Famalicão: Autores do furto de mercadorias e reboques de pesados em prisão preventiva

Os três detidos pela suspeita do crime furto de reboques de veículos pesados de mercadorias vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou, esta sexta-feira, a GNR de Vila Real. Os suspeitos – duas mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 50 e os 68 anos – foram detidos na passada terça-feira, nos concelhos da Trofa, Vila Nova de Famalicão (Ribeirão e Lousado) e Santo Tirso.

Recorde-se que o Comando Territorial da GNR de Vila Real, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve, na passada terça-feira, os três suspeitos por furto de reboques de veículos pesados de mercadorias na região Norte e de apropriação ilícita de material, tudo num valor estimado de 240 mil euros.

A investigação – operação “Gavião 173” – teve início há cerca de um ano após o furto de um reboque na área de intervenção da GNR de Vila Real. No decurso da operação foi dado cumprimento a três mandados de detenção, seis mandados de busca domiciliária e 12 mandados de busca não domiciliária, nomeadamente, seis em armazéns e seis em viaturas, em várias localidades da região, incluindo Famalicão, Ribeirão, Lousado, Trofa, Santo Tirso e Nogueira da Maia.

Após as buscas, foram apreendidos cerca de 15 mil pacotes de massa de um lote furtado, duas armas de fogo, 21 munições, uma viatura furtada com matrículas falsas, um diamante e safiras com peso estimado em 37,4 gramas, três computadores portáteis, dois tablets, 11 telemóveis e 16 maços de tabaco.

Em comunicado, o Comando Territorial de Vila Real reportou que no decurso de uma investigação pelo crime de furto, foi possível apurar que os suspeitos se dedicavam ao furto de reboques de veículos pesados de mercadorias de empresas de logística, apropriando-se de forma ilícita de produtos com destino ao mercado europeu, com valor estimado em 240 mil euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Desemprego desce em Vila Nova de Famalicão

A taxa de desemprego desceu no concelho em Vila Nova de Famalicão, segundo os dados mais recentes do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Atualmente o território conta com 3 642 desempregados, menos 87 face ao mês de fevereiro.

A maioria dos desempregados já possui experiência no mercado de trabalho e estão, por isso, inscritos no Centro de Emprego à procura de uma nova oportunidade.

Hoje há Batalha das Flores em Barcelos

Barcelos vive neste feriado o segundo dia da Festa das Cruzes.

O ponto alto da programação para hoje é a Batalha das Flores que, este ano, conta com a presença de 32 associações, orientadas pelo tema “Liberdade”.

A batalha inicia-se às 15h00 pela Rua Cândido da Cunha, seguindo pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida da Liberdade e Avenida Dr. Sidónio Pais.

Famalicão: Comunidade de Pousada de Saramagos cumpre a tradição do levantamento do pau

Na manhã desta quarta-feira, dia 1 de maio, em Pousada de Saramagos, Famalicão, cumpre-se a tradição do levantamento do pau.

A iniciativa acontece sempre em pleno dia do trabalhador. Um grupo de homens junta-se e fica responsável pelo levantamento de um mastro com a inscrição alusiva a este dia.

Apesar do falecimento do mentor da iniciativa, a tradição continua a ser mantida pela comunidade de Pousada de Saramagos que, desta forma, aproveita o momento para confraternizar.

Famalicão: PSP vai colocar radar móvel de velocidade na N14 para o controlar condutores

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A PSP já divulgou a lista de ações de fiscalização que estão agendadas para o mês de maio.

Das datas comunicadas constam duas ações de fiscalização / controlo de velocidade na N14, em Famalicão. As operações estão marcadas para dias 16 e 22 a partir das 14h30.

Outras ações na região:

07-maio-24 — 14h00 — Circular de Barcelos
13-maio-24 — 18h00 — Av. Frei Bartolomeu Mártires, Braga
15-maio-24 — 14h30 — Circular Urbana de Guimarães
21-maio-23 — 09h00 — Circular Urbana de Guimarães
27-maio-24 — 09h00 — Circular de Barcelos
31-maio-24 — 15h00 — Av. António Macedo, Braga

Famalicão: Ymotion arranca com ciclo formativo

A 10.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão arrancou no passado sábado, numa sessão que juntou atores, cineastas, críticos de cinema e o júri do festival, que tem como madrinha desta edição a atriz Isabela Valadeiro.

O festival vai decorrer de 4 a 7 de dezembro, mas o período para a submissão das curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos decorre entre 11 de maio e 15 de outubro em www.ymotion.org.

Até há realização do festival vão decorrer várias iniciativas. É o caso do ciclo formativo que começa no dia 13 de maio, composto por seis workshops e masterclasses gratuitas, que decorrem até ao dia 18 de maio, com temas como a “Escrita de Argumento para Cinema”, “Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã”, ou uma “Oficina Prática de Direção de Fotografia” entre outros. As inscrições serão abertas dia 3 de maio, no site da Juventude de Famalicão em www.juventudefamalicao.org e no site do festival em www.ymotion.org.

A novidade desta edição é o prémio ‘Cineasta do Futuro’, dirigido aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico das escolas que integram o Plano Nacional de Cinema, «e que os incentiva a explorar o mundo do cinema com entusiasmo e dedicação», apontou Luísa Azevedo, vereadora da Juventude do Município de Famalicão na apresentação do festival.

Esta edição tem nove categorias a concurso: à melhor curta-metragem será atribuído o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; haverá prémios para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, melhor documentário, o melhor filme de animação, o filme preferido do público; a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.

Tal como nas edições anteriores, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos é o presidente do júri da competição, acompanhado por um painel de jurados vindos do universo do cinema, das artes, da literatura e da fotografia: Carla Chambel (atriz e vice presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora, e argumentista).

Outra das novidades desta 10.ª edição é a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”, num tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias de figuras notáveis homenageadas pelo Ymotion, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Inês de Medeiros, entre outros. Este trabalho será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das escolas secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário co-produzido pelo Ymotion.

«Esta iniciativa não só destaca o compromisso do Ymotion com a promoção de talento local, mas também proporcionará uma visão única e apaixonada sobre a evolução do festival ao longo dos anos. Acreditamos que esta abordagem adicionará um toque autêntico e significativo ao 10.º aniversário do festival, tornando-o verdadeiramente memorável», acrescentou Luísa Azevedo.

Ciclo Formativo Ymotion – Programa e Inscrições

13 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop de Escrita de Argumento para Cinema, com Ricardo Leite, na Casa da Juventude de Famalicão.

14 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã, com Laura Gonçalves, na Casa da Juventude de Famalicão.

15 de maio, 14h30 (duração 2h) Masterclass: Financiamento e Angariação de Recursos para Projetos Cinematográficos Jovens, com Manuel Claro, na Casa da Juventude de Famalicão.

16 de maio, 14h30 (duração 2h) Workshop: Som e Banda Sonora no Cinema: Criar Ambientes e Emoções, com Rui Reininho, na Casa da Juventude de Famalicão.

17 de maio, 14h30 (duração 2h) Oficina Prática de Direção de Fotografia, com Jorge Quintela, na Casa da Juventude de Famalicão.

18 de maio, 15h00 (duração 2h) Workshop de Casting para Cinema, com Jo Monteiro, na Casa da Juventude de Famalicão.

Famalicão: Gondifelos e Delães recebem ações de sensibilização para “Conhecer o 112”

As freguesias de Gondifelos e Delães vão receber ações de sensibilização “Conhecer o 112” promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do projeto das Academias Seniores.

Gondifelos recebe a sessão no dia 7 de maio, pelas 14h30, na Junta de Freguesia. Em Delães, a iniciativa está agendada para o dia seguinte, dia 8 de maio, às 14h30, também na sede da autarquia.

Recorde-se que a iniciativa visa dar a conhecer o funcionamento da linha 112 e esclarecer dúvidas em relação ao funcionamento do serviço e do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Estas sessões de esclarecimento, que estão a percorrer o concelho, inserem-se no programa anual do Departamento de Formação em Emergência Médica do INEM, afetas à carteira de oferta da Direção Regional Norte.

Refira-se que o programa das Academias Seniores, dinamizado pelo Município de Vila Nova Famalicão, visa a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.