Este fim de semana, Famalicão respira desporto. O Duatlo, uma das provas mais emblemáticas e competitivas do calendário desportivo famalicense, acontece este domingo, dia 6 de abril, com início às 10 horas.
A prova é, também, a escolha da Federação de Triatlo de Portugal para receber o Campeonato Norte, juntando assim os melhores atletas nacionais em Famalicão.
A 13.ª edição tem já um recorde de inscritos. «Batemos de longe as inscrições do ano passado. Superamos já os 500 atletas», conta Paulo Ruivo, da Associação Amigos do Pedal, a entidade organizadora, que tem a colaboração do Município de Famalicão e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal (FTP).

De resto, o Duatlo segue o modelo dos anos anteriores, com saída do Parque da Devesa, para percorrer caminhos, já existentes ou improvisados, por meio de campos e floresta.
Os participantes têm pela frente um primeiro segmento de atletismo com cerca de 5 quilómetros, seguida de percurso de BTT, com cerca de 20 quilómetros de extensão. A prova termina com novo segmento de corrida, com cerca de 2,1 quilómetros, a realizar em percurso no Parque da Devesa.
Mas, a grande novidade deste ano é a realização de uma prova semelhante para crianças, o Duatlo Kids, marcado para a tarde de sábado, dia 5 de abril, no Parque da Devesa. Haverá três escalões em prova e as inscrições já estão esgotadas.
Paulo Machado Ruivo explicou, no dia da apresentação, que o objetivo é ter poucas crianças para lhes poder dar um acompanhamento adequado. «Servirá também para aprendermos», revela. Nesta prova não haverá pódios, porque pretendem com a iniciativa proporcionar aos jovens atletas o contacto com o duatlo, duas modalidades cada vez mais populares: o Btt e o atletismo.
O Duatlo de Famalicão marca o arranque das iniciativas desportivas da Associação Amigos do Pedal, uma entidade que marca o calendário desportivo famalicense ao nível das iniciativas com bicicleta. Estão já programados o Conquer by GPS, para 29 de junho, e a BTT Night Race, para 13 de setembro.
Este dinamismo é reconhecido pelo município de Famalicão. O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, frisou que a Associação Amigos do Pedal «cumpre na integra, há quase vinte anos, com atividades que promovem a atividade física e o desporto, quer numa vertente recreativa quer numa vertente mais competitiva». Atividades físicas que, no entender do autarca, valorizam o território «porque são, de tal forma, aliciantes que fazem com que muitas pessoas venham a Vila Nova de Famalicão conhecer as nossas atividades, os nossos caminhos, os nossos trilhos, as nossas quintas, muitos dos nossos bosques, onde se realizam atividades», regista.
Romão Sousa a bancada coberta leva 2000 pessoas mas só 1000 e poucos é que são lugares anuais. O resto é convites, patrocínios, camarotes etc etc. Daí a bancada nunca encher, os convites nem sequer são utilizados todos, à exceção dos jogos com os 3 do costume, aí até faltam convites e aquilo enche completamente.
Elisa Sa bancadas de madeira ?? Santa ignorância
Só volta quando fizerem obras ?? Não volte mais então o verdadeiro adepto agradece, pelo menos não está a tirar lugar a quem realmente gosta do F.C.Famalicão.
Passe bem.
Vitor Costa tinha ideia que eram mais, mas então ainda é mais grave e triste porque ficam 7 ou 8000 sócios sem lugar anual e cerca de 4500 sócios á chuva e ao sol…
Elisa Sa de madeira?
Romão Sousa lugares anuais são só 1000…
Romão Sousa 200% de acordo a seis épocas na primeira liga,a receber outros clubes em contentores tem algum jeito isto
Elisa Sa claro que sim concordo consigo, mas a culpa das más condições do estádio são da Câmara Municipal porque comprometeu-se a fazer obras no estádio e até agora nada.
Romão Sousa sim,mas podia já ter mais bancadas assim teria mais sócios mas as bancadas cobertas porque os adeptos merecem no bem e no mal o fama sempre teve apoio da massa associativa
Elisa Sa essas bancadas já não existem há muitos anos… pode voltar sem problemas… isto é se houver lugares disponíveis 😃
Os lugares anuais terem esgotado não é novidade nenhuma e outra coisa não seria de esperar.
Agora o que é triste é ter o nosso clube que já ultrapassou os 9000 sócios e já poderia facilmente ter ultrapassado os 10000, não ter um estádio com condições á altura do crescimento que tivemos e vamos continuar a ter e só ter dois mil e tal lugares anuais disponíveis e ter milhares de sócios que querem comprar lugares anuais ou ir ver jogos durante a época e não podem ir porque o estádio só tem capacidade para 5500 lugares…
Romão Sousa as mais antigas,sim verdade já não vou a muito aí estádio do fama mas já fui sócia de bancada coberta quando fizerem as obras eu volto
Elisa Sa bancadas de madeira? Onde? No nosso estádio? Há quanto tempo não vai ao estádio? 🤦
Elisa Sa a sad que arranje nao e so vir buscar dinheiro com o nosso estadio
É falta das obras
Elisa Sa Tem Razão
Deveria ser Proibido.
Moniz Ferreira Mas tem lhe digo é preciso arranjar as de madeira que daqui a pouco vai cair todo abaixo mas que não se aleije ninguém
Elisa Sa De Acordo Elisa .
Com as Novas Tecnologias podiam montar bancadas nos Topos
Fique bem
Moniz Ferreira já devia á muito tempo o fama podia ter muitos mais sócios
É MELHOR MONTAR MAIS UMA BANCADA.
Também não é difícil esgotar meia dúzia de lugares por conta do nojo de estádio que envergonha todos os famalicences. ,