Está suspensa a entrega dos manuais escolares gratuitos

Os manuais escolares relativos ao ano letivo 2019/20 já não precisam de ser entregues. Por proposta do CDS-PP, aprovada no Parlamento, fica suspensa a obrigatoriedade de devolução dos manuais escolares gratuitos. A decisão, que teve apenas os votos contra do PS, tem por base a garantia de condições para a recuperação de matéria escolar em atraso, devido à suspensão das aulas presenciais.

Os pais manifestaram-se satisfeitos com esta medida mas alertam que algumas famílias já entregaram os livros. O prazo para a entrega arrancou na sexta-feira, dia que marcou o final do 3.º período, e terminaria a 28 de julho. Por isso, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão, espera que as escolas possam devolver os manuais às famílias que já os entregaram, porque os alunos irão precisar deles no próximo ano letivo.

A proposta partiu do CDS e teve a aprovação dos restantes partidos, com exceção do PS que votou contra. A referida proposta faz parte do conjunto de alterações ao Orçamento de Estado Suplementar que esta terça-feira começou a ser discutido e votado na especialidade.

Os pais já tinham manifestado apreensão em relação à obrigatoriedade de devolver os manuais escolares utilizados este ano, questionando como é que os alunos iriam recuperar os conteúdos que ficaram por lecionar no 3.º período, sem o apoio dos livros.

Famalicão: Escola Camilo testa plano de emergência

Na tarde da passada quarta-feira, decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco um simulacro de incêndio e evacuação do edifício, em colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
A iniciativa, no âmbito do Plano de Segurança Interna, visou testar e reforçar os procedimentos de segurança em situações de emergência.
Este exercício envolveu alunos, professores e funcionários, e teve como foco a preparação para uma eventual situação de incêndio, permitindo que todos os participantes praticassem os procedimentos de evacuação e adotassem comportamentos seguros em situações de crise.
A escola refere que a colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses «foi fundamental para o sucesso do exercício, proporcionando orientação especializada e avaliação das medidas de autoproteção implementadas pela escola».

Pagamento do IMI alargado até final de junho

Por motivos associados ao “apagão”, o Governo alargou até final de junho o prazo para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O Ministério das Finanças emitiu um comunicado onde explica que «considerando que estes constrangimentos impossibilitaram o envio atempado de um conjunto alargado de notas de cobrança do IMI, o qual se encontra a decorrer, o Governo decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho».

Famalicão: Jovens competem no Citeve com carros de fórmula 1

Este sábado, dia 10 de maio, decorre, no CITEVE, a final regional do STEM Racing Portugal 2025, anteriormente conhecido como F1 in Schools, em que os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário são desafiados a projetar, construir e correr com carros de Fórmula 1 em miniatura, movidos a ar comprimido, numa pista de 20 metros, onde os carros podem atingir os 80 km/h.

Recorde-se que esta etapa é organizada pelo projeto Pense Indústria – Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, sob coordenação do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal).

Trata-se de uma competição multidisciplinar, apoiada pelo CITEVE, em que os participantes irão aplicar conhecimentos técnicos em aerodinâmica, design e modelação 3D, tudo para garantir que os carros se destaquem na pista e que a equipa conquiste a vitória.

Nesta etapa regional estarão em competição nove equipas: quatro da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, duas da Escola Secundária de Fafe, uma do Instituto Nun’Alvres (INA), uma do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e uma composta por alunos das duas últimas instituições.

As três melhores equipas da etapa de Famalicão garantem um lugar na fase final nacional, com a possibilidade de virem a representar Portugal na final mundial, em Singapura, na maior competição de engenharia jovem do mundo, que nesta edição já conta com o apoio oficial da Fórmula 1.

Comboios parados em todo o país… e não há serviços mínimos

Os comboios estão parados em todo o país por causa da greve na CP. Segundo a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações a adesão é de 100%.

A greve dos trabalhadores da CP, que se prolonga até 14 de maio, terá um especial impacto esta quarta e quinta-feira, devido ao maior número de sindicatos (14) que aderiram à paralisação.

A esta greve junta-se, hoje e quinta-feira, a paralisação convocada pelo Sindicato dos Maquinistas e, até 14 de maio, a convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante.

As greves não têm serviços mínimos, segundo decisão do Tribunal Arbitral.

Os sindicatos estão contra a imposição de aumentos salariais, «que não repõem o poder de compra», querem «a negociação coletiva de aumentos salariais dignos» e a «implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado».

 

IPCA assina protocolos com diversas universidades

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal), a Universidade de Sevilha (Espanha), a Universidade de Aveiro (Portugal), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), a Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) e o Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) assinaram protocolos bilaterais entre si, consolidando compromissos de colaboração no âmbito académico, científico e cultural, com ênfase na mobilidade, coorientação de doutoramentos e mestrados, projetos conjuntos de investigação e intercâmbio institucional, entre outros eventos. O grande objetivo é a internacionalização da ciência e da investigação no espaço ibero-americano.

A Assinatura decorreu em Sevilha, esta segunda-feira, na Universidade de Sevilha. Estas instituições fazem parte do Colégio Doutoral Tordesilhas de Economia, Contabilidade e Empresa (CDT).

Famalicão: Jovens da Escola P.e Benjamim Salgado dão voz às suas causas através de fóruns e de um Podcast

A Escola Padre Benjamim Salgado participou no evento final do projeto PODS (“podes dar voz às tuas causas”), promovido pela delegação norte da Oikos, com apoio de outras instituições. Uma ação que pretendeu estimular o exercício da cidadania ativa dos jovens do distrito de Braga.

Alunos dos 9.º e 10.º anos, elementos da direção e alguns docentes do AEPBS, participaram no Evento Final que decorreu no dia 28 de abril, em Joane.

O evento apresentou à comunidade escolar os principais resultados do projeto, metodologia e atividades realizadas ao longo dos dois primeiros períodos letivos de 2024/2025. Foi também divulgado o podcast sobre ativismo juvenil, produzido por alunos das turmas 9.º D e 9.º B. O podcast, em formato de entrevista, contou com a participação especial de Beatriz Gomes Dias, ex-deputada e atual vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.

Ao longo do projeto, os alunos participaram em diversas atividades, implementadas pela equipa da Oikos com o apoio permanente da professora de Cidadania e Desenvolvimento.

A primeira fase do projeto envolveu a realização de Fóruns sobre Cidadania e Participação Cívica, com o objetivo de informar e sensibilizar os jovens para o conceito de democracia, a importância do envolvimento cívico e as boas práticas de participação juvenil.

Depois, decorreram Fóruns Temáticos, onde os estudantes foram convidados a identificar e debater temas da atualidade que consideram relevantes e que os preocupa. Deste processo participativo emergiu a escolha do Ativismo Juvenil como tema central para a produção de um podcast. Esta foi uma das componentes mais inovadoras do projeto, que permitiu dar voz às preocupações dos jovens e alcançar um público mais vasto.

No âmbito do projeto PODS Dar Voz às Tuas Causas foram produzidos, com o envolvimento de 13 escolas do distrito de Braga, 13 podcasts sobre diferentes temas, disponíveis nas plataformas digitais da Oikos e da Rádio Antena Minho.