Covid-19: três mortes e 1.751 novos casos

De acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde nesta sexta-feira, Portugal registou, nas últimas 24 horas, três mortes e 1751 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

No Norte do país, contabiliza-se 472 novos casos e não se regista nenhuma morte.

Segundo o relatório da DGS, Portugal apresenta 411 internados em enfermarias (mais 28) e 65 doentes internados em cuidados intensivos (mais um).

Famalicão: Portugal joga hoje na Praça-Mercado

A Seleção Nacional joga, na tarde desta sexta-feira, às 15 horas, o último jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo que está a ser disputado no Catar.
O jogo, contra a Coreia do Sul, treinada pelo português Paulo Bento, será transmitido na Praça-Mercado Municipal.
Desde o início da competição, a Praça tem sido o estádio da Seleção, bem como das demais, cujos jogos têm sido transmitidos em ecrã gigante.
Por isso, também pode assistir aos jogos Gana – Uruguai (15 horas), Sérvia-Suíça e Camarões-Brasil (19 horas).

Famalicão: Rui Batista treina Dumiense

O técnico famalicense, Rui Batista, é o novo treinador do Dumiense, equipa do campeonato de Portugal.

Rui Batista, que já treinou o Ribeirão e os juniores do Famalicão, tem como adjuntos Luís Teixeira, Tiago Salgado, Luís Barbosa e o treinador de guarda redes, Pedro Almeida.

Famalicão: Liberdade com quatro títulos no Campeonato Norte de Corta-Mato

No passado sábado, no Campeonato de Zona Norte de Corta-Mato, que se disputou em Viana do Castelo, o Liberdade FC conquistou quatro títulos. O grande destaque vai para Maria Rodrigues, Frederico Vilhena e Eduardo Salazar.

Maria Rodrigues, atleta iniciada, foi terceira e sub vice-campeã; Frederico Vilhena e Eduardo Salazar alcançaram ambos o título de vice-campeão, no escalão de juvenis e juniores, respetivamente.

Coletivamente, a equipa de iniciadas, composta por Maria Rodrigues, Clara Costa e Mafalda Araújo, sagrou-se vice-campeã.

O clube de Calendário teve, ainda, muitos outros atletas em competição, desde benjamins a seniores, e todos com boas prestações numa prova que decorreu em condições climatéricas muito adversas.

 

Famalicão: EARO conquista títulos no campeonato do Norte

A Escola Atletismo Rosa Oliveira participou, este sábado, no Campeonato do Norte de Corta-Mato, que decorreu em Viana do Castelo, nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia. A formação joanense conquistou sete pódios entre várias equipas do norte, incluindo títulos coletivos em infantis/iniciadas, um de vice-campeã em iniciados e quatro pódios individuais.

Em infantis, realce para Mariana Maciel, campeã do Norte; Rafaela Araújo, sub-vice campeã e Tiago Silva, campeão do Norte.
Em iniciados, Inês Almeida sagrou-se vice-campeã.
Em termos coletivos, títulos para a equipa de infantis, Mariana Maciel, Rafaela Araújo, Mariana Martins, Ana Silva e Leonor Gonçalves; em iniciados, com Inês Almeida, Maria Machado e Leonor Pereira; vice-campeã iniciados com Gonçalo Rodrigues, Dinis Neves e André Rodrigues.

Famalicão: A Praça-Mercado vai transmitir os jogos da Seleção no Mundial de Futebol

A Praça-Mercado de Famalicão vai ser o estádio do Mundial de Futebol em Vila Nova de Famalicão. No espaço serão transmitidos, em ecrã gigante, todos os jogos da competição que começa este domingo, 20 de novembro, no Catar.
Realce para a fase de grupos da Seleção Nacional: no dia 24 de novembro pode ver o jogo entre Portugal e o Gana, às 16 horas; no dia 28, às 19 horas, o confronto com o Uruguai; e a 2 de dezembro, às 15 horas, o jogo com a Coreia do Sul.

Greves na educação, saúde, transportes e recolha de lixo

Estão marcadas, para os próximos dias, greves em vários setores, que ameaçam parar o país.

Na educação, há greve dos professores marcada pela Fenprof. Dependendo da adesão, esta greve pode afetar também os pais com filhos menores.

A saúde será também afetada, mas não apenas esta sexta-feira. Os enfermeiros iniciaram esta quinta-feira uma greve de três dias, que se prolongará também a 22 e 23 de novembro. O anúncio foi feito depois de uma reunião negocial com o Ministério da Saúde, em causa a progressão na carreira. Quem reivindica também “falta de resposta” por parte do governo devido à questão das “horas extraordinárias” são os técnicos de diagnóstico e terapêutica, por isso anunciaram também a realização de concentrações e uma greve para esta sexta-feira.

No que diz respeito aos transportes, os trabalhadores da Metro Transportes do Sul (MTS) iniciaram na quarta-feira uma greve que se prolongará até sábado. Exigem a abertura de negociações, aumentos salariais e progressão na carreira.

A recolha de lixo é também um setor afetado, mas mais na Área Metropolitana do Lisboa.