Famalicão: 365 Running Project vence Castanha Trail

A equipa 365 Running Project somou 11 pódios individuais e dois coletivos na 3.ª edição da Castanha Trail, nos trilhos de Brufe, desafiando as duras condições climatéricas, que foram um obstáculo adicional, mas também um fator extra de beleza singular do percurso, uma organização da Associação Bicicletas Temos Todos – Brufe BTT.

No coletivo, a equipa masculina terminou no primeiro lugar e a equipa feminina conquistou o 2º lugar. Na vertente individual, Luís Gonzaga conquista o 1.º lugar da geral e também o 1.º lugar do escalão M35, com o tempo de 1h08min; Zé Luís garantiu o 3.º lugar da geral e o 2.º no escalão sénior, com o tempo de 1h11min, seguido pelo seu colega, apenas a 1 segundo, Marko Santos, que alcança a 4ª posição da geral e a 2ª no escalão que representa, M35. Zé Silva ficou em 5.º lugar da geral e 3.º do escalão Sénior, com um tempo de 1h12min, enquanto Renato Oliveira alcançou a 6ª posição da geral e o 1.º lugar no escalão M40, completando a prova em 1h15min.

Na equipa feminina, Ana Freitas garantiu o 3.º lugar da geral e o 1.º lugar do escalão F50, com um tempo de 1h26min; Sandra Castro alcançou a 1ª posição do escalão F35, completando a prova em 1h31min; Ana Carneiro conquistou o 2.º lugar do escalão F50, com 1h55min.

Além dos atletas que subiram ao pódio, outros membros da equipa também desempenharam um papel crucial nos resultados. Erick Araújo, Tiago Oliveira, Pedro Silva, José Rodrigues, Sara Machado e Miguel Silva contribuíram com o seu esforço, dedicação e apoio à equipa, ajudando a garantir o sucesso coletivo da 365 Running Project.

Deixe um comentário

Famalicão: Helena Freitas vence Grande Prémio Ciência Viva

Helena Freitas, professora e investigadora da Universidade de Coimbra e dirigente do Parque de Serralves, no Porto, venceu o Grande Prémio Ciência Viva 2025, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O galardão, que será entregue no dia 24 de novembro, em Lisboa, premeia a famalicense pelo papel na «investigação pioneira sobre ecofisiologia de populações vegetais terrestres e costeiras, ecologia de plantas e espécies invasoras, gestão agrícola e florestal e adaptação às alterações climáticas».

Helena Freitas, titular da cátedra da Unesco para a Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, diz que a atribuição do prémio «enche-me de uma alegria profunda e de uma imensa gratidão. Este reconhecimento tem um significado muito especial, por via da Ciência Viva – uma agência que acompanho e acarinho desde a sua génese e que desempenha um papel absolutamente único na promoção e difusão da cultura científica, sobretudo junto das gerações mais jovens», em declarações à Universidade de Coimbra.

Os Prémios Ciência Viva reconhecem intervenções de mérito excecional na divulgação científica e tecnológica em Portugal, de Acordo com uma seleção feita pelos representantes das instituições científicas associadas da Ciência Viva.

A premiada, além das funções já referidas, é ainda fundadora e coordenadora do Centro de Ecologia Funcional.

Famalicão: LIPAC abre inscrições para o projeto “Mãos que cuidam – Inclusão Social e Bem-Estar Infantil”

A LIPAC – Liga de Profilaxia e de Ajuda Comunitária já arrancou com o projeto dirigido a crianças e famílias do concelho, intitulado “Mãos que Cuidam – Inclusão Social e Bem-Estar Infantil”, que tem o apoio BPI Fundação “La Caixa” Infância, com 26.080.00 euros.

As inscrições já se encontram abertas e as atividades terão início a dois de dezembro, na sede da LIPAC. Para se inscreverem as famílias podem usar o email lipac.geral@gmail.com ou os contactos telefónicos 252 376 309/ 912 323 948.

Segundo a direção da LIPAC, presidida por Ivone Calafate, o projeto nasce da necessidade crescente de apoiar crianças que enfrentam vulnerabilidade emocional, social e escolar, bem como as suas famílias, através de uma abordagem multidisciplinar.

Este projeto assenta no desenvolvimento de competências emocionais e sociais para fortalecer autonomia e a resiliência infantil; na promoção da saúde mental infantil e práticas de bem-estar, pelo acompanhamento psicológico para crianças e Encarregados de Educação; e no envolvimento das famílias e da comunidade na promoção do bem-estar infantil.

A LIPAC realça que o objetivo é fortalecer a inclusão social, promover igualdade de oportunidades e proporcionar um espaço seguro onde crianças e famílias possam trabalhar dificuldades, desenvolver competências e melhorar o seu bem-estar.

Famalicão: Equipas famalicenses conhecem adversários na Taça AF Braga

Na terceira eliminatória da Taça AF Braga, marcada para o fim de semana de 6 e 7 de dezembro, o Joane visita o Soarense, a Oliveirense desloca-se ao reduto do São Mamede d´Este e o Ninense vai a Ronfe.

O Fradelos recebe o Martim, enquanto que o Ribeirão tem como adversário, na condição de visitante, o Pevidém.

Famalicão: Entidade formadora 5 estrelas pelo quinto ano consecutivo

O Futebol Clube de Famalicão recebeu, na passada segunda-feira, na Casa das Artes, o certificado e placa do processo de certificação da temporada 2024/2025. O clube foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, como entidade formadora cinco estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol, com uma nota de 92.5 referente a passos e critérios em termos de futebol de formação.

Segundo o clube, esta avaliação «suporta o excelente trabalho que tem vindo a ser gradualmente desenvolvido para proporcionar as melhores condições às nossas equipas de formação no Centro de Treinos». Um contexto ilustrado pela participação de equipas na I Divisão Nacional em todos os escalões (sub-15, sub-17 e sub-19).

Famalicão: Paulo Cortinhas é o novo presidente da AFSA

Paulo Cortinhas é o novo presidente da AFSA – Associação de Futebol Salão Amador de Famalicão. A única lista concorrente foi eleita, esta terça-feira, dia 18, por unanimidade dos presentes. Na Assembleia votaram 21 dos 31 associados da AFSA. Venâncio Santos presidente à Assembleia Geral e Luís Alves ao Conselho Fiscal.

Recorde-se que a lista “AFSA 2.0 – Organizar, Modernizar, Valorizar” é de continuidade, uma vez que Paulo Cortinhas já era vice-presidente da direção cessante, presidida por Márcio Sousa.

A nova direção pretende dar um novo impulso à associação, reforçando a sua ligação aos clubes, atletas e comunidade. «Vimos da direção cessante, com o orgulho do trabalho feito, mas conscientes de que é tempo de evoluir. Reunimos uma equipa dinâmica, competente e apaixonada pelo futsal, preparada para transformar a AFSA numa referência da organização desportiva local», afirma Paulo Cortinhas, que tem como vice-presidente Francisco Machado.

O projeto aposta numa «gestão profissional, digital e transparente». Entre as medidas está a criação de uma plataforma online de gestão de competições, a publicação de relatórios financeiros resumidos, a modernização dos regulamentos e a definição de um calendário anual previsível.

Na vertente desportiva, a candidatura propõe novas competições e eventos, como a Taça da Liga AFSA e o All-Star Game, bem como a realização de uma Gala AFSA para distinguir atletas, dirigentes, árbitros e clubes. Entre as propostas está também o reforço da comunicação e imagem, através da criação da AFSA Media, com transmissões de jogos, resumos e uma newsletter.

No projeto estão, também, a formação e a proximidade, com a criação do Conselho de Clubes AFSA, o projeto AFSA Jovem e ações de capacitação para dirigentes, árbitros e treinadores.

Várias zonas de Famalicão sem água: Câmara informa que “todas as equipas estão no terreno”

A avaria numa conduta de água na Avenida 25 de Abril, em Famalicão, continua esta terça-feira à noite a causar falhas no abastecimento nas freguesias de Requião, Gavião, zona do Talvai e na União de Freguesias de Famalicão e Calendário.

À Cidade Hoje a Câmara Municipal informou que a situação ainda está a ser resolvida e que todas as equipas estão no terreno para repor o serviço o mais rápido possível.