móvel nos estabelecimentos prisionais, com o objetivo de aumentar a segurança e limitar comunicações ilegais.
A iniciativa integra um conjunto de medidas para combater fraudes nas comunicações eletrónicas, prevendo também o bloqueio ou a ocultação de mensagens suspeitas e a identificação obrigatória dos utilizadores de cartões pré-pagos.
O diploma pretende ainda combater o chamado ‘spoofing’, técnica usada para falsificar números e enganar os utilizadores. A proposta foi acompanhada pela ANACOM e surge numa altura em que o Banco de Portugal alerta para a necessidade de reforçar a legislação nesta área.

No âmbito do vigésimo Dia do Dador de Sangue Famalicense, no dia 10 de junho, o quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses recebe, entre as 9 e as 12h30, uma colheita de sangue, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Esta iniciativa, levada a cabo pela Associação de Dadores de Sangue de VN Famalicão faz parte da programação das Festas Antoninas. Antes da colheita de sangue, às 9 horas, na Matriz Antiga será celebrada eucaristia em memória dos dadores e diretores falecidos.
Mais tarde, às 13 horas, no Centro Pastoral de Santo Adrião, decorre o almoço de confraternização, seguido da sessão solene para entrega de galardões, com animação com Vítor Faria.

Na tarde do dia 20 de junho, Gonçalves de Oliveira apresenta, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a sua mais recente obra literária. “Murmúrios da minha vida” é uma edição do Diário do Minho, com ilustrações de Romão Figueiredo. Mário Martins, professor e dirigente associativo, fará a apresentação do livro do médico pediatra.
“Murmúrios da minha vida” é como que uma autobiografia poética de momentos que marcaram Gonçalves de Oliveira. Embora natural das Caldas das Taipas, o médico desenvolveu a sua atividade profissional em Famalicão, tendo liderado o serviço de Pediatria do hospital.
O dr. Oliveira é um reconhecido pediatra nacional, sendo-lhe elogiadas as suas ações solidárias e participação cívica. É, também, autor de inúmeras publicações, científicas e literárias, das quais consta o ‘Retrato da População Pediátrica de Etnia Cigana do Concelho de Famalicão’.
Em 2017 foi condecorado pelo Presidente da República, com a Comenda de Benemerência, um reconhecimento ao pediatra que ao longo de décadas dedicou a sua vida à solidariedade, apoiando os mais desfavorecidos
Em outubro de 2020, José Gonçalves de Oliveira foi homenageado no momento em que cessou a sua atividade como diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, unidade de Famalicão. O tributo foi feito pelos seus pares a que se associou o Município que, em 2011, lhe atribui a Medalha de Benemerência Municipal.
Mais recentemente, em 2025, foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde.


A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ribeirão será temporariamente transferida para as antigas instalações da USF São Miguel-o-Anjo, em Calendário, a partir desta quarta-feira, 3 de junho.
A mudança deve-se à realização de obras de requalificação nas atuais instalações da USF de Ribeirão, estando prevista uma duração entre dois e três meses.
Para facilitar o acesso dos utentes ao novo local, estarão disponíveis várias ligações de transporte público. A linha 166 assegura a ligação entre Ribeirão e as antigas instalações da USF São Miguel-o-Anjo, enquanto as linhas 134 e 357 também servem o local. A paragem de destino é Barrimau I, situada em frente ao edifício.
Os horários e percursos podem ser consultados no site da Mobiave ou através da respetiva aplicação móvel.

No próximo domingo, dia 31 de maio, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita no Pavilhão Gimnodesportivo de Rebordões, em Santo Tirso.
Com o apoio do Grupo Afrikan Runners e do Agrupamento do CNE nº339, a colheita é aberta à população em geral e decorre entre as 9 e as 12h30, Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).