Entrega da declaração de IRS começa esta quinta-feira

Arranca esta quinta-feira, dia 1 de abril, a entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020, e prolonga-se até 30 de junho. Quase dois terços dos contribuintes podem, se assim o quiserem, beneficiar do IRS automático.

Tal como sucede desde 2018, a entrega da declaração do IRS tem de ser feita exclusivamente por via eletrónica, o que implica que os contribuintes estejam na posse de uma senha válida de acesso ao Portal das Finanças.

Este ano, destaca-se o facto de o IRS Automático ter sido alargado aos trabalhadores independentes, prevendo-se que se estenda a 250.000 novos sujeitos passivos.

Qualquer dúvida, no Portal das Finanças; no Centro de Atendimento Telefónico; vídeos tutoriais no youtube sobre o preenchimento disponíveis a partir do dia 5 de abril; ajuda presencial nos serviços das finanças, Juntas e Espaços Cidadão.

A expectativa é que o reembolso chegue mais cedo, ou seja, ainda antes do dia 21 de abril.

ASAE apreendeu 650kg’s de carne e doa 400 ao Jardim Zoológico da Maia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica doou cerca de 400kg’s de carne ao Zoo da Maia.

O produto é proveniente de um entreposto frigorífico localizado no Porto, alvo de uma fiscalização desta entidade. A carne não estava em condições para a venda ao público mas apta para ser consumida por animais e, por isso, acabou por ser distribuída pelo Jardim Zoológico da Maia.

Ao responsável pelo espaço fiscalizado, a ASAE procedeu à instauração de um processo contraordenacional, por falta de rastreabilidade e recondicionamentos e manipulações abusivas, no caso, a passagem do estado de refrigerado para o estado de congelado dos produtos.

Tenha atenção: PSP lança alerta para esquema de burla com falsos acidentes

A Polícia de Segurança Pública recorreu às redes sociais para difundir um alerta, relacionado com um esquema de burla que tem por base um suposto acidente de viação.

Segundo a autoridade, a ação dos burlões começa nas estradas, quando estes selecionam vítimas e as perseguem de carro a buzinar insistentemente com o objetivo de que os condutores parem o carro.

Conseguindo o primeiro passo, os burlões abordam as pessoas acusando-as de lhes terem provocado danos na viatura (por distração ou durante a realização de manobras). O golpe dá-se logo depois com os burlões a tentarem um acordo, que passa sempre com o pagamento em dinheiro dos estragos, evitando ao máximo a intervenção das autoridades.

Neste seguimento, os alertas da PSP são:

  • Não entre em acordo com alguém que pede dinheiro. Em caso de dúvida, chame as autoridades;
  • Tome sempre nota dos dados da viatura (matrícula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a polícia;
  • Denuncie sempre que seja vítima de burla ou de tentativa de burla”.

 

Vaga de calor anunciada pelo governo não se sentirá de forma tão intensa no norte

O governo anunciou, ao início da manhã desta quarta-feira, uma vaga de calor para os próximos dias que se deverá estender pelo mês de setembro.

Analisados alguns dados relativos à previsão da meteorologia pode-se concluir a vaga de calor anunciada não se sentirá de forma tão intensa na zona norte do país.

Até ao dia 26, e tendo por base a previsão para Vila Nova de Famalicão, a temperatura mais alta que se deverá registar será de 34 graus nos dias 19, 20 e 22 deste mês.

A situação acaba por ser ligeiramente diferente com máximas a rondar os 37 e os 40 graus já este fim de semana em algumas regiões do centro do país.

Famalicão: Campicarn compra duas fábricas no centro do país

A Campicarn, indústria de carnes, sediada em Vila Nova de Famalicão, adquiriu duas fábricas em Torres Novas.

As unidades fabris agora adquiridas têm uma área coberta total de cerca de 11 mil metros quadrados e ficam situadas na zona industrial e logística da Zibreira.

Este investimento irá resultar num claro aumento da capacidade produtiva da marca famalicense.

 

Governo deixa alerta: Vem aí uma nova vaga de calor a partir de sábado

Na manhã desta quarta-feira, o ministro da Administração Interna deixou um alerta: vem aí uma nova vaga de calor.

Segundo José Luís Carneiro, a terceira vaga de calor vai chegar a partir do próximo sábado, dia 20 de agosto, e vai prolongar-se em setembro.

Vamos ter tempo, em regra, mais quente do que os setembros anteriores entre 50% e 60% e mais seco entre 40% e 50%