Famalicão: Apanhado sem carta e com droga

Um homem, com 42 anos de idade, foi detido, este fim de semana, na cidade de Famalicão, por condução sem carta.

Na ocasião, a PSP encontrou na posse deste condutor cocaína suficiente para cerca de 3 doses que lhe foram apreendidas.

22 Comments

  1. E Para toda jente Ver e so merda a qie i fazer o Control as Casa todas aqi✊✊✊✊

  2. Joaquim Reis Exatamente mas,se existisse mais fiscalizações em vez de só andarem de rabo tremido, concerteza que apanhavam muitos mais…

  3. Ei carago esta notícia é para provar que afinal o polícia trabalha?!!
    Se é lamento muito porque isso é muito pouco…

  4. Will Ruocco vou concordar e discordar.
    Vejamos que todo o crime tem um ponto de partida. Ou seja, começa em algum momento, e as estatísticas são bem claras Portugal tem uma taxa de mortalidade nas estradas enorme. Combater essa taxa é prioritário neste sentido, vejamos em Portugal conduzir sem carta de condução é crime, sem seguro é crime, posse de drogas é crime, conduzir sobe o efeito de drogas ou álcool é crime e por aí fora… Ora se eu não cumprir com as regras mais básicas, sei que estou a infringir a lei, sou apanhado tenho de responder pelo crime que cometi… Agora se eu cumprir as regras do trânsito e cumprir com as minhas obrigações cívicas as autoridades não me vão parar e autoar só porque sim. Já vimos notícias de condutores que não cumprindo essas regras básicas destruíram famílias que na sua paz do senhor foram apanhadas por esses indivíduos. Em fim o que eu quero dizer é que tudo neste caso em específico as autoridades fizeram o seu papel. E quem sabe se não estava aí um indivíduo que estaria a começar a sua participação no crime. Agora existe lacunas sim mas existe em todos os sentidos. Mas todas as autoridades terem trabalhado em comparação para acabar com a criminalidade em todos os sentidos, em poucos meses vimos as nossas autoridades a desfazer redes de tráfico de mulheres, redes de exploração de trabalho ilegal, redes de furto e desmantelamento de viaturas, redes de tráfico de drogas, e á bem pouco tempo uma rede de assalto á mão armada. Pode não parecer muito, mas são muitos meses de trabalho, muita investigação, meses infiltrados etc. Tudo para que se tenha todas as provas Necessárias sem falhas. Nesta notícia, por exemplo, será que o condutor apanhado não fazia parte de um grupo organizado para a prática de tráfico de drogas e foi feito todo um trabalho para identificar e o apanhar ? Não sabemos… O que vem nas notícias não mostra a realidadye. Bem mas é só a minha opinião e como já disse anteriormente a minha opinião é minha … E sim existe lacunas mas em com

  5. Helder Silva Usei a CMTV como o.mais basico, sim.temos uma boa policia, a PJ e em alguns lugares a PSP faz um belo trabalho, mas todos sabem desta deficiência que existe nas forcas de policia pelo menos na GNR e a PSP o foco exceasivo em multas e transgressões no trasinto, alias conversei com policias da PSP que eles afirmarem que os comandantes pressionam para eles gerarem multas, e com tristeza eu ouvir dizer por isso que a população não gostam de nós. Não estou desabonando o trabalho deles, só acho que precisavam frizar mais em crimes.

  6. Will Ruocco desculpe lá mas a CMTV ter credibilidade mas suas notícias é como ouvir dizer que o papa virou astronauta e acreditar ainda hj vimos notícias avançadas pela CMTV que foram desmentidas nós demais canais de televisão. Sim existe furtos desmantelamento de viaturas etc. Mas também ouvimos quase todos os dias (rede que furtava viaturas desmantelada, traficantes presos, apresentação de drogas e armas de fogo, etc) acredito que em 21anos que cá está ouviu isto enumeras vezes e se ainda cá está é porque se sente seguro no país que o acolhe… E sim para min as autoridades portuguesas estão muito á frente em relação a países muito mais bem cotados por esse mundo fora tendo tantos poucos meios mas muita destreza e muito desse trabalho é feito fora dos holofotes da imprensa e muitas vezes tão criticados em praça pública por isso os meus parabéns as nossas autoridades e um bem aja a eles sinto-me bem feliz por eles

  7. Will Ruocco . Concordo, na vdd é uma polícia despreparada e com autoridade retirada pelo estado.

  8. Cesar Mineiro E nisto que estou falando, como guardas de transito e com os cidadãos de bem eles são policias e as vezes ate são autoritários demais. Valeu pelo debate!

  9. Will Ruocco. Nisso concordo plenamente, por isso é que eu digo que eles não tem competência para tal.

  10. Cesar Mineiro Ok, a policia não serve para apreensão e repressão ao crime? Você com.certeza nunca precisou da PSP para crimes a sérios, eles nem aparecem, a poquissimo tempo houve agressões no hospital de Vila Nova de Famalicão, não sei se sabe, mas mesmo ao lado do Hospital tem a GNR e mais ou menos a 5 minutos tem a PSP, sabe a quento tempo depois eles apareceram? Se não estou enganado entre 1 a 2 horas depois, eu proprio ja tive inumeras experiencias a chama-los e não aparecem… Se fizeres barulho e teus vizinhos reclamar aparecem, se ligar para rebocar, multar e qualquer coisa banal aparecem. Agora para combater crime é muito dificil.

  11. Will Ruocco , Acredito sim que exista tudo isso, mais daí, atrelar um trabalho de inteligência a Psp é muita falta de conhecimento.

  12. Cesar Mineiro Logico que o fato faz toda diferença, faz de mim um especialista na area, se fosse assim ou qualquer outro profissional não poderiam falar xom propriedades sobre suas areas, há crimes organizados em Portugal não é tão desorganizado como em outros países, você citou os carros, sabia que existe uma mafia de peças doa carros? Sabia que existe a mafia que leva alguns veiculos para a África? Sabe sobre o tráfico de drogas e armas em Portugal? Sabe da rede de pedófila que não so abrange Portugal mas quase toda Europa? Como diz o ditado o buraco e bem mais fundo.

  13. Will Ruocco, o Fato de vc estar aqui a 21 anos e ter estudado criminologia não significa que tem total propriedade para falar do assunto, pelo que vc citou vivemos em uma cidade tomada pelo crime organizado e quanto a cmtv, eles exploram as mesmas notícias a semana toda, e só para informar eu já estou a 5 anos e sempre vejo notícias de carros recuperados, traficantes presos etc…

  14. Cesar Mineiro Então você esta desinformado, moro aqui a 21 anos, sou formado na area de seguranca, fiz criminologia na universidade Fernando Pessoa no Porto, voxe vem e me diz que não tem esses crimes aqui? O maia basico veja a CMTV todos os dias e verá não so os aue citei como os outros.

  15. Will Ruocco. Amigo não se esqueça que não estamos no Brasil para ter tanto crime como vc cita, não esqueça que todos os outros crimes são oriundos das drogas, a Polícia está de parabéns.

  16. Tudo bem que tem de se combater essas coisas, mas as vezes tenho a impressão que a policia só sabe fazer isso. Quero ver noticias do tipo “Policia impede assalto, policia prendeu assaltante, policia prendeu pedófilo, policia prendeu gangue de roubo de carros, policia apreende matérial furtado” enfim a policia exercendo o seu papel ao combate ao crime organizado.

  17. Agora é o prato do dia, conduzir sem carta e / ou apangados em posse de droga.
    Fora os que não são apanhados, infelizmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Ymotion arranca com ciclo formativo

A 10.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão arrancou no passado sábado, numa sessão que juntou atores, cineastas, críticos de cinema e o júri do festival, que tem como madrinha desta edição a atriz Isabela Valadeiro.

O festival vai decorrer de 4 a 7 de dezembro, mas o período para a submissão das curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos decorre entre 11 de maio e 15 de outubro em www.ymotion.org.

Até há realização do festival vão decorrer várias iniciativas. É o caso do ciclo formativo que começa no dia 13 de maio, composto por seis workshops e masterclasses gratuitas, que decorrem até ao dia 18 de maio, com temas como a “Escrita de Argumento para Cinema”, “Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã”, ou uma “Oficina Prática de Direção de Fotografia” entre outros. As inscrições serão abertas dia 3 de maio, no site da Juventude de Famalicão em www.juventudefamalicao.org e no site do festival em www.ymotion.org.

A novidade desta edição é o prémio ‘Cineasta do Futuro’, dirigido aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico das escolas que integram o Plano Nacional de Cinema, «e que os incentiva a explorar o mundo do cinema com entusiasmo e dedicação», apontou Luísa Azevedo, vereadora da Juventude do Município de Famalicão na apresentação do festival.

Esta edição tem nove categorias a concurso: à melhor curta-metragem será atribuído o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; haverá prémios para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, melhor documentário, o melhor filme de animação, o filme preferido do público; a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.

Tal como nas edições anteriores, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos é o presidente do júri da competição, acompanhado por um painel de jurados vindos do universo do cinema, das artes, da literatura e da fotografia: Carla Chambel (atriz e vice presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora, e argumentista).

Outra das novidades desta 10.ª edição é a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”, num tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias de figuras notáveis homenageadas pelo Ymotion, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Inês de Medeiros, entre outros. Este trabalho será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das escolas secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário co-produzido pelo Ymotion.

«Esta iniciativa não só destaca o compromisso do Ymotion com a promoção de talento local, mas também proporcionará uma visão única e apaixonada sobre a evolução do festival ao longo dos anos. Acreditamos que esta abordagem adicionará um toque autêntico e significativo ao 10.º aniversário do festival, tornando-o verdadeiramente memorável», acrescentou Luísa Azevedo.

Ciclo Formativo Ymotion – Programa e Inscrições

13 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop de Escrita de Argumento para Cinema, com Ricardo Leite, na Casa da Juventude de Famalicão.

14 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã, com Laura Gonçalves, na Casa da Juventude de Famalicão.

15 de maio, 14h30 (duração 2h) Masterclass: Financiamento e Angariação de Recursos para Projetos Cinematográficos Jovens, com Manuel Claro, na Casa da Juventude de Famalicão.

16 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Som e Banda Sonora no Cinema: Criar Ambientes e Emoções, com Rui Reininho, na Casa da Juventude de Famalicão.

17 de maio, 14h30 (duração 2h) Oficina Prática de Direção de Fotografia, com Jorge Quintela, na Casa da Juventude de Famalicão.

18 de maio, 15h00 (duração 2h) Workshop de Casting para Cinema, com Jo Monteiro, na Casa da Juventude de Famalicão.

Famalicão: Gondifelos e Delães recebem ações de sensibilização para “Conhecer o 112”

As freguesias de Gondifelos e Delães vão receber ações de sensibilização “Conhecer o 112” promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do projeto das Academias Seniores.

Gondifelos recebe a sessão no dia 7 de maio, pelas 14h30, na Junta de Freguesia. Em Delães, a iniciativa está agendada para o dia seguinte, dia 8 de maio, às 14h30, também na sede da autarquia.

Recorde-se que a iniciativa visa dar a conhecer o funcionamento da linha 112 e esclarecer dúvidas em relação ao funcionamento do serviço e do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Estas sessões de esclarecimento, que estão a percorrer o concelho, inserem-se no programa anual do Departamento de Formação em Emergência Médica do INEM, afetas à carteira de oferta da Direção Regional Norte.

Refira-se que o programa das Academias Seniores, dinamizado pelo Município de Vila Nova Famalicão, visa a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.

 

Famalicão: Associações de pais mostram o seu trabalho nos Mercados Vai à Vila

O espaço dos mercados urbanos ‘Vai à Vila’ recebe, no próximo fim de semana, as associações de pais do concelho.

O evento contará com 14 associações e resulta de uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a FECAPAF – Federação Concelhia.

No sábado, o certame decorre entre as 10h00 e as 20h00, sendo que no domingo funcionará entre as 10h00 e 19h00.

Dar visibilidade ao trabalho das associações de pais dos estabelecimentos de ensino e angariar fundos para as dinâmicas desenvolvidas com a comunidade escolar são os principais objetivos do mercado que vai ter animação de rua promovida pelas próprias associações. Música, dança e insufláveis para as brincadeiras dos mais pequenos são algumas das propostas. No domingo, regista-se a atuação da Associação Joanense Unidança, às 14h00, e da ACAFADO, pelas 16h00.

Famalicão: 388 ofertas de emprego no centro da cidade

São 388 as ofertas de emprego disponibilizadas por cerca de 20 empresas e mais de uma dezena de entidades de emprego e formação que vão estar no Mercado do Emprego e Formação, que decorre esta quinta e sexta-feira, no espaço dos mercados urbanos Vai à Vila, na Praça D. Maria II, no centro da cidade.

Conhecer os perfis profissionais procurados pelas empresas, entregar currículo e conhecer as ofertas de emprego das empresas do concelho e de outras entidades são os principais objetivos do evento.

O Mercado de Emprego e Formação, aberto das 10 às 20 horas, é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições, como o Centro de Emprego e Formação Profissional, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão, Cesae Digital, CICCOPN e o Centro Qualifica.

Entre os expositores estarão, entre outras, empresas como o Grupo RNM, Continental – Mabor, Porminho, Grupo Primor, Campicarn, Riopele, Caixiave, TMG, que buscam perfis muito distintos, desde administrativos, quadros qualificados e operadores.

Famalicão tem uma Aceleradora do Comércio Digital que é apresentada a 9 de maio

Na tarde do dia 9 de maio, o auditório da Universidade Lusíada de Famalicão recebe a apresentação da Aceleradora do Ave 2, um projeto do Acelerar o Norte desenvolvido em Consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e copromovido pela pela Associação da Economia Digital, pela Associação Empresarial de Portugal e pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. É dirigido às micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do país (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes).

Na zona Norte do país há 16 aceleradoras do comércio digital, sendo que em Vila Nova de Famalicão está a Aceleradora Ave 2, que abrange, também os concelhos de Santo Tirso e Vizela. A região do Ave foi contemplada com mais de 1 milhão de euros, sendo que a dotação nacional deste projeto, no âmbito do PRR, contempla um total de 55 milhões de euros.

O objetivo deste projeto visa dotar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares de condições para o seu desenvolvimento digital, com ferramentas gratuitas de diagnóstico e consultoria, apoio à contratação de serviços digitais e capacitação, envolvendo milhares de empresas e negócios de proximidade e mobilizando estes setores para a transformação digital.

Para dar a conhecer o projeto na região, a Aceleradora Ave 2 realiza a sessão pública, cuja abertura está marcada para as 15h30, no auditório da Universidade Lusíada. A sessão conta com as participações, entre outros, do presidente da Associação Comercial e Industrial, do gestor territorial e de capacitação do projeto, Francisco Salgueirinho; de vários empresários; de João Pedro Araújo (gestor de transição digital da Aceleradora de Famalicão) e do vereador municipal, Augusto Lima que fará o encerramento marcado para as 17h30.

Famalicão: Bairro Comercial Digital abrange 20 ruas e 455 estabelecimentos

A Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial (ACIF) apresentam quinta-feira, 2 de maio, o projeto Bairro Comercial Digital de Famalicão, numa sessão pública marcada para as 19h00, na Fundação Cupertino de Miranda.

Mário Passos, presidente do Município, Fernando Xavier, líder da ACIF, Nuno Gonçalves, do Conselho Diretivo do IAPMEI, e Nuno Camilo, diretor do projeto “Acelerar o Norte” estão entre os convidados da cerimónia.

Este projeto, apoiado pelo PRR, visa a transformação digital do comércio e a digitalização da economia, bem como aumentar a atratividade, conectividade e sustentabilidade do espaço público.

O Bairro Digital de Famalicão abrange 20 ruas do centro urbano da cidade, num total de 455 estabelecimentos comerciais. Trata-se de uma oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos da área urbana, tornando o comércio e o espaço urbano mais atrativos, com iniciativas criativas, lúdicas e indutoras de boas experiências de consumo, centradas nas pessoas e no apoio aos comerciantes.