
A Festa da Flor é já este fim de semana e Famalicão prepara-se para o grande evento, onde os pontos de atração são o concerto de Carolina Deslandes, na noite de sábado, 10 de maio, e a Batalha das Flores, na tarde de domingo, dia 11. É tudo acesso gratuito.
Segundo o presidente da Câmara, «a cidade veste-se de cor, de alegria, numa festa que tem a particularidade de envolver diversas associações e comerciantes, aliando a cultura e a tradição popular num evento feito pelas pessoas e para as pessoas».
Apesar de ter alguns momentos altos, são três dias de festa com exposições, oficinas, desfiles, música, gastronomia e venda de flores; participam cerca de quarenta coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho que marcam presença no espaço dedicado ao comércio de flores e plantas, no topo norte da Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda).
No total, contam-se mais de uma centena de instituições envolvidas nas diversas iniciativas.
O evento tem também uma programação cultural, com animação pelas ruas, exposição das ornamentações florais, oficinas de cerâmica artística, de pintura, bordado, artes decorativas, de terrários, flores de papel, teatro infantil e espetáculos musicais; na sexta-feira haverá concertinas pelas ruas da cidade (15h00 às 19h00), o concerto de Helena Fernandes (21h30) e o projeto ‘Chão de Estrelas’, que junta diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble (22h30). No sábado há concerto de Joaquim Carneiro e convidados (20h30) e de Maria Silva (21h30), que antecede o espetáculo de Carolina Deslandes (22h30).
A Batalha das Flores, na tarde de domingo, traz para as ruas da cidade cerca de três dezenas de associações, que totalizam mais de 1200 pessoas envolvidas. Trazem carros alegóricos, trajes e adereços coloridos e muitas flores para distribuir e atirar a quem assiste na rua.
A Banda de Famalicão encerra a festa com um concerto na Praceta Cupertino de Miranda.





















