Famalicão: Centro Social e Paroquial de Ribeirão quer crianças e adolescentes ao ar livre

Carlos Neto, professor catedrático jubilado, participa esta quarta-feira, às 21 horas, num encontro no Centro Social e Paroquial de Ribeirão, aberto a pais/encarregados de educação e colaboradores da instituição.

“7 Sentidos a Brincar” é o tema da iniciativa que visa refletir sobre a necessidade das crianças e adolescentes de desfrutarem do ar livre para o seu desenvolvimento motor, psicológico e social.

A Equipa Pedagógica concorda que «a infância é profundamente marcada pelas experiências de contacto com a Natureza (…) as memórias de infância ligadas à natureza e ao jogo dificilmente se esquecem». Por isso, pretende refletir numa mudança prática e positiva na vida dos mais novos e das suas famílias, na concretização de futuros projetos, onde haja envolvimento parental ativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Revelado o cartaz das Festas de São Pedro em Nine

Foi apresentado este fim de semana o cartaz das festas de São Pedro, na freguesia de Nine, em Vila Nova de Famalicão, de 28 a 30 de junho.

Para além das cerimónias religiosas, a organização promete muita animação com um cartaz repleto de artistas. David Antunes, Tiago Maroto e Fernando Rocha compõem os dias de festa que terminarão ao som de DJ’s.

Veja o cartaz completo

Famalicão: Ana Marinho vence Corrida da Mulher

A atleta famalicense, que representa o S. Salvador do Campo, venceu, este domingo mais uma edição da Corrida da Mulher.

No Porto, Ana Marinho ficou à frente de
Rafaela Fonseca, do Recreio de Águeda, e de Dulce Félix, do Benfica.

A prova, uma organização da Runporto, contou com a presença de milhares de mulheres.

Famalicão: Vai ser possível pagar o estacionamento com o serviço Via Verde

Dentro em breve será possível pagar o estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque com recurso ao serviço Via Verde.

A funcionalidade irá estar disponível em exclusivo para os clientes Via Verde com a modalidade de pagamento de estacionamentos ativa.

O equipamento que faz a leitura do identificador nos veículos já foi instalado, pelo que é expectável que fique disponível dentro em breve. A utilização deste tipo de serviços nos estacionamentos em Famalicão já tinha sido comunicada pelo autarca local, aquando da reconversão do parque da Praça Mouzinho de Albuquerque de gratuito para pago.

 

Famalicão: Trabalhos de limpeza de vegetação podem condicionar trânsito

A partir desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Famalicão irá proceder a trabalhos de limpeza de vegetação nos separadores de várias avenidas, motivo pelo qual o trânsito poderá sofrer algum condicionamento.

Os trabalhos, informa a autarquia, vão decorrer na Avenida Carlos Bacelar, Avenida Marechal Humberto Delgado e Avenida dos Descobrimentos.

A Câmara Municipal pede a compreensão de todos pelos incómodos causados.

Famalicão: AC Vermoim sobe à segunda divisão

A equipa sénior do Andebol AC Vermoim alcançou, este sábado, a subida à II Divisão Nacional, após a vitória sobre o Padroense, por 30-32.
Este projeto desportivo de formação, iniciado em 2011, alcança, assim, um dos grandes objetivos da época na qual tem equipas em todos os escalões de ambos os géneros.

A direção da AC Vermoim felicita o treinador Eduardo Cunha e os jovens atletas da equipa.

Jovem famalicense participa no concurso para a escolha da mordoma da Romaria d’Agonia

Inês Martins, uma famalicense do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, participou, esta semana, no concurso de seleção de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia.

A jovem conseguiu o feito de ter sido selecionada para as 20 finalistas que tiveram a honra de desfilar no palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, para que depois se procedesse à seleção final.

A Inês envergou o traje de mordoma tipicamente vianense, da Areosa, freguesia de Viana do Castelo. Um traje com dezenas anos cujo lenço, usado por várias gerações, tem mais de um século. Com motivos relacionados com o mar, o traje da Areosa remete, sobretudo, para o trabalho do campo. O ouro é um componente fundamental no traje de mordoma e é, também, herança de várias gerações.

O projeto que levou Inês a este concurso teve a colaboração de várias pessoas / entidades, a começar pela Associação Amarcultura que promoveu a inscrição da jovem; do fotógrafo Tiago Carvalho, que realizou a sessão fotográfica que teve um papel decisivo para a seleção de Inês; da Casa São José (Viana do Castelo) que deu um apoio fundamental desde a primeira hora; de Rosa Gil, da freguesia da Areosa, pela cedência do traje, e pelo cuidado extremo com que vestiu e ‘ourou’ a Inês para a sessão fotográfica e para o desfile final.

Apesar de Inês não ter vencido, a sua participação entrará para a história, uma vez que foi a primeira famalicense a concorrer ao cartaz da Romaria.