Famalicão: Cinco famalicenses na comitiva nacional para os europeus sub-23 de atletismo

Ana Marinho, do S. Salvador do Campo, nos 5 e 10 mil metros; Gabriel Maia, da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, nos 100 e 200 metros; Tiago Pereira, SL Benfica, no salto em comprimento e triplo salto, são os atletas famalicenses convocados para os Campeonatos da Europa sub-23, que terão lugar, de 19 a 20 de julho, na Noruega.

A comitiva da Federação Portuguesa de Atletismo tem, ainda, mais dois famalicenses: Pedro Oliveira, vereador municipal que tutela o Desporto, é o líder da comitiva, e Francisco Morais no apoio médico.

Deixe um comentário

Famalicão: Dois feridos encarcerados em aparatoso acidente na N14

Duas pessoas ficaram feridas, na sequência de um acidente viação a envolver duas viaturas, ocorrido ao final da tarde desta terça feira, na Avenida Santiago da Cruz, em Cruz, Famalicão.

Ao que nos possível apurar, o sinistro obrigou ao corte da estrada nacional 14, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Famalicenses.

As vítimas, com ferimentos considerados ligeiros, foram transportadas para o hospital de Famalicão.

40.ª edição da Feira de Artesanato de Famalicão já tem data marcada

Já está marcada a 40.ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão: começa a 29 de agosto, pelas 18h00, na Praça Mouzinho de Albuquerque, no Campo da Feira, com entrada gratuita.

O evento promove o artesanato ao vivo e as tradições gastronómicas locais e regionais, com animação diária até 7 de setembro. Durante a semana, o horário será das 18h00 às 24h00, com alargamento até à 1h00 à sexta e ao sábado, e abertura às 15h00 ao fim de semana. No último dia, a feira encerra às 22h30.

Do programa até agora conhecido destaque para a animação musical:

  • 29 de agosto (sexta-feira)
    22h30 – Liliana Oliveira com o grupo Coração Minhoto

  • 31 de agosto (domingo)
    15h00 – Tarde de Folclore com grupos de Famalicão
    21h30 – Concerto com Tiago Maroto

  • 1 de setembro (segunda-feira)
    21h00 – Atuação de Banda de Baile de Famalicão (a anunciar em breve)

  • 2 de setembro (terça-feira)
    22h00 – Artista ou banda nacional (a anunciar em breve)

  • 3 de setembro (quarta-feira)
    21h00 – 12.º Festival de Fado de Famalicão
    Concurso de Fado Amador (ACAFADO)
    Participação especial da fadista Ana Sofia Varela

  • 4 de setembro (quinta-feira)
    22h00 – Xabier Díaz & Adufeira de Salitre (Galiza)
  • 5 de setembro (sexta-feira)
    22h00 – Artista ou banda nacional (a anunciar em breve)
  • 6 de setembro (sábado)
    15h00 – Tarde de Folclore
    22h30 – Artista ou banda nacional (a anunciar em breve)
  • 7 de setembro (sábado)
    15h00 – Festival de Cantadores ao Desafio
    22h30 – Concerto por uma das bandas de música de Famalicão

O cartaz completo ainda reserva surpresas para uma edição que se espera memorável, onde se assinalam os 40 anos de história do certame.

Famalicão: Em Avidos, Rui Costa promete reforçar a ação social, cultural e comunitária

Prosseguir com o trabalho feito e reforçar a ação social, cultural e comunitária em Avidos é o propósito da candidatura de Rui Costa. No passado domingo, no Parque de Merendas, o candidato recordou o passado «com gratidão» e ao futuro promete ambição: «Com esta equipa forte, dinâmica e dedicada, vamos servir Avidos para garantir a todos ainda mais e melhor futuro».

Rui Costa teve a seu lado António Gomes, o autarca local, que foi ovacionado ao subir ao palco. Durante a sua intervenção, manifestou o orgulho no percurso realizado e a confiança depositada em Rui Costa «para continuar e elevar o nosso legado».

Arquiteto de profissão, o candidato, de 43 anos, é conhecido pela sua dedicação ao escutismo, com passagem pelo grupo de jovens, pelo desporto local e atualmente membro eleito da Assembleia de Freguesia. Um percurso que o alavanca para «este novo desafio. Serei um presidente próximo, presente e disponível. Preparado para ajudar a construir uma comunidade melhor para todos. Contem comigo!».

«Com novas e ambiciosas propostas para levar Avidos ainda mais longe», assume «que ninguém, mas ninguém mesmo, fica para trás. Queremos uma Junta com um atendimento de qualidade, eficaz, próxima das pessoas. Vamos manter os espaços públicos cuidados, reforçar o apoio aos idosos e às crianças, e dar mais força à cultura, ao desporto e ao associativismo, como é tão característico da nossa freguesia», sublinhou Rui Costa.

O candidato manifestou que «este é um projeto de todos e para todos, onde cada voz conta. Ajudem-me nestes meses de campanha a levar esta mensagem a cada casa, a cada rua, a cada família de Avidos», apelou.

Para além do apoio dos mandatários – professor António Sousa e a jovem Inês Andrade -, Rui Costa recebeu igual incentivo de Mário Passos, que se recandidata pela coligação “Mais Ação, Mais Famalicão”. «O Rui tem o selo de garantia. É sucesso garantido. É progresso garantido. E é por isso que temos confiança no futuro de Avidos».

 

Famalicão. Sílvio Sousa (CDU) quer mais estacionamento e revisão dos horários do comércio

O candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal reuniu, esta segunda-feira, com a direção da Associação Comercial e Industrial de VN Famalicão. No encontro, Sílvio Sousa, que esteve acompanhado de Daniel Sampaio e Fernando Costa da Comissão Coordenadora de V.N. de Famalicão, manifestou a sua preocupação «pela situação do comércio local nas vilas, como por exemplo em Riba de Ave, onde se impõe adotar prática e medidas que valorizem e estimulem o comércio». O candidato sinaliza que o comércio local, em todo o concelho, «executa um papel de proximidade e de apoio à comunidade, fundamental e único», pelo que a sua «vitalidade está intimamente ligada à vitalidade do concelho e das comunidades que o compõe».

Num olhar para perímetro urbano, manifestou que a principal lacuna sentida pelos comerciantes «continua a ser a ausência de estacionamento, problema que se agrava quando se realizam grandes eventos que ocupam espaços de aparcamento, o que potencia o problema». Neste particular, elencou possíveis soluções «que possam mitigar esta insuficiência, que obrigatoriamente passa pelo alargamento da oferta de estacionamento».

Neste encontro, que segundo a CDU «possibilitou uma troca de opiniões construtivas em diversos temas», também foi analisada a questão de horários «e da concorrência desleal promovida pelas grandes superfícies comerciais». Sobre esta temática, Sílvio Sousa referiu que «pela sua centralidade, é tempo de se avançar na questão dos horários de funcionamento do comércio, que muitos parecem querer evitar ou resolver». Se o comércio tradicional encerra, «as grandes superfícies comerciais continuam abertas, em horários abusivos. Isso obriga a que dezenas de pais, filhos e amigos tenham de trabalhar ao domingo, um dia que deveria ser para descanso, junto de suas famílias. Estes horários abusivos, praticados no concelho, devem ser revistos!».

Para a CDU, torna-se necessária uma união de esforços das diversas entidades, «de modo a inverter-se a perda de inúmeras oportunidades e potencialidades que, inegavelmente, este concelho dispõe».

Famalicão: «Lousado precisa um presidente presente todos os dias»

Jorge Ferreira apresentou a sua recandidatura a Lousado no passado sábado. Manter um trabalho de proximidade «e novos investimentos» são compromissos do candidato que diz estar «apaixonado por Lousado» e promete ser presidente «todos os dias. Lousado exige um presidente presente todos os dias e eu estarei, todos os dias, ao serviço dos lousadenses», disse.

Na Casa do Povo, e depois das intervenções dos mandatários Gonçalo Moura Pereira, Rita Pinheiro e João Cerejeira, o atual presidente da Junta de Freguesia enumerou as obras em curso e os projetos para os próximos anos, entre os quais a aquisição de um terreno com cerca de 18 mil metros quadrados para a construção da nova escola da Forave, o multiusos, a nova sede de Junta de Freguesia e a construção de cerca de 150 lugares de estacionamento.
A requalificação da unidade de saúde, com um investimento de um milhão de euros, o alargamento do cemitério, a repavimentação de vários arruamentos e a criação da “Rua da Sotex”, em homenagem à emblemática empresa, são outros projetos desta candidatura.

«O motor da nossa ambição é continuar a trabalhar todos os dias por Lousado», asseverou Jorge Ferreira que também reforçou compromissos nas áreas do ambiente, juventude, cultura, desporto e apoio às associações. Também o comércio local e a coesão social estão no centro da atuação autárquica «porque queremos um Lousado mais inclusivo, participativo e com qualidade de vida para todos», concluiu.

Mário Passos, recandidato à Câmara Municipal de Famalicão, sublinhou a importância da colaboração entre a Junta de Freguesia e o Município. «A razão por que estamos aqui deste lado é para melhorar a qualidade de vida de cada um de vós, em Lousado e em Famalicão. Eu preciso do Jorge e o Jorge precisa de mim para continuarmos juntos este caminho de progresso e de felicidade para todos». O candidato reforçou conquistas como a nova Variante à EN14, os investimentos na educação, na saúde e a criação da Academia Sénior.

Famalicão: Diogo Costa assina contrato de 5 épocas com clube de Singapura

O jovem jogador famalicense assinou contrato, de cinco épocas, com o Lion City Sailors. Diogo Costa chegou ao clube em janeiro deste ano, emprestado pelo FC Famalicão.

As suas exibições motivaram que o clube de Singapura avançasse para a contratação definitiva. Diogo foi autor de 11 assistências em 21 jogos, contribuindo para a excelente época do clube que venceu a taça e o campeonato.

Após assinar contrato, o defesa famalicense referiu que «desde o momento em que cheguei, senti algo especial — desde os jogadores aos adeptos, até a ambição do clube; sinto uma ligação profunda e um forte desejo de contribuir para este projeto». Por isso, diz que «é uma honra continuar no clube nos próximos cinco anos e estou comprometido em fazer a minha parte para ajudar a realizar o sonho de nos tornarmos um dos principais clubes de futebol da Ásia».