Famalicão: Alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Pedome estudam de manhã e divertem-se à tarde

No novo ano letivo, os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Pedome vão integrar um projeto piloto para o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), que incluiu aulas de natação e mais tempo para atividades de caráter lúdico, desportivo e cultural. O projeto inclui as escolas das nove freguesias que fazem parte deste agrupamento.

O projeto promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e pelo Agrupamento de Escolas de Pedome, em articulação com a Câmara Municipal, prevê, para além das aulas de natação nas piscinas de Oliveira S. Mateus e Joane, a alteração do horário de atividades letivas, que passam a decorrer apenas durante a manhã; a tarde fica reservada para aulas de karaté, pilates ou teatro e para a brincadeira, tal como já acontece nas escolas básicas de Requião e Vale São Cosme. «Queremos aproveitar as potencialidades instaladas, envolvendo todos num projeto comunitário que pretende democratizar ainda mais o acesso a atividades diferenciadas, valorizando o tempo que as crianças passam juntas», sinalizou Antónia Oliveira, presidente da FECAPAF, na apresentação do projeto que decorreu ao final da tarde desta quarta-feira, em Pedome.

Já o presidente da Câmara Municipal aludiu que o Município «quer transformar a escola num grande recreio, dando mais espaço para o desenvolvimento de outras atividades no plano desportivo e cultural, que acrescentam competências e capacidades às crianças, fomentando desde cedo hábitos que queremos que sejam enraizados». Ainda de acordo com Mário Passos, o novo conceito e programação de atividades de enriquecimento curricular pode, no futuro, ser alargado a outros estabelecimentos de ensino, porque «acrescenta mais-valia ao processo socioeducativo das crianças»

64 Comments

  1. Articles 34 and 35 of the CRC require states to protect children from all
    forms of sexual exploitation and sexual abuse.
    This includes outlawing the coercion of a child to perform sexual activity, the prostitution of children, and the exploitation of children in creating
    pornography. States are also required to prevent the abduction, sale, or.

  2. Até que enfim, uma excelente notícia ao nível do ensino… Parabéns pela iniciativa e que outros agrupamentos sigam o mesmo exemplo. 👏👏

  3. Assim devia ser sempre.
    As crianças precisam de brincar e quando entram na vida escolar, além de terem um horário extensivo escolar ainda vêem com trabalhos para fazerem casa🤨😢

  4. Excelente iniciativa. Deveria ser extensivo a todo o país. Certamente iríamos ter crianças mais produtivas e felizes. Parabéns 👏👏👏

  5. Parabéns á Direção! Que sirva de exemplo para todo o País. Um projeto a pensar no bem estar e rendimento escolar dos alunos.

  6. Parabéns pela iniciativa. Espero que outros agrupamentos de escolas vos sigam as pisadas. Excelente iniciativa que proporciona bem estar físico e mental e se reflete na aprendizagem académica. 👏

  7. Qualidade de Vida para as crianças… crianças felizes aprendem muito mais… estarem fechadas praticamente todo o dia numa sala de aula… isso é de “malucos”… mas infelizmente é o que se passa na grande maioria das escolas…

  8. E é célebre projeto 👏🏻👏🏻👏🏻 deveria ser feito o mesmo em todas as escolas do país

  9. Como professora acho ótimo. É o projeto que várias vezes falei como o melhor para as nossas crianças que passam muito tempo na escola.
    Bem haja a quem teve a mesma ideia👏👏👏

  10. As escolas sul-africanas eram assim, fossem publicas ou privadas….todas as escolas tinham piscina e campos, para os alunos praticarem a modalidade que escolhessem …o desporto era obrigatorio..Benefícios do desporto –
    -Realizar exercício físico, seja em que idade for, pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social.

    – A nível físico é sabido que o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações.

    -A nível psíquico, eleva a auto- estima dos praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não possuía e melhora o seu aspecto físico, tendo consequentemente uma melhor imagem de si.

    A nível social, o Desporto assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.

  11. Excelente projeto👍 Parabens Famalicão 👏👏
    Tenho pena que Guimarães não lhe siga as pisadas….
    Que lhe sirva para refletir porque é que Famalicão consegue e Guimarães não 👎

  12. Excelente projeto que assim continue e se alargue, a dia aplicabilidade, tão importante como aprender é brincar… equilíbrio e as crianças serão bem mais Felizes 👏👏👏 bem haja

  13. Excelente. Acredito que as notas até sejam melhores,mais produtivas. Porque os miúdos não estão o horário (um horário laboral praticamente) só a estudar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Revelado o cartaz das Festas de São Pedro em Nine

Foi apresentado este fim de semana o cartaz das festas de São Pedro, na freguesia de Nine, em Vila Nova de Famalicão, de 28 a 30 de junho.

Para além das cerimónias religiosas, a organização promete muita animação com um cartaz repleto de artistas. David Antunes, Tiago Maroto e Fernando Rocha compõem os dias de festa que terminarão ao som de DJ’s.

Veja o cartaz completo

Famalicão: Ana Marinho vence Corrida da Mulher

A atleta famalicense, que representa o S. Salvador do Campo, venceu, este domingo mais uma edição da Corrida da Mulher.

No Porto, Ana Marinho ficou à frente de
Rafaela Fonseca, do Recreio de Águeda, e de Dulce Félix, do Benfica.

A prova, uma organização da Runporto, contou com a presença de milhares de mulheres.

Famalicão: Vai ser possível pagar o estacionamento com o serviço Via Verde

Dentro em breve será possível pagar o estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque com recurso ao serviço Via Verde.

A funcionalidade irá estar disponível em exclusivo para os clientes Via Verde com a modalidade de pagamento de estacionamentos ativa.

O equipamento que faz a leitura do identificador nos veículos já foi instalado, pelo que é expectável que fique disponível dentro em breve. A utilização deste tipo de serviços nos estacionamentos em Famalicão já tinha sido comunicada pelo autarca local, aquando da reconversão do parque da Praça Mouzinho de Albuquerque de gratuito para pago.

 

Famalicão: Trabalhos de limpeza de vegetação podem condicionar trânsito

A partir desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Famalicão irá proceder a trabalhos de limpeza de vegetação nos separadores de várias avenidas, motivo pelo qual o trânsito poderá sofrer algum condicionamento.

Os trabalhos, informa a autarquia, vão decorrer na Avenida Carlos Bacelar, Avenida Marechal Humberto Delgado e Avenida dos Descobrimentos.

A Câmara Municipal pede a compreensão de todos pelos incómodos causados.

Famalicão: AC Vermoim sobe à segunda divisão

A equipa sénior do Andebol AC Vermoim alcançou, este sábado, a subida à II Divisão Nacional, após a vitória sobre o Padroense, por 30-32.
Este projeto desportivo de formação, iniciado em 2011, alcança, assim, um dos grandes objetivos da época na qual tem equipas em todos os escalões de ambos os géneros.

A direção da AC Vermoim felicita o treinador Eduardo Cunha e os jovens atletas da equipa.

Jovem famalicense participa no concurso para a escolha da mordoma da Romaria d’Agonia

Inês Martins, uma famalicense do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, participou, esta semana, no concurso de seleção de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia.

A jovem conseguiu o feito de ter sido selecionada para as 20 finalistas que tiveram a honra de desfilar no palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, para que depois se procedesse à seleção final.

A Inês envergou o traje de mordoma tipicamente vianense, da Areosa, freguesia de Viana do Castelo. Um traje com dezenas anos cujo lenço, usado por várias gerações, tem mais de um século. Com motivos relacionados com o mar, o traje da Areosa remete, sobretudo, para o trabalho do campo. O ouro é um componente fundamental no traje de mordoma e é, também, herança de várias gerações.

O projeto que levou Inês a este concurso teve a colaboração de várias pessoas / entidades, a começar pela Associação Amarcultura que promoveu a inscrição da jovem; do fotógrafo Tiago Carvalho, que realizou a sessão fotográfica que teve um papel decisivo para a seleção de Inês; da Casa São José (Viana do Castelo) que deu um apoio fundamental desde a primeira hora; de Rosa Gil, da freguesia da Areosa, pela cedência do traje, e pelo cuidado extremo com que vestiu e ‘ourou’ a Inês para a sessão fotográfica e para o desfile final.

Apesar de Inês não ter vencido, a sua participação entrará para a história, uma vez que foi a primeira famalicense a concorrer ao cartaz da Romaria.