Famalicão: Abertas candidaturas ao Prémio Januário Godinho

As candidaturas para a quinta edição do Prémio Januário Godinho estão abertas até ao dia 11 de junho deste ano. Promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, este prémio, que visa a salvaguarda e valorização do património edificado, tem o valor de 7.000,00 euros, cabendo 2.000 ao promotor e 5.000 à equipa projetista, representada pelo coordenador dos projetos. Podem apresentar candidatura todas as entidades privadas que tenham promovido intervenções de reabilitação de edifício, concluídas nos 2 anos anteriores ao ano civil de cada edição do prémio, em edifícios com idade igual ou superior a 30 anos.

O regulamento e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis para consulta e download em www.famalicao.pt/premio-januario-godinho.

Na primeira edição, em 2017, venceu a intervenção no Palácio da Igreja Velha, em 2019 a Casa Serafim e Esperança Oliveira, em 2022 a reabilitação e ampliação da Quinta de São Tiago e, em 2023, a reabilitação da Quinta de Delães.

Recorde-se que Januário Godinho, figura incontornável da arquitetura moderna portuguesa, nasceu a 16 de agosto de 1910 no concelho de Ovar. Arquiteto eminentemente moderno, demarca-se dos seus pares, pela importância que prestou à tradição, ao contexto e ao património edificado, em toda a sua obra. A vasta obra que Januário Godinho deixou no nosso território e a sua sensibilidade no equilíbrio entre novo e tradição, são fundamentos que este prémio procura enaltecer.

Januário Godinho deixou em Famalicão o edifício dos Paços do Concelho e o antigo Tribunal; na freguesia de Antas o edifício para o Banco Português do Atlântico (1953); na freguesia de Brufe a casa Afonso Barbosa (1940-42); na freguesia do Louro várias construções na Quinta de Seara, propriedade do banqueiro Artur Cupertino de Miranda, o mercado, a igreja, a Casa do Povo, o centro paroquial e o cemitério. Na freguesia de Requião, cujo promotor foi o industrial Manuel Gonçalves, destaca-se o projeto da Casa Manuel Gonçalves, a Quinta de Compostela e a Têxteis Manuel Gonçalves.

Deixe um comentário

Famalicão: Aliança Democrática (PSD/CDS) também vence no concelho e no distrito

A Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) venceu a noite eleitoral em Famalicão, com 36,18% dos votos, num total de 31.754 votos. Melhor resultado do que em 2024 (33,79 e 30 082 votos). Em segundo lugar, ficou o PS, com 24,56% e 21.556 votos e o Chega fecha o pódio com 21,91 e 19.242 votos. A Iniciativa liberal foi o quarto partido mais votado, com 6,29 e 5.516 votos.

Comparativamente a 2024, o PS baixou, em votos e mandatos, e o Chega subiu de forma considerável. Também a Iniciativa Liberal subiu, tal como o livre.

No distrito, nova vitória da coligação PSD/CDS, também superior a 2024, com o PS a descer e a perder um mandato, enquanto que o Chega é outro dos grandes vencedores, aumentando o número de votos e deputados. De 1, passou para 5.

Confira, no quadro, as comparações distritais entre 2024 e 2025.

Famalicão: Lina Pinheiro eleita deputada pelo Chega

A famalicense Lina Raquel Maia Pinheiro foi eleita deputada à Assembleia da República pelo Chega, no Círculo Eleitoral de Braga.

A líder da Juventude ocupava a quinta posição da lista, encabeçada por Filipe Melo.

É a primeira vez que o partido elege um deputado famalicense.

Desta forma, Famalicão está representado por três mulheres na Assembleia da República, Sofia Fernandes pela AD, Sandra Sousa Lopes pelo PS, e agora também a confirmação de Lina Pinheiro pelo Chega.

Famalicão: Sandra Sousa Lopes eleita deputada pelo PS

Sandra Sousa Lopes é a representante famalicense no Parlamento pelo PS. Integrava o segundo lugar da lista pelo Círculo Eleitoral de Braga, a seguir a José Luís Carneiro.

A também vice-presidente do PS estreia-se na Assembleia da República.

Na manhã deste domingo, em declarações ao Cidade Hoje, demonstrou confiança no projeto político que abraça, só lamentando que a campanha tenha andado «mais à volta de casos do que das propostas».

Recorde-se que a socióloga foi recentemente escolhida para liderar a candidatura a Lousado, freguesia onde reside.

Famalicão: Sofia Fernandes (AD) eleita deputada

Sofia Fernandes foi eleita deputada à Assembleia da República pela AD – Aliança Democrática PSD/CDS-PP. Uma estreia da também vereadora municipal e líder da concelhia do PSD.

A recém-eleita ocupava o terceiro lugar da lista da AD pelo Círculo Eleitoral de Braga, que foi liderada por Hugo Soares.

Em declarações à Cidade Hoje, este domingo, Sofia Fernandes falava «de entusiasmo e orgulho em representar os famalicenses e o distrito de Braga» neste novo projeto político.

Recorde-se que o PSD/CDS-PP estava representado no Parlamento pelo famalicense Jorge Paulo Oliveira, que agora passa o testemunho a Sofia Fernandes.

 

 

Eleições Legislativas em Famalicão: Mais de 50% dos inscritos já votaram

Mais de 50% dos eleitores inscritos em Vila Nova de Famalicão já exerceram o seu direito de voto nas eleições legislativas.

De acordo com informações apuradas pela Cidade Hoje, até às 16h00 deste domingo, a afluência às urnas rondava entre os 52% e os 55% no concelho. A nível nacional, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições, até à mesma hora, 48,28% dos eleitores tinham votado, o que revela uma participação mais baixa face ao último ato eleitoral.

As mesas de voto continuam abertas até às 19h00.

Famalicão: A foto de família

Concluído o principal campeonato nacional de futebol, o FC Famalicão juntou jogadores, equipa técnica e dirigentes da SAD para a foto de família da época 2024-2025.

Cumpridas as 34 jornadas, cuja última foi jogada este sábado, o Famalicão terminou no sétimo lugar, com 47 pontos, o segundo maior registo pontual desde a primeira época de subida, em 2019-2020, com 54 pontos e o sexto lugar.

Mais uma vez, o clube trocou de treinador. Esta temporada foi em dezembro, com a saída de Armando Evangelista para a entrada de Hugo Oliveira. O ex-treinador de guarda-redes escolheu o Famalicão para a sua estreia como treinador principal. E não se saiu mal.

O emblema famalicense segue para a sétima época consecutiva na I Liga, com Hugo Oliveira, contratado em dezembro, ao leme do plantel.

Foto FC Famalicão