Famalicão: Bike Tour Tiago Machado é no dia 20 de novembro

A décima segunda edição do Bike Tour Tiago Machado, iniciativa que inclui uma caminhada também aberta à participação de todos os interessados, realiza-se na manhã do dia 20 de novembro, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho. O passeio decorre a partir da freguesia de Vale S. Martinho, assumindo um cariz solidário e com a presença de atletas de renome. As inscrições devem ser formalizadas em www.acm.pt.

Este passeio de bicicletas é uma oportunidade para pedalar com o ciclista Tiago Machado (Rádio Popular / Paredes / Boavista) que anunciou o fim da carreira profissional este ano e que em 2023 assumirá o cargo de coordenador da academia de ciclismo da Efapel Cycling.

O percurso tem uma extensão de cerca de 18 quilómetros (dificuldade baixa), enquanto a caminhada tem cerca de 6 kms (dificuldade baixa). Os participantes no Bike Tour habilitam-se ao sorteio de vários prémios, sendo que brevemente será anunciada a instituição para qual reverterá a verba angariada.

Fotos: Pedro Sarmento – Lusa

 

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Apanhado a conduzir sem carta

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A PSP deteve, esta quinta-feira, um homem com 28 anos, por condução de veículo automóvel sem qualquer documento que o habilitasse para tal.

A detenção aconteceu na passada quarta-feira e o homem foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: PSP apanha dois condutores com excesso de álcool

Esta quinta-feira, no decurso um patrulhamento proativo na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve dois condutores, um do sexo feminino e outro masculino, com 31 e 35 anos de idade, por condução de veículo automóvel com excesso de álcool.

Submetidos ao teste de alcoolemia, apresentaram uma TAS entre 1,64 e 1,66 g/l no sangue, respetivamente.

Famalicão: Dois detidos por tráfico de droga

Esta quarta e quinta-feira, a PSP deteve um homem e uma mulher por tráfico de droga. A mulher, de 23 anos, foi detida na quarta-feira, no decurso de um patrulhamento auto. Na ocasião, os polícias encontraram haxixe suficiente para cerca de 12 doses, que foram apreendidas. Esta quinta-feira, pelo mesmo motivo e também na cidade de Famalicão, o homem, de 26 anos, tinha em sua posse liamba suficiente para cerca de 17 doses.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Beatriz Pereira pode ir aos Jogos Olímpicos

A ciclista famalicense está pré-convocada para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, que terão lugar este ano. Beatriz Pereira, que é natural de Seide, integra o grupo de quatro atletas que podem preencher a vaga que a Seleção Nacional de Ciclismo conseguiu na prova de fundo. Recorde-se que a última vez que Portugal esteve presente na prova foi há 28 anos.

Beatriz, que representa o Cantabria Deporte/Rio Miera, é a campeã nacional de fundo e contrarrelógio, em sub-23.

A Junta de Freguesias de Seide, numa publicação nas redes sociais, já deu eco da notícia. «Força, Beatriz! Com o teu talento e garra, o céu é o limite. Estamos a torcer por ti».

Famalicão: Vermoim já exibe «orgulhosamente» a bandeira de Eco-Freguesia

A Junta de Freguesia de Vermoim é, pela primeira vez, uma Eco-Freguesia. A bandeira que certifica as boas práticas ambientais já está colocada «e representa o reconhecimento do nosso trabalho, que teve início em 2021», regista Bruno Cunha.

O autarca local confere que a distinção é uma «honra» e «responsabilidade acrescida para toda a comunidade. Todos, em pequenos atos e no quotidiano, devemos demonstrar e fazer prova de uma consciência ambiental, cuidando de um bem que é de todos».

Bruno Cunha quer, assim, que toda a população «se sinta envolvida neste cuidar da natureza, promovendo o bem-estar integral de cada um e do território do qual são parte ativa em busca de uma comunidade cada vez mais sustentável. A bandeira que agora exibimos faz prova da vontade, paciência e ambição, mas ainda há tanto por fazer», adverte

O Eco-Freguesias é um projeto da ABAAE que visa trabalhar com as freguesias o desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, de caráter participado, reconhecendo e valorizando o trabalho e o percurso desenvolvido pelas freguesias na construção de territórios e comunidades mais amigos do ambiente.

Famalicão: Debate sobre o ensino profissional e a sua importância na competitividade

Amadeu Dinis, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), Carlos Vieira, da Católica Porto Business School, Vitor Freitas, CEO da Leica, e Renato Cunha do Restaurante Ferrugem e ex-aluno do Ensino Profissional participam num encontro que visa debater o ensino profissional e a sua importância na competitividade das empresas e do território.

A iniciativa, que terá lugar na segunda-feira, dia 29, às 18 horas, no auditório da CESPU, é dirigida a profissionais, empresários, pais e encarregados de educação, bem como alunos e professores.

O concelho de Famalicão tem, assumidamente, no Ensino Profissional uma das suas maiores apostas na área da Educação, pelo que o debate far-se-á em torno da atratividade e valorização da formação profissional e do impacto que tem em vários vetores, como a competitividade, criação de emprego qualificado e crescimento da economia local e regional.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/65QdR8wiP1pRX9gy9

Através da Rede Local de Educação e Formação, o Município de Famalicão tem definida «uma estratégia alinhada com o que é o diagnóstico de necessidades de formação, que procura responder aos perfis identificados pelas empresas, com oferta nas várias escolas e centros tecnológicos especializados existentes no concelho».

A Câmara Municipal assinala, ainda, que tem desenvolvido «um trabalho sistematizado com os alunos do Ensino Básico e Secundário para que conheçam melhor a oferta formativa e para que sejam capazes de realizar escolhas vocacionais esclarecidas». Desta ação resultam diversas iniciativas, como oficinas de desenvolvimento de competências de empregabilidade, ‘Opendays’ em mais de 60 empresas parceiras dos projetos educativos, miniestágios, conversas com profissionais ou oficinas de empreendedorismo.

Como reflexo desta estratégia municipal, nota, ainda, para a campanha “Profissional de Primeira”, lançada recentemente e que posiciona o Ensino Profissional «como primeira escolha e escolha de primeira qualidade enquanto ensino gerador de ‘profissionais de primeira’, capaz de responder aos desafios do mercado de emprego e ao crescimento da economia empreendedora de Vila Nova de Famalicão».