Famalicão: Comissão Concelhia de Apoio a Seguro já tem cerca de 100 pessoas

Sandra Pimenta, líder concelhia do PAN, Álvaro Sampaio, antigo conservador do Registo Civil, e Hilário Campos, presidente da Associação Moinho de Vermoim, também apoiam a candidatura de António José Seguro. Segundo a Comissão Concelhia de Apoio, liderada por Artur Lopes, «o número de apoiantes em Famalicão tem crescido consideravelmente nos últimos dias», sendo já cerca de uma centena de pessoas, «com trabalho cívico e político no concelho», a integrarem a comissão que foi apresentada a 5 de dezembro, na altura com 70 pessoas.

Para além de outros dirigentes locais e de autarcas eleitos pelo PS, «dezenas de cidadãos sem filiação partidária têm subscrito a declaração coletiva» que dá corpo à Comissão Concelhia de Apoio à Candidatura Presidencial de Seguro. No documento, os subscritores enaltecem «as qualidades pessoais, a estatura cívica, o conhecimento das instituições da República e a experiência política, no País e na Europa», de António José Seguro, tido como «o mais bem preparado dos candidatos para o cargo».

O reforço do apoio local à candidatura foi conhecido esta quarta-feira, em comunicado, na véspera de António José Seguro ter na cidade de Famalicão uma ação de campanha. É esta quinta-feira, pelas 17 horas, na sede concelhia de campanha, na Rua de Alves Roçadas. Depois, segue para uma visita ao Museu Bernardino Machado e depois vai à Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão, na Rua de D. Sancho I.

Deixe um comentário

Após vencerem em 2025, Bombeiros Famalicenses não participam nas Marchas deste ano

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses não vão participar nas Marchas Antoninas deste ano, depois de terem sido os grandes vencedores da edição de 2025.

A informação foi adiantada à Cidade Hoje pelo presidente da Direção, Amadeu Carneiro, que explica que a decisão se prende com a preparação das comemorações do centenário da corporação, agendadas para o próximo ano.

No âmbito dessa preparação, a corporação decidiu suspender a realização e participação em algumas iniciativas, de forma a concentrar esforços nas celebrações dos 100 anos da instituição.

Famalicão: Está marcado mais um jogo do FC Famalicão

A equipa de Hugo Oliveira já tem dia e hora para o jogo com o Rio Ave, da 24.ª jornada da I Liga. A partida com os vilacondenses realiza-se a 1 de março, às 20h30.

Na próxima segunda-feira, o FC Famalicão recebe o Aves SAD, às 18h45; segue-se a visita ao Sporting, no dia 15 deste mês, às 20h30; a receção, a 23 de fevereiro, às 20h15, ao Casa Pia e, depois, a visita a Vila do Conde.

Famalicão: Vale S. Martinho vai participar nas Marchas Antoninas

Este ano, as Marchas Antoninas vão contar com Vale S. Martinho. É o retomar de uma tradição que traz boas memórias à população da freguesia.

A iniciativa é do Grupo Recreativo de Vale São Martinho, que tem o apoio da Junta. «Voltamos para honrar Santo António, padroeiro desta tradição», escreve a direção da Associação. «Marchar é agradecer a quem construiu este caminho antes de nós. É representar a associação. É representar a freguesia, com orgulho, com respeito e com pais», assinala.

Este ano, o tema das Marchas é “Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal”.

Recorde-se que as Festas Antoninas estão inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2022.

Famalicão: S. Mateus e FC Famalicão lutam pelo título distrital sub-19

A ADC S. Mateus e o FC Famalicão vão disputar a fase de apuramento de campeão distrital de futsal, no escalão sub-19. A primeira jornada joga-se este sábado, com as duas equipas famalicenses a defrontarem-se, às 19h30, no Pavilhão das Lameiras.

Para além das duas formações do concelho, esta fase de campeão conta com o GDR Nun´ Alvares e Desportivo Jorge Antunes B.

O S. Mateus e Famalicão estavam integrados na série B, que a equipa de Oliveira São Mateus venceu, com 38 pontos, enquanto que o FC Famalicão foi segundo, com 26 pontos.

Estudo revela que saúde está em crise: Urgências e atendimento no centro das reclamações

O sistema de saúde português vive uma crise cada vez mais prolongada, indica o Barómetro “O Estado da Saúde em Portugal – 2025”, que aponta falhas persistentes e perda de confiança por parte dos utentes.

Ao longo do ano foram registadas 5.446 reclamações, um aumento de cerca de 2% face a 2024. A maioria das queixas dirige-se ao setor privado, sobretudo por problemas de faturação e tempos de espera elevados. Já no Serviço Nacional de Saúde, apesar de menos reclamações, surgem as situações mais graves, ligadas ao acesso a cuidados e à qualidade do atendimento.

O período de verão foi especialmente difícil, com urgências hospitalares sob forte pressão, em particular na obstetrícia, originando episódios de grande instabilidade e aumento das reclamações.

O relatório conclui que tanto o setor público como o privado estão sobrecarregados e alerta que, sem medidas estruturais, será difícil recuperar a confiança dos portugueses no sistema de saúde.

Oliveira S. Mateus: Reabriu estrada onde autocarro ficou preso

Reabriu esta quinta-feira, a Avenida Dr. Ângelo Vidal Pinheiro, em Oliveira S. Mateus, onde um autocarro ficou preso no início da semana quando o piso cedeu e abriu um buraco de grandes dimensões.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a cavidade foi preenchida com “tubenã” de forma a permitir a circulação automóvel e faltará apenas finalizar a intervenção com alcatrão.