Famalicão: 8.ª Corrida Popular de Esmeriz e Cabeçudos dia 14 de setembro

Estão abertas as inscrições para a 8.ª Corrida Popular de Esmeriz e Cabeçudos. Podem ser feitas em www.desportave.pt, até ao dia 12 de setembro, e são gratuitas, exceto para os escalões seniores e veteranos que têm uma taxa de três euros. No caso da caminhada, as inscrições só podem ser feitas presencial ou telefonicamente, na Casa de Esmeriz ou na Casa de Cabeçudos.

Este evento, que se realiza no dia 14 de setembro, é uma organização da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a colaboração da Associação de Atletismo de Braga.

A prova desportiva tem início às 16 horas. Além da corrida, a edição de 2024, com partida e chegada na Casa de Esmeriz, inclui ainda a 7.ª caminhada de Esmeriz e Cabeçudos.

A competição é destinada a atletas dos escalões benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos.

As provas principais, a partir das 18 horas, têm um percurso de 10 km (10.000 metros) e são destinadas aos escalões juniores, seniores, veteranos I/II. Também vão decorrer provas para os mais novos: benjamins (400 metros), infantis (800 metros), iniciados (1.600 metros) e juvenis (2.500 metros).

Já a caminhada tem início às 17 horas, com percurso por alguns dos locais mais emblemáticos da freguesia.

A organização vai entregar troféus individuais e coletivos, além de lembranças de presença para todos os participantes.

O regulamento da prova pode ser consultado em www.desportave.pt.

1 Comment

Deixe um comentário

Famalicão: João Marques é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave anunciou a contratação do treinador famalicense que vai liderar a equipa feminina que está a lutar pela subida à Liga BPI. O acordo é válido até ao final da época.

O técnico, de 48 anos, tem longa experiência no futebol feminino, com títulos e subidas de divisão. João Marques, ao serviço do Benfica, conquistou a Taça de Portugal e o título da 2.ª divisão nacional; no FC Famalicão levou a equipa à 1.ª Liga, no SC Braga levantou a Taça da Liga e no Racing Power liderou a equipa à conquista da 2.ª Divisão e consequente subida ao escalão principal.

João Marques chega ao Rio Ave FC com o propósito de afirmar o clube entre os grandes do futebol feminino nacional e promete “um Rio Ave FC com confiança, com carácter e ambição para tentar atingir o objetivo da subida de divisão”, afirmou na sua apresentação.

Foto Rio Ave FC

Famalicão: Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas

A Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, vai abandonar a produção de pneus agrícolas até ao final deste ano, e a unidade de Famalicão será a mais afetada. Esta decisão foi comunicada, esta sexta-feira, aos funcionários da multinacional e uma das mais exportadores do país.

Os trabalhares da fábrica de Lousado serão recolocados noutras áreas, avança alguma imprensa, citando Pedro Carreira, presidente do Conselho de Administração.

Em Famalicão produz-se mais de 53.000 pneus agrícolas por ano. A empresa, no total, emprega mais de 2.700 funcionários, sendo que no setor agro/pesados são na ordem das três centenas trabalhadores.

Em Lousado, a produção destes pneus começou em 2017, com o foco num segmento premium. No entanto, a decisão de descontinuar este negócio até final deste ano deve-se a “um mercado em acentuado declínio e sem perspetivas de retoma”, diz Pedro Carreira.

Famalicão: Autocarro avaria e provoca longa fila na 206

Uma avaria num autocarro, num acesso à freguesia de Gavião, na nacional 206, sentido Guimarães-Famalicão, está a provocar constrangimentos na circulação rodoviária. A fila começa já no acesso para Vale S. Cosme.

O incidente aconteceu, na noite desta sexta-feira, no entroncamento entre a EN 206 e a Rua de Moço Morto, de acesso ao interior da freguesia de Gavião.

Abandonados numa caixa: Três gatos deixados à porta do CROA

O Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) de Famalicão denunciou, através das redes sociais, o abandono de três gatos adultos à porta das suas instalações. Os animais foram deixados dentro de uma caixa, sem qualquer identificação por microchip.

Segundo o CROA, trata-se de duas fêmeas e um macho já castrado, aparentemente bem tratados, o que leva a crer que viviam num ambiente familiar. “Vinham de uma casa, de um colo. E hoje foram deixados numa caixa, abandonados”, lê-se na publicação.

A entidade apela à consciência da população e sublinha que o abandono não é um ato de amor, mas de cobardia. “Os animais não são descartáveis. Sentem. Amam. Confiam”, reforça o apelo.

Os três gatos estão agora ao cuidado da equipa do CROA, à espera de uma nova oportunidade de adoção responsável.

Famalicão: Militantes e simpatizantes do Chega em workshop sobre Suporte Básico de Vida

Com a orientação de um especialista na área da emergência médica, a Comissão Política Concelhia do Partido Chega promoveu, no dia 28 de março de 2025, um workshop sobre Suporte Básico de Vida.

O auditório da União de Freguesias de Famalicão e Calendário acolheu militantes, simpatizantes e membros da comunidade que demonstraram interesse em adquirir conhecimentos essenciais na área da reanimação cardiopulmonar (RCP) e primeiros socorros. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar técnicas para atuar em situações de emergência, reforçando a sua preparação e capacidade de resposta perante cenários críticos.

Este workshop teve uma componente prática e pedagógica, com impacto positivo na comunidade.

A concelhia do Chega adianta que «a formação e a capacitação dos cidadãos são pilares fundamentais para um município mais seguro e preparado». Por isso, reafirma o seu compromisso em promover iniciativas que fortaleçam o bem-estar e a segurança da população.

«Agradecemos a todos os participantes, formador e apoiantes que tornaram este evento um verdadeiro sucesso. Continuaremos a dinamizar ações que contribuam para o desenvolvimento cívico e social da nossa comunidade», promete.

Famalicão: AD Ninense joga a manutenção com adversário direto

Este fim de semana joga-se a jornada 29 da pró nacional da AF Braga, com duas equipas famalicenses a terem dois jogos importantes, embora ambas concorram para objetivos distintos. A Oliveirense, atual segunda classificada, com 53 pontos, recebe este sábado, às 16 horas, o Marinhas. Já a AD Ninense, na luta pela fuga aos lugares de despromoção recebe, no domingo, à mesma hora, o Forjães. As duas equipas somam os mesmos pontos, 31.

A seis jornadas do final da prova, o Ribeirão, sem qualquer ponto, recebe o Santa Maria.

Na divisão de honra, série B, joga-se a ronda 26, com o Bairro (10.º, 34 pontos) a receber o São Paio (4.º, 50 pontos). O Lousado, penúltimo, com 10 pontos, visita o Santa Eulália (3.º, 50 pontos). Estes jogos são no domingo, às 16 horas.

Na jornada 22 da 1.ª divisão, série A, o líder Operário (43 pontos) recebe, domingo, o Ruivanense, quarto, com 33 pontos; o Fradelos, segundo com 37 pontos, visita Calendário, no sábado. No mesmo dia, o S. Cosme joga em casa do S. Veríssimo. Domingo: Os Ceramistas-Delães, Louro-Gondifelos. Todas as partidas são às 16 horas.