Famalicão: AFSA tem dois novos parceiros

Esta época desportiva, a Status Privilege e a Dacop, duas empresas famalicenses, tornaram-se parceiras oficiais da AFSA-Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão, entidade responsável pela organização dos campeonatos concelhios de futsal.

Uma aproximação que surge no âmbito da responsabilidade social destas duas empresas e de uma identificação quantos aos valores que a AFSA coloca em prática no âmbito das suas atividades.

A Status Privilege, empresa de mediação imobiliária, passa a ser naming do campeonato da 1.ª divisão, que passa a designar-se de Liga Status Privilege/1.ª Divisão.

Já a Dacop, do setor das obras públicas, passa a emprestar o seu nome ao campeonato de veteranos, a Liga Dacop/Veteranos.

Depois de ter sido distinguida com o galardão de excelência na Gala do Desporto de Famalicão, a presente temporada na AFSA começa com boas notícias, como prova estes dois mainsponsors.

«Estamos radiantes com esta nova época», refere Márcio Sousa. O presidente da direção da AFSA refere que estas parcerias eram um objetivo de longa data, mas que só agora ficaram reunidas as condições para a sua efetivação. «Isto é o resultado do excelente trabalho que tem sido feito por esta direção, mas também por todas as equipas e associações envolvidas nas nossas competições e que têm dado um importante contributo para a credibilidade e visibilidade da competição concelhia de futsal», sublinha.

O dirigente diz que estão ainda a decorrer negociações para a atribuição do naming do Campeonato da 2.ª Divisão, o que poderá acontecer «muito brevemente». Márcio Sousa acrescenta que esta cooperação vem trazer melhores condições para a organização e para a competição. Por isso, agradece a confiança manifestada pelos gerentes da Status Privilege e da Dacop. «É um gosto contarmos com o apoio deles», vincou, sustentando que esta parceria «será, seguramente, benéfica para todas as partes».

Deixe um comentário

Famalicão: EARO participou com 20 atletas na XXV Famalicão – Joane

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira participou este domingo na 25ª Famalicão-Joane, uma das provas mais emblemáticas do concelho, numa organização da Associação Teatro Construção.

Vinte atletas percorreram os 11,1 quilómetros de distância com destaque para Inês Almeida e Gonçalo Rodrigues que terminaram na 1ª posição em Juniores.

A EARO parabeniza todos os atletas em prova.

Famalicão: Liberdade FC participou na XXV Famalicão – Joane

Este domingo saiu à estrada a 25ª edição da corrida Famalicão-Joane, uma organização da Associação Teatro Construção, que contou com a participação de oito atletas do Liberdade FC.

No escalão de juniores, destaque para Inês Sousa e Rodrigo Rouxinol que terminaram a prova em 3º lugar do pódio, Frederico Vilhena foi 4º classificado.

Em seniores, Eduardo Salazar terminou na 5ª posição da geral e Tânia Silva foi a 6ª melhor no seu escalão.

Em veteranos M40, Jaime Gonçalves terminou em 4º lugar e Saúl Vilhena foi 9º classificado em veteranos M60.

Na prova participaram ainda outros atletas com boas prestações, inclusive vários jovens dos escalões de formação que saíram à estrada em modo treino.

 

Famalicão: 32 associações recebem 120 mil euros

Trinta e duas associações culturais – grupos folclóricos, bandas e grupos musicais – receberam da Câmara Municipal 120 mil euros para o desenvolvimento das suas atividades. Os protocolos foram assinados na passada quinta-feira.

No auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que esteve acompanhado pelo vereador da Cultura, Pedro Oliveira, elogiou o trabalho das várias associações «e a forte dedicação para que as nossas tradições populares se mantenham vivas em Vila Nova de Famalicão». Por isso, teceu um «enorme agradecimento», considerando que as instituições são protagonistas e «guardiãs das nossas raízes e impulsionadoras da transmissão deste conhecimento às novas gerações» que o Município quer que perdurem no tempo.

O apoio financeiro abrange três bandas de música, 23 grupos e ranchos folclóricos e seis grupos musicais do concelho.

Famalicão: Inscrições abertas para a 3ª Caminhada ao Santuário de Balazar

Os pais e alunos da turma 4ºDA da Escola Básica de Antas estão a organizar a 3ª caminhada a Balasar, no próximo domingo, dia 18 de maio.

A iniciativa tem como objetivo promover o convívio entre gerações e angariar fundos para a viagem de final de ano letivo dos alunos.

O ponto de encontro será junto ao estacionamento do E.Leclerc às 08h30, seguindo-se 10 quilómetros de caminhada até ao Santuário de Balasar, pela ciclovia de Famalicão.

As inscrições decorrem até sexta-feira, dia 16, e podem ser feitas online aqui ou através do WhatsApp pelo 936 249 935 ou 916 263 030.

Existem duas opções à escolha, inscrição mais t-shirt, fruta (na partida), bifana e refrigerante (na chegada) tem um custo de 7,50€ ou então inscrição mais fruta (na partida) ficam por 5€.

Famalicão: Festa a Nossa Senhora dos Remédios e sorteio

A Confraria de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, de Calendário, presidida por Manuel Moreira, realizou este fim de semana a festa em honra da sua padroeira. Do programa, na noite de sábado, realce para a recitação do terço e saída, da Aldeia do Sol, uma procissão de velas, com o andor de Nossa Senhora de Fátima, que andou sobre um tapete de flores com centenas de metros, acompanhada pelo CNE-291, até ao salão paroquial. O espetáculo musical com os Marotos da Concertina animou a noite.

No domingo, às 11h00, celebrou-se a eucaristia em honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, presidida por Dom José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, e solenizada por um grande coro, com vozes e instrumentos, de todos os grupos corais da paróquia.

A Banda Marcial de Arnoso deu o seu concerto pelas 16h00. Às 17h00 teve início a recitação do terço e, de seguida, saiu a majestosa procissão, com anjinhos, figuras alegóricas e os andores de São Julião, Santa Teresinha, Santa Rita, Santo António, Santa Catarina, São Miguel o Anjo, Nossa Senhora de Fátima, São José e Nossa Senhora dos Remédios; ainda, o andor de Nossa Senhora de Coromoto, patrona de Venezuela. Acompanhada pela Banda e pelo CNE-291, integraram esta procissão as confrarias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora dos Remédios e Almas; o Pe. Jorge Ferreira, pároco, e o Pe. Armindo Paulo; Susana Carneiro e António Silva, juízes da festa; Ricardo Mendes, vice-presidente e vereador do Município de Famalicão; Jorge Paulo Oliveira, presidente da Assembleia de Freguesia e Estela Veloso, presidente da Junta da União de Freguesias de Famalicão e Calendário.

Sorteio da festa

Para encerramento da festa foi realizado o sorteio, com o seguinte resultado: primeiro prémio – um touro, que coube ao n. 12046; segundo prémio – um relógio, para o n. 04549; terceiro prémio – uma bola-adidas, coube ao n. 02249. ManSanches

 

Famalicão: Junta de Ribeirão homenageou Santos Oliveira e Reis Sá

Na noite do passado sábado, o auditório da Escola Básica da Vila de Ribeirão foi palco de um sarau cultural, para uma homenagem póstuma a dois ribeirenses, Reis Sá e Santos Oliveira.

Foram declamados mais de duas dezenas de poemas da autoria de Reis Sá, nomeadamente por Manuel Grangeia, José Ferreira, Ezequiel Silva, Leonel Rocha, Manuel Sanches, Bruno Sousa e Diogo Ribeiro.

A animação musical esteve a cargo do grupo de Cavaquinhos do Liberdade F. C. de Calendário e do Grupo de Cavaquinhos do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão.

Foram oradores, Leonel Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão; José Fernandes, da direção da Didáxis (ao tempo do homenageado); Monsenhor Joaquim Fernandes, pároco de Ribeirão; Pedro Oliveira, vereador do Município de Famalicão e filho do homenageado, Santos Oliveira, que faleceu a 30 de dezembro de 2021, com 72 anos de idade; e Maria José, esposa do homenageado, Reis Sá, falecido a 24 de dezembro de 1994, com 43 anos.

O presidente da autarquia local entregou aos familiares uma simples recordação desta significativa homenagem. Com o apoio da Junta de Freguesia de Ribeirão, deste evento foi coordenador José Ferreira e, apresentador Manuel Sanches.